quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Doenças causadas pela água
A hepatite é uma doença que inflama o fígado que é provocada por diversos tipos de vírus. Os sintomas são parecidos com os da gripe comum, além da icterícia que é uma coloração amarelada da pele que é causada pelo depósito de uma substância produzida pelo fígado. A pessoa contaminada necessita permanecer em repouso e seguir as orientações impostas pelo médico.
Existem algumas formas da hepatite que são transmitidas através da água e de alimentos contaminados por fezes que são as hepatites do tipo A e E. os outros tipos da doença são transmitidos através de transfusões de sangue que são as hepatites do tipo B e C ou ainda através de relações sexuais. O paciente que já contraiu a hepatite não pode doar sangue, pelo fato de que o vírus às vezes continua circulando pelo organismo, mesmo que não exista mais os sintomas da doença. A hepatite A e B pode ser prevenida através de vacinas disponibilizadas em postos de saúde.
A esquistossomose é uma doença provocada por um verme que se chama esquistossomo. Esses vermes moram nas veias do intestino humano e podem provocar emagrecimento, dores na barriga, diarréia, e ainda aumentar muito o volume da barriga, mais conhecido como barriga-d’água, e ainda gerar diversos problemas em diversos órgãos do corpo.
Os ovinhos do esquistossomo são expelidos juntamente com as fezes da pessoa que esta contaminada. Por isso em régios onde não existe rede esgotos a doença se prolifera com mais facilidade pelo fato dos ovinhos chegarem até a água doce como lagos e margens de rios. Na água, os ovinhos vão dar origem a pequenas larvas que são animais diferentes dos vermes adultos. As larvas penetram no caramujo e se reproduzem e se transformam em outras larvas, conhecidas com as cercarias, que saem do caramujo e ficam nadando livres na água.
A cercaria penetra através da pele, nas pessoas que usam a água de lagos para tomar banho, lavar roupa, trabalhar, pescar.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário