domingo, 19 de fevereiro de 2012
O verde que protege o coração
- Alho: Possui potencialidade maior que a cebola, a cebolinha, alho poro. Estudos comprovam que alho reduz o risco de ataques do coração e diminui o colesterol. O aquecimento do alho inutiliza e destrói a potencialidade. O alho baixa o nível da pressão sanguínea em algumas pessoas. O alho em pó representa melhor a composição do alho fresco que qualquer alho outro alho processado. Para manter boa saúde é recomendado consumir um dente de alho fresco por dia.
- Cebola: Contêm compostos que inibem a trombose e são considerados úteis para afinar o sangue. É um agente natural anticoagulante, contém substâncias que impedem a aglomeração das plaquetas. As pessoas que usam antioxidantes devem usar a cebola com cautela. Porem ela possui o maior poder adstringente e propriedades superiores que melhoram a saúde.
- Gengibre: Antiinflamatório, tem sabor picante. É rico em substâncias conhecidas como antivirais capazes de diminuir o risco de formação de coágulos, e é inibidor de coágulos.
- Açafrão: Tem sabor apimentado, quente e a cor dourada. A cor é originada do curumim, que é um poderoso composto antiinflamatório e antioxidante fenólico que protege contra doenças cardiovasculares, inibindo o infarto do miocárdio, diminuindo o colesterol, inibindo a oxidação e prevenindo a formação de coágulos.
- Sementes de uva: Os benefícios estão presentes na casca, na polpa e nas sementes. O extrato de sementes de uva contém alta concentração de proantocianidinas, potentes compostos flavonóides que agem como antioxidantes e são mais eficazes que as vitaminas C e E. Esses compostos inibem a oxidação das paredes das artérias e melhora a qualidade do sangue. O extrato de semente de uva reduz a permeabilidade e fragilidade do vaso capilar e pode ser usado como tratamento e prevenção de desordens vasculares ou circulatórias.
- Linhaça: Rica em fibras mucilaginosas, enquanto seu óleo é rico em ômega-3. A farinha de linhaça costuma ser adicionada a pães. A linhaça em pó é usada para diminuir o colesterol, combinada com seu conteúdo de fibra solúvel e baixos níveis de gordura saturada. Diminui o risco de coágulos sanguíneos.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário