sábado, 4 de fevereiro de 2012
Lancheira saudável e gostosa
O lanchinho entre as refeições principais é mais importante do que se imagina, e deve ser incentivado. Quando a criança se alimenta no meio da manhã e da tarde, ela recupera a energia para poder correr e brincar durante todo o dia. Além disso, na hora do lanche os pequenos têm a oportunidade de comer alimentos também ricos em valor nutritivo, mas que nem sempre fazem parte das refeições principais, tais como frutas, queijos e iogurtes.
Quem tem filhos sabe que na hora de montar a lancheira, a turminha acaba preferindo alimentos com baixo valor nutritivo, como salgadinhos, bolachas recheadas, chocolates e outras guloseimas. Por outro lado, obrigá-los a substituir o pacote de batata frita por uma maçã não é a solução. Na escola, eles vão trocar de lanche com o coleguinha ou simplesmente jogar a fruta no lixo.
As dicas abaixo vão ajudá-la a montar uma lancheira com alimentos saudáveis, saborosos e atraentes para seu baixinho comer tudo, e sem reclamar!
- Convide seu filho para ajudar a montar a lancheira. Mostre as opções disponíveis e deixe que ele escolha os alimentos. As crianças adoram ter o poder de decidir.
- Ofereça alternativas saudáveis, com menor quantidade de gorduras, sal, açúcar, conservantes e corantes, e enriquecidas com vitaminas, minerais e fibras.
- Inclua no cardápio sucos naturais, frutas, legumes como cenoura e pepino cortados em formato palito, sanduíches, biscoito sem recheio e bolos caseiros.
- Solte a criatividade! Sirva os alimentos de forma diferente: use cortadores de biscoito para cortar sanduíches de pão de forma em formatos divertidos. Use pães coloridos.
- Coloque cereais matinais, de preferência aqueles sem adição de açúcar, em um potinho para que o pequeno pegue com a mão, como salgadinho.
- Deixe a criança molhar pedaços de frutas no iogurte. Ela vai se divertir e comer tudo!
- Procure variar os tipos de sanduíche: bisnaguinha, minipão sírio, pão de cenoura, de beterraba, de espinafre ou de queijo são deliciosas opções. E, para o recheio, margarina, requeijão, queijo branco, geleia, peito de peru ou presunto magro.
voltar para nutrição simplificada
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário