quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Razões para não abusar de refrigerantes açucarados


Razões para não abusar de refrigerantes açucarados
Depois de analisar os resultados de novos estudos e pesquisas que têm sido feitas sobre este tipo de bebida, há razões para recomendar a não abusar das bebidas.

Diminui o metabolismo

Uma investigação da Universidade de Bangor e publicado no European Journal of Nutrition, mostrou que os refrigerantes alteram o metabolismo, tornando mais difícil para queimar gordura e perder peso.
Segundo os pesquisadores, o nosso metabolismo se torna menos eficiente e menos capazes de lidar com esses grandes aumentos de açúcar no sangue.
Muitos acreditam que, além de açúcar, parte da culpa para o metabolismo diminui tem ácido fosfórico, uma vez que reduz o oxigênio do corpo e diminui todos os processos.

Aumenta a desidratação

Nosso corpo precisa estar em níveis adequados de acidez para funcionar corretamente. Se consumir bebidas carbonatadas que contêm muitos ácidos, o nosso corpo vai desestabilizar e precisa usar um pouco de sua água para remover a acidez que é posteriormente removido através da urina.
Além disso, muitas dessas bebidas contendo cafeína ou qualquer estimulante faz multiplicar o efeito de desidratação.

Aumenta depósitos de gordura

Um estudo realizado na Dinamarca em fevereiro de 2012 mostrou a relação entre gordura e sódio em refrigerantes. No estudo, o grupo do leite de consumir em comparação com o grupo que bebeu refrigerantes, tinham níveis mais baixos de gordura no fígado e nos músculos.

Aumenta o risco de diabetes

Uma equipe de pesquisadores do Imperial College de Londres, publicou um estudo mostrando que um consumo diário de 340 ml de bebidas açucaradas estaria associada a um maior risco de desenvolver diabetes.
Cada lata de refrigerante (330ml) contém sete a dez colheres de chá de açúcar. Imagine o que deve ser para o corpo para receber essa quantidade de açúcar de forma tão direta.

Dentes são deteriorados

Um estudo no British Dental Journal descobriu que apenas uma lata (330ml) por dia aumenta o risco de ocorrer erosão dentária. Enquanto quatro latas (1.3L) aumenta o risco de erosão em um 252 por cento.
Os investigadores tiveram partes de dentes recentemente extraídos e imersos em 20 refrigerantes durante 48 horas. Por exemplo, aqueles que foram imersos em cola ou limonada perdido mais do que cinco por cento do seu peso. Evidentemente, o principal culpado é o ácido cítrico, incluído na maioria dos refrigerantes.
Muitas pessoas que querem perder peso, se surpreenda se apenas parar de tal abuso do refrigerante e beber mais água.
Não tem problema, ocasionalmente desfrutar um pouco de refresco, como um bom copo de vinho ou uma cerveja gelada. A questão é como o consumo moderado.
Em alguns países, como a Dinamarca, Reino Unido, Hungria e França já aplicou para reduzir os impostos sobre o consumo de refrigerante. Aí vem o dilema: Aumentar os impostos ou punir o seu consumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.