terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Doenças causadas por vírus
O sarampo, rubéola, caxumba e a catapora são doenças transmitidas por meio de vírus, através da saliva que é emitida através da tosse e geralmente ataca as crianças. Quem pega esses tipos de vírus devem ficar em repouso e em isolamento domiciliar e compensar com uma boa alimentação. O médico responsável deve se manter informado em caso de infecções através de bactérias. A rubéola é uma doença muito perigosa se contraída por mulheres gestantes, pois pode causar surdez, mudez, problemas cardíacos entre outros.
A poliomielite às vezes ataca o sistema nervoso e acaba provocando a paralisia infantil. Em alguns ela apenas apresenta febre e mal estar. Uma vez que o vírus instalado, não existe procedimento para cura. Para a paralisia infantil a única coisa a ser feita é o tratamento fisioterápico para auxiliar no condicionamento físico.
A febre amarela é um vírus que provoca lesões no fígado, febre e vomito e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que também é transmissor do vírus da dengue onde os principais sintomas são: febre alta, cansaço, fadiga, dores no corpo, podendo também haver mangas avermelhadas na pele. A dengue não possui um tratamento especifico, porém a prevenção ainda é a melhor saída.
O vírus da hepatite A ataca o fígado e também pode ser causada por substâncias químicas. A transmissão pode ocorrer através de água, transfusões de sangue, instrumentos mal esterilizados e alimentos contaminados. O paciente contaminado precisa de boa alimentação e repouso.
A AIDS é um vírus facilmente transmitido por relações sexuais sem proteção, transfusão de sangue, seringas e agulhas contaminadas e até por transplante de órgãos. Esse vírus ataca o sistema imunológico que é responsável pelo combate de agentes estranhos que entram em contato com o organismo.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário