segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Alimentos indicados para raças e algumas doenças
- Brancos: Prevalência de mutações genéticas associadas à diabetes, endometriose, doenças cardíacas, câncer de mama e próstata. Tomate (licopeno – combate o tumor da próstata), Alho (alicina – reduz o risco de coágulos e diminui a glicose e o colesterol), Uva (flavonóides, resveratrol – antioxidante combate danos ao DNA e protege o coração), Aveia (fibras solúveis e B-glucana – reduz a absolvição do colesterol), Brócolis (sulforatano – elimina as toxinas do fígado e protege contra o tumor de mama e de próstata).
- Orientais: Variações genéticas podem ser identificadas, além das doenças adquiridas por influencia da ocidentalização de hábitos culturais: diabetes, infartos e acidente vascular cerebral. Arroz integral (orizanol e fitoesteróis – antioxidante e combate ao colesterol), Soja (isoflavonas e saponinas – protege contra o câncer de mama e mantém a integridade dos vasos sanguíneos), Cenoura (betacaroteno – ação antioxidante), Açafrão (curcumina – antiinflamatório, diminui o risco de câncer de estomago), Quinua (proteínas, fibras, gingerol e shagaol – auxilia o fígado a eliminar toxinas e reduz o risco de coágulos).
- Negros: Esse grupo apresenta mutações genéticas associadas à hipertensão, enfermidades de pele e câncer de pulmão. Azeite extra-virgem (ômega-9, B-sitosterol – efeito anti-hipertensivo), Abacate (B- sitosterol – anti-inflamatório), Cenoura (betacaroteno, vitamina A – protege contra doenças da pele), Alho (Alicina – combate o mau colesterol), Castanha do Pará (vitamina E, selênio – antioxidante), Uva (polifenóis, antocianidinas – antioxidante).
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário