quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Tudo o que você precisa saber sobre a biomassa de banana verde

biomassa de banana verde Tudo o que você precisa saber sobre a biomassa de banana verde

O alimento pode oferecer diferentes benefícios à saúde, além de ajudar no processo de emagrecimento

Você já ouviu falar da biomassa de banana verde? Saiba que ela oferece diferentes benefícios à saúde e pode ser muito útil, inclusive, nas dietas de emagrecimento!

Vânia Beletate, nutricionista, especialista em Nutrição Clínica pela Universidade São Camilo e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que a biomassa de banana verde é um creme feito com a fruta. Ele pode ser encontrado pronto à venda em lojas de produtos naturais, ou ainda, ser preparado em casa.

Dessa forma, não há desculpas para não incluir a biomassa de banana verde na sua dieta, e nem faltam motivos para isso! Abaixo, tire todas as suas dúvidas sobre esse poderoso alimento e saiba como ele pode fazer parte do seu cardápio.

Benefícios da biomassa de banana verde

De acordo com a nutricionista Vânia, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino. “Isto se deve ao alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O amido resistente não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino. Mantém também a integridade da mucosa do intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas”, diz.

Vânia Beletate explica a banana verde pode, também, ter uma importante função na prevenção de doenças cardiovasculares. “Isso porque, de acordo com alguns estudos científicos, o consumo de amido resistente atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares”, destaca.

Mas não para por aí! Outro benefício do conteúdo de fibras da banana verde é promover uma maior saciedade, auxiliando assim no controle da obesidade. “Além disso, a biomassa de banana verde ajuda a prevenir e controlar o diabetes, já que é considerada um alimento de baixo índice glicêmico. Ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados”, explica.

Como a biomassa de banana verde pode ser útil em uma dieta de emagrecimento?
Conforme já destacou a nutricionista, as fibras presentes na banana verde promovem maior saciedade – o que pode ser considerado muito importante em uma dieta de emagrecimento.

“A biomassa de banana verde é uma aliada no processo de emagrecimento pois, através da fibra que contém, promove saciedade, fazendo com que a pessoa consuma menos alimentos e também inibe a absorção de gordura e açúcar da alimentação”, reforça Vânia Beletate.

Quem pode consumir a biomassa de banana verde?
Vânia explica que não há restrições de consumo, desde que a biomassa seja usada em proporções corretas. “Ela é indicada até mesmo para quem tem certas restrições alimentares, como, por exemplo, intolerância ao glúten, à lactose e alergias alimentares”, diz.

Como consumir a biomassa de banana verde?

biomassa de banana verde 2 Tudo o que você precisa saber sobre a biomassa de banana verde

De acordo com a nutricionista Vânia, para promoção de saciedade, uma dica é consumir a biomassa de banana verde em sucos entre as refeições, por exemplo. “A sugestão de consumo é em torno de duas colheres (sopa) da biomassa por dia”, diz.

A profissional acrescenta que a biomassa pode ser adicionada a qualquer preparação, pois não altera sabor, cor e odor, além de enriquecer o alimento preparado. “Ela pode substituir ingredientes como leite condensado, creme de leite e maionese, porque funciona como um espessante. Pode substituir também a batata em sopas, por exemplo”, diz.

Nas receitas sem glúten, destaca a nutricionista, a principal função da biomassa é deixar as preparações mais macias.

Onde encontrar a biomassa de banana verde?

A biomassa de banana verde pode ser encontrada pronta à venda em lojas de produtos naturais, ou ainda, ser preparada em casa. “As duas opções são boas, ficando a critério da pessoa”, destaca Vânia.

Para prepará-la em casa, a nutricionista dá a receita:
  1. Selecione 10 bananas nanicas bem verdes e corte-as pela ponta sem deixar aparecer a polpa. Lave-as com casca, com água e sabão e enxague bem.
  2. Em uma panela de pressão, ferva água suficiente para cobrir as bananas. Coloque as bananas com casca na água fervente (para criar choque térmico).
  3. Tampe a panela e, a partir do início da pressão, conte 8 minutos. Desligue e deixe as bananas cozinhando por até 20 minutos de cocção.
  4. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
  5. Aos poucos, vá tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no liquidificador.
  6. Para que não esfarinhe, a polpa deve estar bem quente.
  7. Vá adicionando água mineral suficiente para deixar virar um creme.
  8. Guarde a mistura em um recipiente de vidro dentro da geladeira por até uma semana.
Vânia acrescenta que a biomassa pode ser colocada em forminhas de gelo e levada ao congelador. Desta forma, ela poderá ser conservada por até quatro meses.

Depoimento de quem já consumiu biomassa de banana verde

Shirley dos Santos, 40 anos, dona de casa, conta que sua nutricionista recomendou o consumo de biomassa de banana verde. “Eu comprei a biomassa pronta e colocava nos meus sucos – de maracujá, acerola, por exemplo. Percebi que meu intestino funcionava melhor e, também, emagreci neste período… Mas acredito que isso ocorreu porque associei a biomassa de banana verde a uma alimentação correta, claro, porque consumi-la sem ‘fechar a boca’ acho que não ajudaria muito”, diz.

Após ouvir falar sobre os benefícios da banana verde, Marianna Ferraz, 27 anos, professora, resolveu incluí-la na dieta. “Comecei a me sentir bem melhor. Meu intestino passou a funcionar melhor, me senti mais leve, no geral. Os resultados demoram um pouco para começarem a aparecer, entre 4 a 8 semanas no meu caso, mas vale a pena tentar”, diz.

Agora você já tem informações importantes sobre a biomassa de banana verde e pode incluí-la na sua dieta para usufruir de todos os seus benefícios. Escolha entre comprá-la pronta ou fazê-la em casa e use sua criatividade na hora de usá-la em suas receitas!

Lembre-se que, para alcançar bons resultados, o uso da biomassa de banana verde deve estar associado a uma alimentação equilibrada, de preferência, recomendada por um(a) nutricionista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.