quinta-feira, 31 de julho de 2014

5 motivos saudáveis para você comer mais sardinha

5 motivos saudáveis para você comer mais sardinha

Nas sardinhas existe uma maior quantidade de cálcio que no leite

A Sardinha já foi vista como uma prima pobre entre todos os pescados. Apesar disto a sua riqueza nutricional torna a sardinha um item fundamental de um cardápio considerado saudável. Por isso saiba a seguir alguns motivos saudáveis para que você consuma sardinhas o que faz muito bem para a saúde.
As sardinhas são consideradas como um peixe gordo, porém apresentam gorduras de boa qualidade para a saúde, com uma quantidade bastante generosa de ômega-3. Para que você tenha ideia, em uma lata existe um equivalente de 1g de gordura, o que é um valor diário sugerido pela Associação Americana do Coração ótimo para a saúde. Já a lata de atum tem em torno de 0,6 g e o salmão de cativeiro perde o duelo, em contrapartida o selvagem acaba empatando, apesar disto a relação de custo e benefícios das sardinhas é algo praticamente imbatível mesmo que o salmão e o atum sejam bons para a saúde.

Uma lata de sardinha oferece mais de 460 mg de mineral deixando a osteoporose de lado e a mesma quantidade assada tem mais de 372 mg. Em uma lata de sardinha inteira existe mais cálcio que em um copo de leite, já que 200 ml da bebida possui um equivalente de 246 mg dos nutrientes, uma alternativa bastante interessante para a saúde.

As sardinhas são fontes de vitamina D

Esta é uma vitamina fundamental para a absorção dos minerais, como por exemplo podemos citar o cálcio, e o fósforo. Com isto a principal forma de obter a mesma é através de uma exposição solar, as dietas por sua vez podem ajudar a atingir valores diários recomendados.

As sardinhas concedem aos usuários tantas proteínas quanto a carne vermelha

Muitos dizem que ninguém bate a carne vermelha neste tipo de categoria. Mas que a sardinha pode fazer muito bonito neste sentido, pelo menos 100 gramas de sardinha assada deverão ter um equivalente da mesma porção de um filé mignon grelhado. E uma dieta totalmente rica em proteínas deverá estar totalmente associada entre as outras, a redução da pressão arterial aos controles de diabetes e também a um menor risco de câncer o que melhora a saúde.

As sardinhas também protegem o cérebro

As sardinhas são reservatórios de fósforo, bem como de triptofano e ainda vitamina B12 o que asseguram um maior estado de bem estar de forma natural.
O que encontrar nas sardinhas
O cálcio é excelente e fundamental para a saúde
Levando em conta a sua espinha, as versões em conserva tem um equivalente de 550 mg, comparando com um equivalente de 167 mg de sardinha fresca. Caso você asse irá para a casa de mais ou menos 480 mg.
A gordura
Devido a pele e a parte das vísceras as sardinhas enlatadas tem quantidades maiores de gorduras boas, como por exemplo boas quantidades de ômega 3 o que é ótimo para a saúde.
As calorias
As latas com óleos pesam mais do que na balança, com um equivalente de 285 calorias mas mesmo assim é boa para a saúde. Apesar disto ao fritar a sardinha fresca, este valor decola e se perde em ômega 3.
Por isso temos mais do que bons motivos para consumir sardinhas todos os dias em nossa mesa a sardinha é e excelente para a saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.