Genômica Nutricional: descubra a nova técnica para emagrecer com base no estudo do seu DNA
A Genômica Nutricional consiste no estudo sobre as interações entre nutrição e o genoma humano. Hoje, depois do Projeto Genoma Humano (2001), com os avanços de estudo do DNA e das técnicas de biologia molecular, nutricionistas são confrontados com a oportunidade de fazerem recomendações adaptadas ao perfil genético.Atualmente, a prescrição de uma dieta é muito mais específica do que tempos atrás. A novidade tecnológica dos exames preventivos é a análise de variações em genes. “Cada indivíduo é único e suas características são determinadas pelo seu DNA, incluindo como o seu organismo vai metabolizar os alimentos. Nem sempre a restrição de calorias será suficiente para reduzir o peso ou a gordura corporal. A dieta, que é ótima para uma pessoa, geralmente não servirá para outra”, explica Michelle Vilhena, médica do Centro de Genomas.
O perfil nutrigenético descreve o mapeamento de algumas regiões específicas do DNA com objetivo de identificar fatores genéticos que influenciam o risco do surgimento de obesidade e outras doenças crônicas relacionadas à alimentação, como a dislipidemia e intolerâncias nutricionais. Conhecer o perfil genético proporciona uma abordagem personalizada de redução e manunteção do peso ideal, além de reduzir o risco de algumas doenças multifatoriais influenciadas pela predisposição genética. “Nós medimos a possibilidade genética de se desenvolver um acúmulo de gordura corporal, não sendo o resultado genético uma sentença inevitável de obesidade. Como o peso é afetado por inúmeros fatores, é possível aperfeiçoar o seu potencial genômico, por meio de mudanças no estilo de vida, para evitar ou reverter a obesidade”, alerta Dra. Michele.
Identificando o inimigo
É possível realizar vários exames capazes de direcionar o médico a melhor forma de tratamento. “Existem testes de nutrigenética, dermagenética, farmacogenética, oncofarmacogenética, cardiorisk etc. O importante, no entanto, é entender que a genética não é destino e que esses testes são preditivos, ou seja, ajudam a prever alguns processos. Assim, ao identificar a melhor dieta a ser seguida por cada indivíduo, nós podemos também reduzir o risco de doenças graças a mudanças no estilo de vida, baseadas na alimentação. Sem esquecer que, para resultados favoráveis, é fundamental a adesão às recomendações nutricionais propostas”, comenta a médica.
Procedimento
O teste é realizado a partir de amostras de saliva. O paciente deve procurar um médico ou nutricionista, que solicitará o exame. O profissional receberá um kit coleta, com um tubo coletor para saliva e um líquido estabilizante de DNA. Após a coleta, esse material é direcionado ao laboratório, onde especialistas farão a extração do DNA das células presentes na saliva e depois a identificação de variações no DNA de paciente. O resultado é encaminhado para um nutricionista treinado que redigirá o laudo personalizado. Esse laudo é encaminhado para o paciente e para o médico/nutricionista, que poderá elaborar a dieta personalizada a partir dos resultados do teste e de exames adicionais de rotina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário