domingo, 29 de março de 2015

12 benefícios do açaí para a saúde





Há muitos frutos saudáveis ​​que são um ótimo complemento para sua dieta. O açaí (Euterpe oleracea) é uma das mais saudáveis ​​que você pode encontrar. Esta fruta é rica em antioxidantes, estimula o sistema imunológico, fornece energia e possui muito outros benefícios à saúde. Estudos têm mostrado que este fruto pode ajudar a evitar danos relacionados à oxidação, além de combater muitas doenças.



1 – Saúde cardiovascular

Semelhante ao vinho tinto, estudos mostram que o açaí contém quantidades elevadas de antocianinas, uma forma vegetal de antioxidante relacionada com a capacidade de reduzir os níveis de colesterol no sangue. Também são ricos em esteróis vegetais que fornecem os benefícios cardio-protetores para nossas células. Com isso, pode prevenir coágulos, melhorando a circulação geral e o relaxamento dos vasos sanguíneos.

2 – Combate organismos nocivos

Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro têm mostrado que o consumo de extrato de açaí pode combater organismos nocivos para a nossa saúde.

3 – Ajuda na perda de peso

Conhecido por nutricionistas como um super alimento, o açaí pode ajudá-lo não só a perder peso, mas também para mantê-lo. Um interessante estudo do Institutos Nacionales del Envejecimiento, descobriu que a polpa do açaí tem a capacidade de reduzir os efeitos negativos de uma dieta rica em gordura.

4 – Promove a saúde da pele

Hoje, muitos produtos de beleza modernos têm óleo de açaí em seus ingredientes, novamente por seu alto teor antioxidantes.

5 – Ajuda a aliviar problemas digestivos

O açai ajuda a manter o nosso sistema digestivo limpo e em ótimo funcionamento. Este fruto tem uma poderosa capacidade de desintoxicação no corpo e são conhecidos como uma fonte de fibra dietética.

6 – Propriedades anti-alérgicas

Este fruto contêm propriedades anti-inflamatórias que podem evitar as respostas inflamatórias típicas de reações alérgicas.

7 – Melhora a saúde celular

Em geral, as antocianinas do açaí protegem o nosso sistema de proteção celular, ajudando a manter as células fortes antes da invasão dos radicais livres.

8 – Prevenir o câncer

O açaí contém uma grande quantidade de vitamina C e ácido elágico, uma combinação que melhora o sistema imunológico e diminui o desenvolvimento de câncer. Um estudo publicado no Journal of Agriculture and Food Chemistry descobriu que os compostos polifenólicos extraídos do açaí podem reduzir a proliferação de células cancerígenas em até 86%.
Acredita-se que os fitoquímicos deste fruto podem também retardar o processo de carcinogênese, a nível molecular, matando as células tumorais antes de se multiplicarem. O açaí é particularmente indicado para prevenir o câncer de próstata.

9 – Efeitos anti-envelhecimento

O acai tem a capacidade de prevenir e reverter os processos típicos do envelhecimento relacionados com o dano oxidativo e a inflamação celular, graças ao seu conteúdo de antioxidantes.

10 – Aumento da energia

Tomar o extrato de açaí produz um nível mais alto de energia, resistência e combate a fadiga, por isso, é ideal para quando você precisar de um impulso de energia.

11 – Aumenta o desejo sexual

Este fruto também tem sido associado ao aumento da circulação no corpo humano, um fenômeno que contribui para melhorar o desejo sexual, especialmente nos homens.

12 – Melhora as funções mentais

Estudos preliminares mostram que o açaí pode evitar transtornos mentais em mulheres na menopausa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.