sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Busca Pesquisar por: Links Patrocinados Doenças causadas por bactérias Publicidade relacionada Doenças causadas por bactérias
A tuberculose é uma doença grave causada por uma bactéria. Essa doença é transmitida através das vias respiratórias. O contágio é através das gotículas de escarro eliminadas pela pessoa contaminada quando ao tossir ou espirrar. Sintomas como tosse prolongada por mais de três semanas, mesmo que sem febre, é o primeiro sinal da infecção. Após, pode se surgir catarro, febre acompanhada de muito suor, emagrecimento, palidez e falta de apetite. O tratamento é à base de antibióticos que é muito eficaz. A tuberculose leva seis meses para curar, por isso muitas pessoas desistem do tratamento antes do tempo. A pneumonia se desenvolve por vírus e principalmente por bactérias. É caracterizada pela inflamação dos pulmões. Os principais agentes causadores da pneumonia são as bactérias. Entre os vírus destacam-se o do sarampo. A doença pode ser adquirida por simples aspiração do ar ou de gotículas de saliva e secreções contaminadas ou por transfusão de sangue. Normalmente atinge pessoas idosas, crianças, e pessoas com baixa imunidade, como tabagistas, alcoólatras ou pessoas infectadas por outras doenças. A pneumonia é a maior causadora da morte de pacientes infectados pelo vírus do HIV. Mudanças bruscas de temperatura também pode casar pneumonia. Os sintomas da doença são tosse com escarro, dores reumáticas e torácicas, febre que pode chegar a 40°C, calafrios, dor de ouvido e de garganta, aceleração de pulso e respiração ofegante.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário