sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Os benefícios do iogurte natural
A fermentação é a melhor parte do iogurte porque é o processo em que o leite é transformado em iogurte. Neste processo de fermentação a lactose é transformada parcialmente em ácido láctico, que vai facilitar a assimilação em pessoas que são intolerantes à lactose.
O iogurte contém bactérias lácteas vivas presentes que auxiliam na regeneração da flora intestinal, inibe a ação das bactérias patogênicas, que ajuda a proteger naturalmente contra as infecções gastrointestinais. Essas bactérias são consideradas de origem nociva, pois elas também promovem a estimulação do sistema imunológico.
O iogurte natural é um alimento necessário para a saúde e é uma opção econômica que pode ser feito em casa, sem ser preciso o uso da iogurteira. Fermentado a partir de leite de origem animal ou vegetal. O resultado dessa fermentação do leite apresenta diversos benefícios de bactérias que se responsabilizam pelo bom funcionamento da flora intestinal e de todo o organismo. É importante saber que os benefícios do iogurte estão nas bactérias e não no leite. É importante também uma dieta de probióticos. Com o uso da alimentação industrializada fazemos pouco o uso de bactérias que beneficiam o organismo. O grande consumo de carnes contendo antibióticos, enfraquece a flora intestinal e isso favorece a multiplicação de bactérias nocivas. E assim diversas doenças se associam a baixos níveis de bactérias benéficas no organismo como à acne, alergias, infecções respiratórias, baixa imunidade entre outras. Quem consome iogurte se beneficia reduzindo o colesterol, melhorando a digestão dos carboidratos e melhorando o funcionamento do intestino, minimizando alergias e intolerâncias alimentares, reforçando a imunidade, minimizando de infecções por fungos e etc.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário