
As viroses gastrointestinais são as mais comuns, elas fazem mal ao trato digestivo e causam enjôos e diarréias.
Existem dois tipos mais comuns de viroses que afetam a boca, reto, ânus e estômago.
- O rotavírus é uma doença que e dissemina e se transmite facilmente. É difícil alguém que chega a fase adulta sem ter entrado em contato com o vírus. Para as crianças existe uma vacina aplicada em duas doses, a primeira dose é aplicada aos dois meses e a segunda dose aos quatro meses.
- O norovírus não é tão comum quanto o rotavírus. Mas pode ser contraído em qualquer idade e podem causar surtos de gastroenterite (é quando toda a família contrai diarréia). O norovírus provoca sintomas parecidos com os do rotavírus. Dores no corpo, febre, dores abdominais, vômito, mialgia e diarréia são os sintomas que o norovírus causa. Esses sintomas duram de três a cinco dias. As viroses são graves, mas o vômito e diarréia excessiva podem desenvolver desidratação, e é por isso que quando alguém contrai um vírus é fundamental, principalmente as crianças. Qualquer pessoa está suscetível a pegar viroses.
No inverno as viroses se espalham pelo ar e as pessoas ficam mais aglomeradas.
Já no verão o risco de contaminação está na água contaminada e nos alimentos. O mar, lagoa e piscina também transmitem vírus. Isso ocorre porque as pessoas liberam secreções na água.
Tomar um analgésico para aliviar as dores no corpo e um antitérmico para baixar a febre ajudam bastante. Mas só administre remédios conforme orientação do seu médico. Automedicação é muito perigoso. Mas o mais importante é hidratar o organismo em casos de viroses. Bastante água e água de coco são essenciais.
O soro caseiro funciona: misture uma colher de sopa de açúcar, uma colher de chá de chá, dissolvidos em um litro de água filtrada ou fervida. Mas a melhor opção é prevenir, mantendo as mãos sempre limpas, os alimentos bem lavados e tome água filtrada, mineral ou fervida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário