sábado, 19 de novembro de 2011

Cuidados com a pele e cabelo no verão

O verão está aí com todos os seus atrativos: praia, sol, piscina. Mas depois de curtir as férias ou os dias de folga sem perder nada que a estação quente oferece, muitas vezes sem tomar os devidos cuidados, os resultados tendem a ser desagradáveis.
A lista conta com queimaduras solares, pele ressecada ou descamando, cabelos enfraquecidos, manchas, micoses. Confira abaixo como driblar os inconvenientes que atormentam a beleza nessa época do ano:
Ressecamento
O ressecamento da pele é evidente. Não adianta nada se lambuzar de cremes e esquecer que a hidratação vem de dentro para fora. Portanto, o primeiro passo é ingerir bastante líquido.
Para reduzir o incômodo, o dermatologista Jorge Mariz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e médico da Personal Clinic, no Rio de Janeiro, recomenda o uso de sabonete glicerinado. Busque por hidratantes com ureia, camomila e aloe vera, por exemplo, com o intuito de também diminuir a vermelhidão.
Caso não pretenda se expor mais ao sol, a esfoliação é uma boa pedida para regularizar a tonalidade e removerr as células mortas. “Há quem diga que esfoliação antes de tomar sol deixa o bronzeado uniforme, mas, na realidade, tira a camada protetora da pele.” O processo deve ser feito quando a ardência e a descamação tiverem acabado, por volta de sete a dez dias após se esbaldar na praia ou piscina. A sugestão da esteticista Iara Rocha é esfoliar uma vez por semana, com movimentos suaves e circulares.
Ardência
Abusou do sol, esqueceu de passar ou reaplicar o protetor solar e ficou ardido? De acordo com o dermatologista Jorge Mariz, o alívio vem por meio da associação de pasta d¿água e uma pomada de corticosteroide não fluorado. Se o problema for mais grave, inclusive com aparecimento de bolhas, procure um médico.
Descamação
Descamar é uma verdadeira tentação para quem não sossega enquanto não puxar todas as pontinhas soltas. Grande erro. A atitude pode provocas feridas, abrindo espaço às infecções. Além disso, a pele fica manchada, o que definitivamente você não quer, né? Infelizmente, não há como acelerar o processo, mas hidratar e nutrir (em casa ou com o auxílio de um esteticista) melhora a aparência.
Manchas
Vacilar na proteção solar é praticamente sinônimo de manchas, principalmente aos que têm tendência, melasma (conhecido como mancha de gravidez), machucados. Entre as alternativas para amenizar estão fórmulas clareadoras (combinando produtos como hidroquinona e ácido retinoico, sempre prescritas por médicos) e sessões de peelings (químicos ou físicos) e laser.
Micose
A dupla umidade e calor favorece o surgimento de micoses. Se notar descamações, unhas descoladas, manchas brancas entre outras alterações, vá a um dermatologista. O tratamento depende do tipo de problema e pode ser composto por medicamentos tópicos e orais.
Cabelos
Cabelos sem vida, queimados e ressecados incomodam, e muito. Os cuidados citados pela esteticista são lavá-los com xampu antirresíduos, fazer hidratação com creme de queratina (pode-se misturar ampolas de queratina ou proteínas e vitaminas ao xampu) uma vez por semana e, depois, enxaguar bem. Se o cabelo for oleoso, prefira um produto neutro. Caso a situação esteja realmente “feia”, não hesite em ir a um bom cabeleireiro.
As madeixas das mulheres que tingem os cabelos podem ficar esverdeadas ou alaranjadas.. Nem sonhe em simplesmente passar tinta por cima, já que há o risco de os fios ficarem manchados. O cabeleireiro pode ajudar a reverter a situação da melhor forma.
Cuidados
Ainda não viajou ou pretende voltar ao marasmo da praia e da vida à beira de uma piscina? Então, não se esqueça que prevenir é sempre mais fácil do que remediar. Use filtro solar e reaplique-o a cada duas horas ou sempre que se refrescar com um mergulho e suar durante a prática de uma atividade física. Invista em chapéus e óculos escuros. Exponha-se ao sol com moderação, antes das 10h e depois das 16h. Aplique produtos com proteção para cabelos. Enxugue-se bem após o banho e não permaneça com roupa molhada. Depois disso, é só curtir o verão sem receios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.