terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Propriedades da linhaça dourada
Na semente de linhaça são encontrados ácidos graxos poli-insaturados como, por exemplo, ômega 3 e ômega 6, além de fibras alimentares que afirmam as propriedades de alimento funcional. Entre todas as sementes que existe na natureza a semente da linhaça é a fonte mais rica de ômega 3.
A semente de linhaça pertence a família Linácea e é de origem asiática. Existem dois tipos diferentes de linhaça, a marrom e a dourada. Não existe nenhuma diferença na composição nutricional nos dois tipos, elas contêm os nutrientes iguais, embora a linhaça marrom seja cultivada nas regiões quentes e úmidas com agrotóxicos, a linhaça dourada é cultivada em regiões frias e de forma orgânica.
Além da linhaça ser fonte de ômega 3 e ômega 6, ela ainda contêm vitaminas, minerais e lignana. A semente de linhaça é a mais rica fonte de lignana, e esse componente é capaz de prevenir o câncer de mama, pois contém 27 componentes anticancerígenos e apresenta uma estrutura similar do estrógeno que auxilia na prevenção dos sintomas da menopausa.
Com todas essas propriedades, a linhaça é considerada um alimento saudável e é indicado incluir na alimentação. A semente de linhaça tem baixa caloria.
As fibras presentes na linhaça normalizam os índices de glicose e colesterol presentes no sangue, regulam o intestino e previnem o câncer de colón.
A gordura presente na linhaça é antioxidante, proporcionando muitos benefícios para o organismo, ela impede a formação de placas de ateroma e previne doenças cardiovasculares, ajuda a construir moléculas de hemoglobina que transportam oxigênio pelo sangue, renova as células, estimula a produção de prostaglandinas que auxiliam na circulação sanguínea e ainda remove o excesso de sódio nos rins, diminui a retenção de líquidos e ainda atua no sistema imunológico.
Tanto a linhaça marrom quanto a dourada contém vitamina A, E, B1, B12, zinco, ferro, fósforo, potássio, sódio, magnésio, selênio e manganês. É por isso que a linhaça é tão importante para o organismo.
Inclua a semente de linhaça na sua alimentação diária, pois é um alimento fundamental para a saúde. A linhaça em pó traz mais benefícios, pois sua casca dificulta a digestão.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário