domingo, 7 de setembro de 2014

Dieta para emagrecer com base no estudo do DNA


Genômica Nutricional: descubra a nova técnica para emagrecer com base no estudo do seu DNA

A Genômica Nutricional consiste no estudo sobre as interações entre nutrição e o genoma humano. Hoje, depois do Projeto Genoma Humano (2001), com os avanços de estudo do DNA e das técnicas de biologia molecular, nutricionistas são confrontados com a oportunidade de fazerem recomendações adaptadas ao perfil genético.

Atualmente, a prescrição de uma dieta é muito mais específica do que tempos atrás. A novidade tecnológica dos exames preventivos é a análise de variações em genes. “Cada indivíduo é único e suas características são determinadas pelo seu DNA, incluindo como o seu organismo vai metabolizar os alimentos. Nem sempre a restrição de calorias será suficiente para reduzir o peso ou a gordura corporal. A dieta, que é ótima para uma pessoa, geralmente não servirá para outra”, explica Michelle Vilhena, médica do Centro de Genomas.

O perfil nutrigenético descreve o mapeamento de algumas regiões específicas do DNA com objetivo de identificar fatores genéticos que influenciam o risco do surgimento de obesidade e outras doenças crônicas relacionadas à alimentação, como a dislipidemia e intolerâncias nutricionais. Conhecer o perfil genético proporciona uma abordagem personalizada de redução e manunteção do peso ideal, além de reduzir o risco de algumas doenças multifatoriais influenciadas pela predisposição genética. “Nós medimos a possibilidade genética de se desenvolver um acúmulo de gordura corporal, não sendo o resultado genético uma sentença inevitável de obesidade. Como o peso é afetado por inúmeros fatores, é possível aperfeiçoar o seu potencial genômico, por meio de mudanças no estilo de vida, para evitar ou reverter a obesidade”, alerta Dra. Michele. 

Identificando o inimigo 
É possível realizar vários exames capazes de direcionar o médico a melhor forma de tratamento. “Existem testes de nutrigenética, dermagenética, farmacogenética, oncofarmacogenética, cardiorisk etc. O importante, no entanto, é entender que a genética não é destino e que esses testes são preditivos, ou seja, ajudam a prever alguns processos. Assim, ao identificar a melhor dieta a ser seguida por cada indivíduo, nós podemos também reduzir o risco de doenças graças a mudanças no estilo de vida, baseadas na alimentação. Sem esquecer que, para resultados favoráveis, é fundamental a adesão às recomendações nutricionais propostas”, comenta a médica.

Procedimento
O teste é realizado a partir de amostras de saliva. O paciente deve procurar um médico ou nutricionista, que solicitará o exame. O profissional receberá um kit coleta, com um tubo coletor para saliva e um líquido estabilizante de DNA. Após a coleta, esse material é direcionado ao laboratório, onde especialistas farão a extração do DNA das células presentes na saliva e depois a identificação de variações no DNA de paciente. O resultado é encaminhado para um nutricionista treinado que redigirá o laudo personalizado. Esse laudo é encaminhado para o paciente e para o médico/nutricionista, que poderá elaborar a dieta personalizada a partir dos resultados do teste e de exames adicionais de rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.