domingo, 28 de setembro de 2014

Acne no peito: como evitar e tratar o problema

acne no peito 1 Acne no peito: como evitar e tratar o problema

Mais comum nas mulheres, ela é o resultado de poros bloqueados devido à produção excessiva de sebo ou por disfunções hormonais

Ao ouvir falar em acne, as pessoas costumam pensar logo nas conhecidas “espinhas” no rosto, que incomodam tanto os homens como as mulheres. Porém, vale destacar, que as lesões da acne podem surgir também em outras partes do corpo – sendo relativamente comuns, por exemplo, no peito.

Mas, enfim, o que é a acne? Como surgem essas lesões?
Ela é uma doença dermatológica comum associada à produção dos hormônios sexuais masculinos. Afeta as glândulas pilossebáceas que passam a produzir uma quantidade maior de secreção gordurosa – que, por sua vez, não consegue ultrapassar a abertura do poro, se acumulando e formando comodões abertos (cravos pretos) ou comedões fechados (cravos brancos). Esse acúmulo de substância retida pela obstrução dos folículos pilosos favorece a infecção por bactérias, especialmente pela Propionibacterium acnes.

A acne é um problema multifatorial, ou seja: hereditariedade, predisposição genética, alterações na produção dos hormônios sexuais, infecção por bactérias, uso inadequado de produtos para a pele etc. são considerados fatores de risco para a manifestação ou agravamento do quadro.

Patologia mais comum na adolescência, tanto no homem como na mulher, a acne pode se estender, porém, por toda a vida, dependendo de fatores como hereditariedade, gravidez, hormônios, uso de cosméticos etc.
As lesões da acne costumam surgir mais na face, ombros, costas e peito – sendo, neste último caso, um problema mais comum entre as mulheres.

Gabriella Vasconcellos, dermatologista da Clínica Goa Health Club, ressalta que a acne no peito, também conhecida como “acne do corpo”, é o resultado de poros bloqueados devido à produção excessiva de sebo ou por disfunções hormonais. “Geralmente o público feminino é mais suscetível a isso. Na maioria dos casos, a acne se desenvolve no período da gestação ou pós-parto”, destaca.

A boa notícia, porém, é que existem opções de tratamentos para o problema, bem como dicas que ajudam a evitar o surgimento da acne no peito.

4 dicas para evitar a acne no peito

acne no peito 2 Acne no peito: como evitar e tratar o problema

Abaixo você confere três orientações que podem ajudar a evitar a acne no peito:

1. Usar cremes e sabonetes antibacterianos. Hidratar a região com o uso de cremes e sabonetes antibacterianos que tirem a oleosidade da pele são bons para o não surgimento das espinhas, de acordo com a dermatologista Gabriella.

2. Evitar alimentos gordurosos. Os alimentos muito calóricos e com alto teor de gordura, principalmente os ricos em glicose (como, por exemplo, o chocolate), favorecem as infecções. Por isso é importante evitar o consumo no dia a dia.

3. Usar produtos adequados para o seu tipo de pele. Pessoas com pele oleosa, por exemplo, devem evitar o uso de loções e hidratantes gordurosos. Em casos de dúvidas, é sempre importante conversar com um(a) dermatologista que indicará as melhores opções de produtos.

4. Enxaguar bem o corpo após retirar o condicionador dos cabelos. Os condicionadores também podem contribuir para o surgimento de acne, isso porque, muitas vezes, o produto escorre para o peito (ou para outras partes do corpo, como costas, por exemplo) e não é retirado corretamente. Por isso, é fundamental, após enxaguar os cabelos, repassar todo o corpo embaixo da água.

Como tratar a acne no peito

acne no peito 3 Acne no peito: como evitar e tratar o problema

A dermatologista Gabriella Vasconcellos explica que a mulher já pode procurar ajuda médica assim que reparar o surgimento de espinhas nos seios. Afinal, somente um(a) dermatologista poderá indicar o melhor tipo de tratamento levando em conta as particularidades de cada caso (gravidade das lesões, hábitos e tipo de pele da pessoa etc.).

Abaixo você confere alguns tipos de tratamentos disponíveis para combater a acne no peito (ou ainda, para amenizar as cicatrizes que ela pode deixar na pele):
  • Limpeza de pele e esfoliação (em casos mais simples, já é possível ter um resultado satisfatório).
  • Medicamentos tópicos em forma de cremes em gel (indicados em casos mais leves).
  • Antibióticos e anti-inflamatórios via oral (em casos mais graves).
  • Spectra: é um laser eficaz não só para tratar a acne, como também para impedir que cicatrizes permanentes possam ocorrer.
  • Peelings: que promovem a esfoliação progressiva da pele com o objetivo de remover as células mortas, clarear manchas, atenuar rugas e cicatrizes, deixando a pele mais fina e macia.
  • Laser CO2 fracionado: que emite um feixe de luz com propriedade de ser atraído pelas moléculas de H20 do corpo humano e, com isso, estimula a cicatrização da área tratada, bem como a produção de colágeno, sendo ótima alternativa no tratamento de marcas provenientes da acne.
  • Ácido hialurônico: o produto é injetado na derme para produzir um efeito “expansor”, preenchendo a cicatriz de acne.

Receita caseira para diminuir a oleosidade no peito

acne no peito 4 Acne no peito: como evitar e tratar o problema

A dermatologista Gabriella Vasconcellos explica que existem algumas “receitas caseiras” que podem ajudar a diminuir a oleosidade na região do peito. “A aspirina, por conter ácido salicílico, tanto seca a acne quanto reduz a inflamação causada pela mesma. Isto a torna um ingrediente principal nas receitas caseiras”, destaca.
Abaixo a profissional cita uma receita caseira para isso:
  1. Esmague dois tabletes de aspirina;
  2. Misture-os com uma colher (de chá) de água;
  3. Acrescenta uma colher (de chá) de mel.
  4. Aplique sobre o peito;
  5. Deixe secar por 10 minutos;
  6. Enxague com água fria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.