sábado, 20 de dezembro de 2014

Tratamentos para caspa

 
A caspa pode ser muito mais que um problema estético, e assim como outras afecções, deve ser tratada adequadamente. Mas, primeiro, vamos ver que tipo de caspa você sofre para encontrar a melhor solução.

A caspa ocorre com a renovação celular do couro cabeludo, atividade que é intensificada no inverno, por isso é mais comum detectar flocos brancos no cabelo ou nos ombros em determinadas épocas. No entanto, pode tornar-se um problema quando a sua ocorrência é comum ou quantidade abundante se torna desagradável, pois pode ser indicativo de uma doença, tal como uma dermatite.

Existem dois tipos de caspa. A caspa seca, que é a mais comum e que se relaciona com o processo natural de renovação da pele. As escamas são finas e brancas (também cinzas) e se desprendem após a escovação com facilidade ou naturalmente. Também provoca um cabelo seco, sem brilho e áspero.

O outro tipo é a caspa seborreica, o indicador de uma dermatite. Ocorre devido à hiperseborreia, ou seja, um aumento de produção de sebo do couro cabeludo. O cabelo se caracteriza por estar brilhante e lubrificado. A caspa aparece como flocos amarelos grossos e mais aderentes, tornando-se mais difícil de ser removida com uma simples escovação. Além disso, em alguns casos, este tipo de caspa é também associado com a alopecia.

Tratamentos para caspa


Aqui propomos dois lados diferentes de tratamentos da caspa:
Para os casos de caspa seca, basta usar um xampu neutro e aplicar com uma escovação suave, mas em caso de dúvida, os especialistas recomendam um dermatologista, já que a dermatite seborreica tem alguns sintomas que podem aparecer em outras doenças, tais como coceira, descamação, vermelhidão ou pele oleosa. Por esta razão, não se deve utilizar tratamentos sem que haja um diagnóstico correto antes.

Quanto ao uso de shampoos, embora eles possam ser comprados sem receita médica na farmácia, é aconselhável consultar um especialista, uma vez que nem todos os produtos anti-caspa incidem as mesmas causas: alguns são tratamentos para eliminar microorganismos, outros servem para regular a gordura, outros são neutros para aqueles que simplesmente não toleram produtos químicos, etc… O farmacêutico ou dermatologista irá ajudá-lo a escolher o mais adequado para o seu caso.

Tônicos naturais

Para os casos menos graves e para prevenir a ocorrência de caspa, há uma abundância de recursos naturais, geralmente aplicados sobre o cabelo. Estes são alguns deles:
- Um tônico indicado apenas para eliminar a caspa seca é preparado pela mistura de quatro colheres de sopa de limão com quatro de vinagre de maçã. Você precisa aplicar massageando o couro cabeludo durante 10 minutos e depois lavar o cabelo com um xampu suave. O mesmo pode ser feito com uma mistura de camomila e alecrim.

- Para quem optar por produtos cosméticos, em farmácias pode ser encontrado uma grande variedade. Aqueles que têm urtiga em sua composição são particularmente adequados, uma vez que esta planta reduz a produção de sebo e evita caspa, devido ao seu elevado teor de zinco, ácido oleico, linoleico e ácido palmítico.

- Um efeito muito semelhante é produzido pelo óleo de bétula, ou por aplicação direta na pele sobre as áreas afetadas ou por meio de xampus ou cremes que contêm este elemento, uma vez que funciona como purificador do sangue, também serve para curar espinhas e pústulas.

- Cataplasmas e produtos enriquecidos com genciana também podem ser aplicados para a eliminação da caspa, uma vez que a adição de zinco serve para curar feridas e previne descamação da pele. É usado, por exemplo, para o tratamento de psoríase.

- Você também pode optar por outros produtos que contenham, entre seus ingredientes, o óleo de jojoba (hidratante natural) ou de alcaçuz (que regula a produção de gordura).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.