Leite para Dormir Melhor
O leite é um alimento composto por água, proteínas, minerais, aminoácidos, hidratos de carbono, etc. facilmente assimilado pelo organismo humano. Algumas destas substâncias desempenham um papel importante na regulação do sono.
- Triptofano: Uma das funções deste aminoácido no corpo é a regulação hormonal. O triptofano é capturado nos neurônios serotoninérgicos cerebrais humanos que se transformam em serotonina, que por sua vez, é um precursor da melatonina. A função principal desse hormônio é regular os ciclos de sono e vigília. Então, quando você começar a liberar essa substância em conjunto com a diminuição da iluminação, inicia-se sua ação que é responsável pelo início do sono.
- Cálcio: O cálcio do leite está intimamente associado com a ativação neuronal que controla a manutenção e evolução dos estágios REM e não-REM do sono.
- Vitamina B12: Entre outras vitaminas, a vitamina B12 incorporada no leite deve ser destacada por quê? Esta vitamina também é essencial para a síntese de melatonina pela glândula pineal.
Tem que ser quente? Alguns especialistas contestam em oposição às afirmativas acima, argumentando de que o que realmente faz com que a indução do sono ocorra não é os componentes do leite, mas sim pelo efeito psicológico que uma bebida quente pode exercer sobre a pessoa fazendo com que a pessoa se sinta tranquila com algo quente no estômago, os músculos relaxam e, finalmente, a sensação é de prazer e bem-estar.
Mas lembre-se mesmo que o leite esteja quente, ele não fará milagres. Se você tem problemas pra dormir, procure um especialista para tratar esse distúrbio. O sono é essencial para o bom rendimento do dia seguinte, e para o equilíbrio do seu corpo de uma forma em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário