sábado, 10 de janeiro de 2015

Remédios caseiros para tratar dor de garganta

Remédios caseiros para tratar dor de garganta

A dor de garganta  é um sintoma bastante comum e incômodo, podendo ser causada resfriados ou gripes, faringite, laringite ou algum efeito colateral de problemas nas cordas vocais. Por ser dolorida e incômoda, a preocupação mais imediata de quem sofre com dor de garganta é como aliviar este sintoma rapidamente.

Existem alguns truques e remédios caseiros que podem aliviar a garganta, no entanto, eles não influenciam no tratamento da inflamação ou de outra condição que esteja causando esta dor. Caso a situação piore, com a presença de pus, sangue ou dores mais intensas, é necessário consultar um médico para realizar um tratamento com anti-inflamatórios e antibióticos. Confira a seguir alguns remédios caseiros indicados para tratar dores de garganta:

Tratamentos caseiros para dor de garganta

Limão, cebola e orégano

Ferva 1 litro de água e adicione 1 cebola média e ½ colher de orégano. Deixe ferver por cerca de 7 minutos e desligue o fogo. Coe a infusão e acrescente o suco de 3 limões.
Faça gargarejos com este chá duas vezes ao dia.

Gengibre

Adicione um pedaço de 1cm de gengibre junto com 1 xícara de água em uma panela e deixe ferver por alguns minutos. Deixe repousar por 10 minutos, com o recipiente tampado, coe e beba em seguida.
Tome este chá três vezes ao dia.

Alho

Deixe 1 dente de alho  cru e descascado de molho em 100 ml de água por cerca de 6 horas. Após isso, beba somente a água aromatizada. Comer 1 dente de alho cru também é um bom remédio caseiro para tratar dor de garganta.

Água e sal

Fazer gargarejos com água morna e sal, várias vezes ao dia, pode auxiliar na redução do inchaço na garganta, além de soltar o catarro, o que ajuda a eliminar as bactérias causadoras da irritação. Para aproveitar os benefícios, basta dissolver meia colher de chá de sal em um copo de água. Caso o gosto salgado esteja muito forte, você pode acrescentar um pouco de mel na mistura. Lembre-se de não engolir a mistura.

Frutas cítricas

Os sucos de frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e acerola, também são bons remédios caseiros para dor de garganta. A indicação é tomar o suco de três a quatro vezes ao dia. Além das frutas citadas, a maçã também é um bom remédio, pois ajuda no aquecimento e lubrificação das pregas vocais.
Outros remédios caseiros que tratam a dor de garganta são o própolis, os chás, a canja de galinha, a menta e o suco de toranja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.