quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Alergia a lactose o que comer
Muitos alimentos industrializados utilizam o leite nas suas fabricações. O que muita gente não sabe é que não é só no leite e nos seus derivados que contém lactose.
Existem alimentos que contém lactose, os que contêm baixo teor de lactose e os que não contêm lactose.
- Alimentos que contêm lactose: leite condensado integral/desnatado/ de ovelha, vaca e cabra, leite integral/desnatado, barras de cereais com cobertura de chocolate, iogurte, chantilly, requeijão, queijo processado, queijo fresco, maionese industrializada, molhos, mistura para bolos, creme de leite integral, desnatado, achocolatado, ovos mexidos, pudim, purê de batata, risoles, biscoito recheado, panquecas, temperos industrializados, adoçantes, licores cremosos entre outros alimentos.
- Alimentos que contém baixo teor de lactose: manteiga, margarina, iogurtes com lactobacilos vivos, queijos maturados (queijo parmesão), chocolate meio amargo/ amargo, leite fermentado, leite com baixo teor de lactose. Atenção! Alguns alimentos podem ter variações dependendo da marca, por tanto sempre leia o rótulo.
- Alimentos sem lactose: geléias, pão de forma integral, leite condensado de soja, doce de soja, creme de leite de soja, leite de coco, iogurte a base de soja, chantilly vegetal, pão Frances, carne grelhada, biscoito integral, mostarda, maionese caseira, massa para pastel, tofu, sorvete de fruta, cacau em pó, cereais matinais, massas, tahine, doces em calda, quindim, merengue, balas de coco. Atenção! Alguns alimentos podem ter variações dependendo da marca, por tanto sempre leia o rótulo.
Geralmente os alimentos vêm rotulados avisando que não contém lactose. Alguns alimentos devem ser lidos nos rótulos para não causar nenhum problema.
O leite é um alimento básico da alimentação. A pessoa intolerante não pode consumir leite, pois a lactase presente no intestino não consegue processar as moléculas de leite, causando então a fermentação. Já que o leite não possível consumir, é fundamental substituir o leite por outros alimentos que forneçam cálcio.
Temperos para salada, balas, misturas para bolo, batatas, desjejuns instantâneos e adoçantes dietéticos em compridos contém lactose. Fiquem atentos.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário