sexta-feira, 30 de março de 2012
Alimentação saudável para bebê
O desenvolvimento de uma criança é muito expressivo no seu primeiro ano de vida, principalmente o desenvolvimento do sistema nervoso e do cérebro. O sistema digestivo do bebê é ainda imaturo. O leite materno é o mais perfeito estando na temperatura certa e contendo os nutrientes apropriados para a criança. Apenas o leite materno possui substâncias que combatem os micróbios, assim o bebê fica mais imune às doenças.
Durante os dois primeiros meses de vida, o bebe só deve receber como alimento o leite materno, principalmente se mãe for bem alimentada e produzir leite em abundância. Quando a mãe é desnutrida produz pouco leite, neste caso é necessário acrescentar novo alimento a partir do terceiro e quarto meses de vida. Primeiramente suco de frutas como laranja, tomate, maçã e cenoura. Esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais.
O bebê nasce com uma reserva de ferro no fígado que vai se acabando, por isso é bom acrescentar na alimentação, entre o quinto e sexto mês, gema de ovo cozido, pois é rica em ferro. Depois do começo com sucos introduz então com as papinhas de frutas como mamão, banana, pêra, maçã e abacate que fornecem vitaminas. Só então será a vez de começar a refeição com sal, as sopinhas de bebê.
Com um ano de vida podemos substituir as sopinhas por feijão amassado, com muito caldo, arroz e legumes bem cozidos, e hortaliças cruas como alface, agrião e tomate cortados em pequenos pedaços.
Aos dois anos de idade, a criança já deve estar integrada ao cardápio da família. Hábitos alimentares saudáveis precisam ser desenvolvidos, devemos evitar alimentos fora do horário das refeições. Para o bebê crescer e se desenvolver equilibradamente, ele precisa receber muito amor e carinho. A falta de contato humano pode retardar o crescimento e causar apatia geral a criança. Essa reação pode ser confundida com debilidade mental. A criança nasce frágil quase sem defesa, por isso é fácil se tornar vitima de doenças. Os cuidados com a higiene são muito importantes. A infecção intestinal é uma das doenças mais comuns. Ocorre perda de água em excesso através de vômitos e diarréias, desidratando a criança. Nesse caso deve se tomar muito liquido e procurar imediatamente ajuda medica, ou um posto de saúde. À medida que a criança vai recebendo as vacinas e entrando em contato com micróbios, vão se formando anticorpos, e ela ficam mais resistentes. Mesmo assim deve se evitar que a criança entre em contato com pessoas doentes.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário