quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Farelo de trigo: conheça seus benefícios e inclua-o no cardápio

farelo de trigo Farelo de trigo: conheça seus benefícios e inclua o no cardápio

 O consumo de farelo de trigo contribui com o aumento da saciedade, a eliminação das toxinas e a redução do colesterol

Promete reduzir o colesterol, ajudar no emagrecimento, favorece o intestino e aumenta o período de saciedade. O farelo de trigo, embora seja um alimento dispensável por muitas mulheres, pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde, desde que consumido com orientações especializadas.

“Trata-se de uma película externa do grão de trigo (casquinha do grão) e é constituído por fibras insolúveis que exercem funções muito importantes no nosso organismo. É um alimento que contém pouca caloria, auxiliando também no emagrecimento”, explica Gustavo Vilela, médico hematologista.

Benefícios do farelo de trigo

Intestino saudável: Para quem sofre com o problema de intestino preso, consumir o farelo pode auxiliar no desconforto abdominal e na limpeza intestinal. “Ele auxilia na limpeza do intestino, eliminando toxinas fecais de modo mais eficaz”, indica Vilela.

Ele ainda pode prevenir doenças. “Além disso, seu consumo evita o surgimento de inflamações gastrointestinais”, acrescenta Maria Fernanda Pio, nutricionista esportiva à frente da equipe MPIO.

Emagrece: Quando ingeridas, as fibras presentes no farelo ‘incham’ em contato com a água, aumentando o período de saciedade. “Conseqüentemente, podem colaborar para controlar o apetite e o emagrecimento em um programa apropriado de reeducação alimentar e atividade física”, diz Vilela.

Saúde em dia: O farelo também pode ser uma arma interessante para reduzir o colesterol, pois é responsável também pela diminuição da absorção de gorduras no intestino. “Ele reduz os níveis de açúcar e colesterol no sangue e pode prevenir o surgimento de doenças crônicas”, avalia Maria.

Como incluir o farelo de trigo nas receitas

farelo de trigo 3 Farelo de trigo: conheça seus benefícios e inclua o no cardápio

Por não ter um sabor característico, o ideal é usá-lo como auxiliar na preparação de pratos. “Você pode adicionar nas receitas de biscoitos, pães, sopas, bolos, tortas, sucos, vitaminas e feijão, por exemplo, sem alterar o gosto das preparações”, comenta Vilela.

Porém, a ingestão diária consumida deve ser de até 3 colheres de sopa, já que a quantidade de fibras recomendada por uma pessoa adulta é de aproximadamente 30g. “Quem consome farelo precisa se lembrar de beber bastante água, já que a quantidade de fibras pode causar o ressecamento do bolo fecal”, alerta o médico.

Cuidado: há contraindicação

Assim como certos alimentos, o farelo de trigo deve ser evitado por pessoas celíacas, já que contém glúten em sua composição. “Pessoas com obstrução do trânsito intestinal, ou com dificuldade de absorção intestinal, quadros inflamatórios intestinais ou abdominais agudos, por exemplo: apendicite, e indivíduos desidratados, com dificuldade para engolir ou produzir saliva devem evitar o consumo”, recomenda Vilela.

4 receitas com farelo de trigo

farelo de trigo 2 Farelo de trigo: conheça seus benefícios e inclua o no cardápio

Você pode encontrar o farelo de trigo tanto em supermercados quanto em casas de produtos naturais ou sites especializados. Confira dicas de receitas sugeridas pelos especialistas e prepare já para sua família!

1. Bolo de cenoura integral

Ingredientes
  • 1 cenoura grande
  • 2 ovos caipiras/orgânicos
  • 1 xícara de biomassa de banana verde fresca
  • 1 xícara (chá) de açúcar de coco
  • 2 xícaras (chá) de farinha de arroz
  • 3/4 de xícara (chá) de farelo de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
Obs: não leva óleo.
Modo de Preparo
No liquidificador, bata a cenoura, os ovos, o açúcar e a biomassa. Coloque numa tigela e misture a farinha, a fibra e o fermento, batendo bem. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada com a farinha de arroz. Leve para assar em forno médio (180º) por +/- 40 minutos ou até que esteja firme.

2. Pão integral

Ingredientes
  • 230g de farinha de centeio integral
  • 330g de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de sobremesa de linhaça
  • 2 colheres de sobremesa de sementes de girassol
  • 1 colher de sopa de farelo de trigo
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 pitada de sal
  • 25g de fermento de fresco
  • 400 ml de água
  • Leite
  • Sementes de gergelim para decorar
Modo de Preparo
Dissolver o fermento na água morna, adicionar o azeite e voltar a mexer. Numa tigela grande, colocar as farinhas, o sal e as sementes. Adicione a água com o fermento dissolvido. Depois, misture tudo com a ajuda de um garfo, e deite a massa na bancada, que deve estar enfarinhada, e amasse até esta se descolar das mãos. Faça uma bola com a massa e depois, um corte em cruz. Coloque num tabuleiro, tape com um pano úmido e deixe descansar até dobrar de volume. Pincele com o leite e decore com as sementes. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 35 minutos.

3. Bolo de Fibras

Ingredientes
  • 6 colheres de sopa de farelo de trigo
  • 12 colheres de sopa de aveia
  • 6 ovos
  • 6 potes pequenos de iogurte desnatado
  • Essência de baunilha
  • Adoçante para forno e fogão (opcional)
  • Uma pitada de sal
  • 1 colher de sobremesa de fermento biológico em pó
Modo de Preparo
Misture o farelo de trigo, a aveia, as gemas, os iogurtes, a essência de baunilha e o adoçante (opcional). Bata as claras em neve, com uma pitada de sal. Junte todos os ingredientes e coloque em uma forma, levando ao forno pré-aquecido a 190 graus durante aproximadamente 30 minutos, até dourar.

4. Pão de farelo de trigo

Ingredientes
  • 2 ovos
  • 1 iogurte natural desnatado
  • 10 colheres de sopa de leite em pó desnatado
  • 10 colheres de sopa de farelo de trigo + gérmen de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento biológico em pó
  • 1 colher de chá de orégano (opcional)
Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em seguida, misture todos os ingredientes, com exceção do fermento, em uma vasilha. Após mexer bem, acrescente o fermento. Despeje a massa em uma forma retangular untada com óleo (tirar o excesso com papel toalha), ou em uma forma de silicone (não é necessário untar nesse caso). Dica: para o pão ficar bonito, espalhe a massa com a ajuda de uma espátula, deixando a massa lisinha.
Asse por 30 minutos em forno médio, sempre observando para não deixar o pão queimar. Como o pão não tem conservantes, é recomendado que se consuma em até 3 dias. Ele pode ser congelado, bastando que se leve ao micro-ondas por alguns segundos ou asse no forno para descongelar.

Escolha uma das receitas e prepare com sua família! Além de consumi-las bem quentinhas aproveitando o sabor enriquecido, você trará inúmeros benefícios ao corpo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.