domingo, 26 de outubro de 2014

Babosa: conheça seus inúmeros benefícios à saúde e à beleza da mulher

Foto: Thinkstock

Ela está presente em fórmulas de xampus, condicionadores, loções, hidratantes corporais e pode ser usada ainda em receitas caseiras

Provavelmente você já ouviu falar, algum dia, sobre babosa (também conhecida como Aloe vera). Ela está presente em fórmulas de xampus, condicionadores, loções pós-sol, hidratantes etc. Porém, a verdade é que a maioria das pessoas não sabe a forma correta de usar a babosa e nem quais benefícios ela, de fato, oferece. Abaixo você tira todas as suas dúvidas sobre o assunto:

O que é babosa e quais são seus benefícios?

Karina Altieri, nutricionista da Onodera Estética, destaca que a babosa é uma planta medicinal, também conhecida como Aloe vera, que cresce espontaneamente na região nordeste do Brasil e pode chegar a 1 metro de altura. “Ela é cultivada para fins medicinais, cosméticos e ornamentais”, destaca a profissional.
A hairstylist Ana Paula Nesi, do Studio de Beleza Sonia Nesi, comenta que a babosa é conhecida como “a planta da beleza”, pois é muito completa: “possui dezoito aminoácidos essenciais à formação da proteína. Além disso, é rica em vitamina A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13. Possui propriedades hidratantes, com ação regeneradora, desintoxicante e revigorante”, diz.

A nutricionista Karina Altieri destaca ainda as propriedades cicatrizantes e antimicrobianas da babosa. “Ela é muito conhecida por seus benefícios estéticos. O gel encontrado na parte interna das folhas tem poder acelerador e regenerativo das células da pele. Por isso, a planta é muito utilizada em cremes, loções e pomadas, já que seus ativos potencializam a hidratação e a cicatrização, atuando contra o envelhecimento precoce da pele”, explica.

Ainda de acordo com a nutricionista Karina, os nutrientes presentes no gel da babosa têm grande valor nutricional e, em sua composição, apresentam: manganês, magnésio, cálcio, ferro, zinco, selênio, vitaminas (complexo B, C e E) – com propriedades antioxidantes.

“Além desses benefícios, quando consumida como suco, a babosa contribui nos processos digestivos, por sua ação cicatrizante, age beneficiando a mucosa”, acrescenta Karina Altieri.

Receitas caseiras com babosa

Foto: Thinkstock
Foto: Thinkstock

Babosa para os cabelos

Ana Paula Nesi destaca que, para usufruir dos benefícios que a babosa pode oferecer aos cabelos, usa-se a polpa, porque é nela que estão os nutrientes (tanto em cosméticos como em receitas caseiras).
Abaixo a hairstylist ensina como fazer uma receita caseira com babosa para hidratar os fios:
  1. Bater no liquidificador a polpa de uma folha de babosa com 100 ml de água;
  2. Após lavar o cabelo como de costume, aplicar a mistura nos fios como uma hidratação;
  3. Deixar agir por cerca de 20 minutos;
  4. Decorrido o tempo, lavar os cabelos normalmente retirando bem toda a babosa dos fios.
“Essa hidratação pode ser feita de 15 em 15 dias. Com certeza você notará os benefícios hidratantes e reconstrutores que a babosa garante ao cabelo, além de brilho e vitalidade”, comenta Ana Paula Nesi.

Babosa para cuidados com a pele

A babosa é muito utilizada em cremes, loções e pomadas, já que seus ativos potencializam a hidratação e a cicatrização, atuando contra o envelhecimento precoce da pele. Mas há também algumas opções de receitas caseiras para quem quer usufruir dos benefícios da planta. Abaixo você confere duas bem conhecidas:
1. Máscara facial de babosa com leite
  1. Retirar o gel da babosa;
  2. Numa vasilha, misturar 2 colheres (sopa) do gel da babosa com leite e suco de 1/2 limão;
  3. À noite, passar no rosto, tomando cuidado para não cair nos olhos;
  4. Deixar agir a noite toda;
  5. No dia seguinte, enxaguar muito bem com água fria, e secar com uma toalha macia;
  6. Finalizar com seu hidratante preferido e com um bom protetor solar.
2. Máscara facial de babosa com mel
  1. Retirar o gel da babosa;
  2. Numa vasilha, misturar 2 colheres (sopa) do gel da babosa com 3 colheres (chá) de mel e suco de meio limão;
  3. À noite, aplicar a máscara em todo o rosto;
  4. Deixar agir por 15 minutos;
  5. Enxaguar bem.

Consumo do suco de babosa

Foto: Thinkstock

Além de ser usada em cremes e loções de uso tópico, de estar presente em fórmulas de xampus e condicionadores, o gel da babosa pode ser utilizado como suco, oferecendo, inclusive, ótimos benefícios à saúde. Confira:

Ajuda na perda de peso: com o consumo do suco de babosa, há melhor absorção de nutrientes e maior eliminação de toxinas, além do efeito anti-inflamatório – que faz com que o corpo desinche.

Melhora no sistema imunológico: a babosa dá ao organismo as reservas necessárias para ele utilizar de acordo com suas necessidades. Ou seja, consumir o suco de babosa com certa regularidade reforça o sistema imunológico.

Contribui com a saúde bucal: o consumo do suco de babosa pode contribuir de forma excelente para a saúde dos dentes e gengivas.

Auxilia a digestão: o suco de babosa oferece a manutenção de um trato digestivo saudável, assegurando que os nutrientes provenientes da alimentação sejam absorvidos pelas células. A babosa tem ainda propriedades desintoxicantes, ajuda a manter a flora intestinal em equilíbrio e seu consumo ajuda no alívio da indigestão e de outros problemas digestivos.

Combate ao envelhecimento precoce: o consumo do suco de babosa também colabora para a manutenção de uma pele mais saudável e bonita, já que, utilizando-se dos nutrientes da babosa, a pele combate de forma mais eficiente os efeitos do envelhecimento precoce.

Contribui para a beleza da mulher: como o suco de babosa proporciona um bom funcionamento do organismo, não só a pele, mas cabelos e unhas também ficam mais bonitos e saudáveis.

Ajuda a manter o coração saudável: alguns estudos recentes apontam que o suco de babosa pode ajudar a aumentar a circulação, reduzir o colesterol, as triglicérides e os níveis de lipídios da gordura no sangue. Também pode oferecer alívio de tensões, ajudando a reduzir a pressão arterial e a manter o coração saudável.

Como deve ser feito o consumo do suco de babosa?

A nutricionista Karina Altieri explica que o consumo do suco de babosa pode ser diário, porém, não é recomendada a ingestão de mais de 100 ml por dia. “Isso porque ele contém substâncias que alteram o funcionamento do sistema digestivo. Além disso, o suco deve ser adquirido em lojas especializadas e fabricantes confiáveis”, destaca.
“Vale ressaltar que não são recomendadas receitas caseiras para o consumo da babosa, pois a casca externa da babosa apresenta substâncias tóxicas quem podem desencadear sérios problemas de intoxicação estomacal”, acrescenta a profissional.

11 usos surpreendentes da babosa

Foto: Thinkstock

Abaixo você conhece ainda usos surpreendentes da Aloe vera e mais bons motivos para adorá-la:

1. Tratamento de queimaduras leves e queimaduras solares: como o gel tem efeito refrescante, hidratante e cicatrizante, você só precisa abrir uma folha e esfregar o interior sobre sua pele para encontrar alívio imediato. É realmente uma ótima loção pós-sol!

2. Alívio nas picadas de insetos: os efeitos anti-inflamatórios e refrescantes da babosa ajudam e muito a aliviar a coceira de picadas de insetos.

3. Massagem relaxante: presenteie-se com uma massagem corporal relaxante. Basta passar a parte interna da folha de babosa sobre o corpo antes do banho.

4. Esfoliação para os pés: misture meia xícara de farinha de aveia, meia xícara de farinha de milho, quatro colheres de sopa de gel de Aloe vera e meia xícara de loção corporal sem cheiro. Massageie seus pés com a mistura e depois enxague.

5. Alívio para bolhas: passe um pouco do gel de babosa sobre bolhas que se formam, por exemplo, nos pés, para um alívio e uma cicatrização mais rápidos.

6. Hidratação da pele: o gel da babosa pode ser uma excelente opção de hidratante natural para quem tem a pele seca.

7. Prevenção de cicatrizes e estrias: basta utilizar o gel de babosa em áreas do corpo mais propensas a isso, como pernas, barriga, glúteos.

8. Tratamento de verrugas: em alguns casos, aplicar gel de babosa pode ajudar a diminuir uma verruga.

9. Ajuda no crescimento dos cabelos: basta massagear o gel de babosa no couro cabeludo, deixando-o agir por 30 minutos e, depois, enxaguar.

10. Remoção de maquiagem: aplique um pouco do gel no rosto, tomando cuidado com os olhos e depois enxague.

11. Alívio nos sintomas da asma: ferva um pouco de água com o gel da babosa em uma panela e respire o vapor para aliviar os sintomas da asma.
Gostou das dicas? Agora você já conhece os inúmeros benefícios que a babosa pode oferecer. Mas lembre-se: se optar por consumi-la, o suco de Aloe vera deve ser adquirido em lojas especializadas e fabricantes confiáveis. Receitas caseiras neste sentido são totalmente contraindicadas já que a casca externa da babosa contém substâncias tóxicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.