domingo, 19 de outubro de 2014

Como tirar manchas de roupas


Cada tipo de mancha exige um cuidado específico, mas com alguns truques fica fácil tirar todo tipo de sujeira

Você manchou sua peça de roupa preferida e não saber como resolver? Saiba que nem tudo está perdido. Existem truques que podem deixar a roupa sem a indesejável mancha.

 A primeira coisa que você precisa saber é que quanto mais cedo tentar tirar a mancha, mais fácil será removê-la. Caso ela fique muito tempo no tecido, pode se incrustar nas fibras e tornar a remoção uma tarefa impossível. Nas primeiras 48 horas as manchas são mais fáceis de remover.

Lembre-se dos truques fáceis e rápidos abaixo antes de se desesperar quando um acidente do dia a dia manchar as suas roupas.

1. Caneta

Deixe a roupa como mancha de tinta de caneta de molho por algumas horas em uma mistura de leite e vinagre. No caso de roupas brancas, esfregar a mancha com álcool também resolve o problema.

2. Sangue

Se a mancha for recente, coloque imediatamente a roupa de molho na água fria. Depois que o sangue sair, esfregue a roupa com sabão neutro.
Caso a mancha já esteja seca, a alternativa é usar água oxigenada 20 volumes. O peróxido de hidrogênio ajudará a dissolver a sujeira e, depois, você poderá seguir as mesmas instruções acima, para manchas recentes.

3. Ferrugem

Uma solução simples para remover manchas de ferrugem é esfrega-la com sal e limão. Depois leve a peça ao sol para secar e, então, lave a roupa normalmente com bastante sabão.
Mas esta dica não é recomendada para tecidos muito delicados.

4. Suor

Para tirar manchas de suor há duas alternativas práticas. Você pode deixar a roupa de molho por 15 minutos em uma solução feita com três colheres de chá de vinagre branco e um litro de água – depois lave a roupa normalmente. Ou, ainda, utilizar bicarbonato de sódio sobre a mancha, deixando atuar por meia hora.
No caso de manchas deixadas por desodorantes, a alternativa o truque é umedecer uma esponja com água oxigenada e esfregar sobre a mancha por um ou dois minutos antes da lavagem normal.

5. Graxa

Coloque um pouco de margarina vegetal sobre a mancha de graxa, deixe por alguns minutos e depois lave normalmente com água e sabão.

6. Chiclete

Use o lado sem corte de uma faca para tirar o excesso. Em seguida, passe gelo sobre o chiclete. Ele vai endurecer e se soltar do tecido com facilidade.

7. Batom

Com um tecido ou toalha de papel absorvente, tire o excesso com bastante cuidado para não espalhar ainda mais a mancha. Lave com detergente, esfregando delicadamente. Esfregar um pouco de álcool sobre a mancha de batom antes da lavagem também pode resolver o problema.

8. Café

Lave a mancha imediatamente com água quente ou fervendo, pois manchas de café podem se tornar permanentes. Se o local for difícil de ser lavado, coloque outro tecido por baixo e esfregue gelo na mancha até que ela suma por completo. Esfregar uma solução de água e bicarbonato de sódio também funciona. Se a mancha de café já estiver seca, esfregue um pano úmido com vinagre branco ou álcool.

9. Óleo

Coloque uma toalha de papel absorvente embaixo da mancha de gordura e passe com ferro bem quente. Outra opção pare remover a mancha de gordura é aplicar detergente e esfregar bem. Você também pode aplicar bastante talco sobre a mancha para que ele absorva parte da oleosidade. Deixe por algumas horas e lave bem.

10. Vinho

Prepare uma mistura de suco de limão com uma colher de bicarbonato de sódio e deposite sobre a peça de roupa manchada. Deixe de molho, depois esfregue o tecido e em seguida coloque embaixo de uma torneira com água corrente. As peças brancas ou de cores claras devem ser colocadas no sol, já as de tons mais escuros precisam secar na sombra para não manchar. Não se esqueça de lavar bem as mãos para não manchar a pele no sol.

Outro método de retirada de manchas de vinho é o gelo. Passe-o no local imediatamente, ele irá evitar que o tecido absorva o vinho tinto e crie uma marca indesejada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.