quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Alimentos funcionais aspectos gerais
Na década de 1980, os japoneses descobriram que os alimentos além de serem macronutrientes (carboidratos e proteínas), micronutrientes (vitaminas e sais minerais) e água, ainda possuem funções que vão além das funções nutricionais.
As substâncias presentes nos alimentos são bioativas, que também são classificadas como fitoquímicas promovem benefícios para a saúde.
Na década de 1990, é que começou a comercialização dos alimentos funcionais normatizada. O ministério da saúde liberou para os nutricionistas funcionais poderem prescrever a fitoterapia. Nas dietas que os nutricionistas prescrevem, eles procuram equilibrar a alimentação conferindo a funcionalidade através de alimentos que sejam ricos em substâncias bioativas como grãos, verduras, legumes, peixes, oleaginosas, chás. A combinação desse alimentos e a repetição da ingestão deles oferecem diversos benefícios para a saúde do organismo.
Tomate, goiaba, uva, frutas em geral, brócolis, soja, cebola, alho, castanha de caju, chá verde, peixes, amendoim, gergelim, milho, azeite de oliva são ótimos alimentos para a saúde. Quando o consumo desses alimentos é regular e direcionados eles podem prevenir doenças inflamatórias, cardiovasculares, intestinais, reumáticas, hipertensão, diabetes entre outras doenças.
A dietas é prescrita de acordo com os hábitos do paciente e também é levada em conta a individualidade de cada um. Mesmo que os pacientes tenham o mesmo biótipo, peso e altura, o metabolismo de cada um é diferente.
Por mais que todos os alimentos sejam funcionais, eles perdem suas propriedades quando são processados.
Os alimentos que são processados pelas indústrias alimentícias, fatalmente perdem a composição original. Quando são introduzidos conservantes e outros elementos químicos para prolongar a vitalidade e realçar o sabor dos alimentos eles perdem parte de suas propriedades, por isso é interessante consumir alimentos naturais e orgânicos.
As pessoas cada vez mais estão mais preocupadas em busca de uma alimentação correta e saudável.
Exclua os fast-foods, refrigerantes, frituras, doces, salgadinhos, embutidos, enlatados, plastificados, sorvete, bolacha recheada entre outros alimentos que possuem gordura saturada, gordura hidrogenada, colesterol e gordura trans.
O conservantes mais usado pelas industrias é o sal, pois ele é o mais barato e é o um elemento muito prejudicial para a saúde, pois ele aumenta a pressão sanguínea.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário