A água e o óleo constituem invariavelmente, as duas principais causas de queimaduras acidentais em casa e pode ser extremamente grave em crianças.
Eles são seguidos por causas físicas por objetos quentes, pratos, utensílios de cozinha, fogões, etc, o fogo queima, que para compreender os vestidos tendem a ser grandes e, finalmente queimaduras elétricas podem ser muito graves e associado lesões internas.
Em primeiro lugar, e que possa parecer absurdo, a primeira abordagem deve ser eliminar a causa. Quero dizer, se nós derramou óleo em cima da mão por um esguicho de uma panela, a melhor opção é colocar imediatamente sua mão debaixo da torneira com água fria para remover vestígios de óleo que ainda permanecem acima da pele. Queimar profundidade está relacionado com a temperatura do agente, e o tempo durante o qual atua sobre o tecido. Água a 60 °C durante 10 seg. provoca um segundo grau de queimadura, enquanto que a 70 °C, é devido ao terceiro grau.
Se a queimadura é agora de maior intensidade e causou bolhas na superfície da pele, tem que ser mais cuidadosa. Como regra geral, é importante para reduzir a sensação de queimadura e liberar o conteúdo da bolha, mas conservando sempre o tecido da mesma, e retirar a pele morta, tal como esta protege a ferida por baixo. Uma agulha estéril de calibre pesado pode ajudar a esvaziar o conteúdo de água da pele enrugada e sair por cima da base da bolha.
Se a queimadura é uma consideração importante e quebras observadas na pele, é necessário ir a um centro médico qualificado para obter assistência.
A extensão da queimadura tem no mínimo, mais importante do que a sua intensidade. O grau de queimadura indica a profundidade da mesma e, portanto, o risco de curar por cicatriz permanente ou encolhimento, mas a extensão de queimaduras é realmente marcar gravidade e, assim, o prognóstico. Devemos lembrar que uma queimadura é uma desidratação súbita da pele, e que perder a sua capacidade de isolamento, o corpo pode perder uma grande quantidade de água e íons através dela. Assim queimaduras em mais de 9% da superfície do corpo deve sempre ser tratada em um centro médico onde eles vão avaliar a necessidade de internação.