sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O poder do suco rosa

suco rosa O poder do suco rosa

Feita à base de beterraba, a bebida tem feito muito sucesso, especialmente entre as pessoas que se exercitam

Os sucos, além de saborosos e refrescantes, são muito importantes na rotina de quem segue uma alimentação saudável – seja com o objetivo de emagrecer, manter o peso ou, simplesmente, ter mais qualidade de vida.

Após o sucesso dos sucos verdes e outros detox, um novo tipo de bebida tem chamado a atenção, especialmente daquelas pessoas que praticam atividades físicas: o suco rosa que, além de desintoxicar, melhora o desempenho físico e facilita a recuperação dos músculos.

Feito à base de beterraba, o suco ganhou fama, inicialmente, na Europa, após a divulgação de pesquisas que comprovaram seus benefícios, mas hoje já faz parte do cardápio de muitos brasileiros e é bastante recomendado pelas nutricionistas.

“O suco rosa é uma bebida que ajuda a desintoxicar, a nutrir e atua na distribuição de nutrientes no corpo”, explica a nutricionista esportiva Vanessa Lobato.

A profissional acrescenta que o suco tem como principal fonte o nitrato. “Na corrente sanguínea, ele transforma-se em óxido nítrico que ajuda na perfusão sanguínea – o sangue percorre nos vasos sanguíneos com muito mais facilidade”, diz.

Vale acrescentar ainda que, se não for coada, a bebida oferecerá grande quantidade de fibras provenientes da beterraba, que ajudam a proporcionar saciedade e auxiliam no bom funcionamento do intestino, contribuindo para o emagrecimento.

Como consumir?

Vanessa Lobato explica que é interessante consumir o suco rosa antes e/ou depois da prática esportiva. “Para atividades aeróbicas, a recomendação é tomar antes; para atividades de força, como musculação, após os exercícios”, diz.

Patrícia Fernandes, 21 anos, estudante, conta que sua nutricionista sugeriu que ela tomasse o suco rosa antes da corrida. “Ela indicou que eu consumisse a bebida até duas horas antes da atividade física. Achei ótimo, pois, além de saboroso, reparei logo no primeiro dia que o suco me deu mais pique para correr”, relata.

Diana Menezes, 26 anos, advogada, conta que também já aderiu ao suco. “Não tinha o costume de tomar nada após o treino – corrida ou musculação. Mas após ler sobre os benefícios do suco rosa, fiquei curiosa para experimentar. Comecei a consumir, então, após os exercícios e senti mesmo diferença, acho que ele faz com que eu me recupere bem melhor das atividades físicas. Achei uma ótima opção, pois ele também é muito saboroso”, diz.

Variações da receita

O suco rosa combina normalmente beterraba com laranja, mas outros ingredientes podem ser adicionados para deixar a bebida ainda mais saborosa e saudável.
Frutas vermelhas: Vanessa Lobato indica incluir no suco frutas vermelhas, ricas em antioxidantes, como morangos, goji berry, mirtilo, uvas e blueberry.

“Mas vale destacar que, como a base do suco é o nitrato, não se deve adicionar à bebida frutas ácidas, como limão, laranja, abacaxi, entre outras. Senão haverá a conversão do nitrato em ácido nítrico antes de ser absorvido”, explica a nutricionista.

Água de coco: ela deixa o suco mais docinho e gostoso.

Linhaça: uma boa dica é adicionar uma colher de sobremesa de linhaça ao suco, isso porque ela é uma boa fonte de ômega 3 e de fibras, que vai ajudar ainda mais na sensação de saciedade.

Gengibre: uma pequena fatia de gengibre desta raiz pode ser adicionada ao suco para acelerar o metabolismo.

Agora você já conhece os benefícios do suco rosa e tem bons motivos para incluí-lo na sua dieta!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.