segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Benefícios da gelatina para a saúde
O consumo da gelatina como sobremesa ou ingrediente fornece resultados positivos no fortalecimento dos cabelos, unhas, além de uma boa hidratação para a pele, promovendo uma maior resistência, crescimento, espessura e brilho.
A gelatina é composta de proteína, colágeno e água, oitenta e cinco por cento de proteína e colágeno, doze por cento de água, dois por cento de sais minerais e um por cento de hidrato de carbono. A gelatina garante a integridade estrutural das células e reduz o acúmulo de líquidos e diminui a formação da celulite. A gelatina possui um potencial muito importante para prevenir inflamações articulares e no tratamento de dores.
Quando o assunto é dieta, não existe nada melhor do que um pacotinho de gelatina, que é saborosa, hipocalórica e refrescante. Combate a vontade de comer doces, é barata, não possui muitas calorias é fácil de preparar, resumindo é maravilhosa.
Quem pensa que a gelatina só deve ser incluída quando queremos fazer dieta está redondamente enganado, pois os benefícios da gelatina vão além do que podemos imaginar.
A gelatina é extraída do colágeno e é rica em proteínas que serão absorvidas pelo intestino quando forem digeridas. Fornece ainda aminoácidos que são fundamentais para os ossos e contribui para a regeneração e reconstituição de articulações. O corpo precisa de dez aminoácidos e a gelatina possui nove. Quem costuma comer gelatina contribui para o fortalecimento dos cabelos, unhas, tonificando e hidratando a pele. A gelatina proporciona a sensação de saciedade por causa da sua concentração de água que é rica em colágeno, que é capaz de combater a flacidez do corpo.
O colágeno é importantíssimo para a reparação e rejuvenescimento celular. Quando o organismo passa dos 25 anos, começa a diminuir a produção de colágeno, é por isso que existe a necessidade de alimentos que contenham essa substância para manter a firmeza da pele e o tônus muscular. É recomendado consumir duas porções de gelatina diariamente, pois para manter o corpo em forma e com saúde é preciso equilibrar alimentos saudáveis com hábitos de vida saudáveis.
sábado, 26 de novembro de 2011
Alimentos que combate a celulite
- A aveia é rica em silício, ele reorganiza as fibras de sustentação da pele e desta forma, ajuda na prevenção do aparecimento da celulite. É um alimento que deve ser consumido com freqüência;
- A ingestão de folhas verde-escuras melhora bastante a circulação e também faz o serviço de desintoxicação do organismo devido principalmente a clorofila;
- Arroz integral é rico em suas propriedades, contém fibras, vitaminas do complexo B, além de minerais como magnésio e cromo, que tendem a facilitar a digestão de açúcar, melhorando também o funcionamento do intestino;
- Provavelmente você nunca ouviu falar que lima-da-pérsia ajuda na limpeza do sistema linfático, e também desintoxica o organismo. É a partir de agora, consuma regularmente;
- Para muitos, shitake nem é conhecido, porém, o tal shitake que muitos não conhecem previne aqueles terríveis “furinhos”. Isso porque shitake contém uma grande quantidade de lentian, substancia que reforça as defesas do organismo, diminuindo o processo inflamatório;
- A castanha-do-pará é rica em selênio, importante antioxidante que aje contra o envelhecimento das células e muito eficaz contra o aparecimento da celulite;
- Uma das frutas mais benéficas a saúde é a maça, pois é a maça também ajuda contra as celulites, a maça contém um tipo de fibra que tem como características neutralizar as toxinas presentes no organismo;
- Veja bem, o consumo de alimentos que auxiliam na prevenção da celulite ajuda, mas não é a única coisa que deve resolver este seu problema, a combinação destes alimentos, uma boa alimentação e exercícios físicos praticados regularmente é certeiro para livrar-se daqueles indesejáveis furinhos. Quanto ao controle de homocisteína é indicada a ingestão de alimentos ricos em vitamina B6, como os cereais, também é importante a ingestão de fólico como as verduras de folhas escuras. Além disso, também é preciso que pratique exercícios físicos e dormir bem.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Quais os alimentos ricos em carboidratos
Mesmo que os carboidratos estejam ligados ao aumento de peso, eles não podem ser excluídos da nossa alimentação. Quando eles são abolidos da alimentação podemos sentir leves sintomas como irritação, dor de cabeça, desmaios aos pequenos esforços, cansaço físico e mental. Os carboidratos simples são de fácil absorção e por esse motivo é que eles promovem um gradual aumento de peso se consumirmos de forma muito exagerada.
A grande maioria dos alimentos ricos em carboidratos simples despertam a atenção do nosso paladar com mais facilidade.
Bolos, biscoitos, doces, sorvete, leite, algumas frutas e muitos outros alimentos que possuem mais gordura em sua composição fazem parte dos carboidratos simples.
Os alimentos ricos em carboidratos complexos são absorvidos mais lentamente e dão sensação de saciedade mais prolongada.
Alimentos como arroz, massas, cereais, pães, aveia, batata, mandioca, batata doce, granola, inhame, milho, feijão e outros alimentos fazem parte dos carboidratos complexos.
Aqueles que pretendem perder peso é muito importante aproveitar comer somente os carboidratos complexos. Logo após as refeições, o estômago demora um pouco mais para avisar que está com fome.
O índice glicêmico é um importante indicador do nível de açúcar no sangue. Ele representa as taxas desses componentes no sangue. Quando estamos consumindo alimentos que contenham mais carboidratos simples, conseguimos observar o rápido aumento de da glicemia, constituindo assim um perigo para as pessoas apresentaram as doenças crônicas como diabetes mellitus. É mais importante da preferência para os carboidratos complexos. Procure consumir os carboidratos simples com moderação.
É um risco muito grande para a saúde restringir os carboidratos de todas as refeições. Assim como os nutrientes são importantes, os carboidratos possuem a mesma importância. Para não deixar nenhum alimento de fora na nossa dieta é importante ter uma alimentação equilibrada para só consumirmos alimentos que sejam adequados para a nossa saúde.
sábado, 19 de novembro de 2011
Cuidados com a pele e cabelo no verão
A lista conta com queimaduras solares, pele ressecada ou descamando, cabelos enfraquecidos, manchas, micoses. Confira abaixo como driblar os inconvenientes que atormentam a beleza nessa época do ano:
Ressecamento
O ressecamento da pele é evidente. Não adianta nada se lambuzar de cremes e esquecer que a hidratação vem de dentro para fora. Portanto, o primeiro passo é ingerir bastante líquido.
Para reduzir o incômodo, o dermatologista Jorge Mariz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e médico da Personal Clinic, no Rio de Janeiro, recomenda o uso de sabonete glicerinado. Busque por hidratantes com ureia, camomila e aloe vera, por exemplo, com o intuito de também diminuir a vermelhidão.
Caso não pretenda se expor mais ao sol, a esfoliação é uma boa pedida para regularizar a tonalidade e removerr as células mortas. “Há quem diga que esfoliação antes de tomar sol deixa o bronzeado uniforme, mas, na realidade, tira a camada protetora da pele.” O processo deve ser feito quando a ardência e a descamação tiverem acabado, por volta de sete a dez dias após se esbaldar na praia ou piscina. A sugestão da esteticista Iara Rocha é esfoliar uma vez por semana, com movimentos suaves e circulares.
Ardência
Abusou do sol, esqueceu de passar ou reaplicar o protetor solar e ficou ardido? De acordo com o dermatologista Jorge Mariz, o alívio vem por meio da associação de pasta d¿água e uma pomada de corticosteroide não fluorado. Se o problema for mais grave, inclusive com aparecimento de bolhas, procure um médico.
Descamação
Descamar é uma verdadeira tentação para quem não sossega enquanto não puxar todas as pontinhas soltas. Grande erro. A atitude pode provocas feridas, abrindo espaço às infecções. Além disso, a pele fica manchada, o que definitivamente você não quer, né? Infelizmente, não há como acelerar o processo, mas hidratar e nutrir (em casa ou com o auxílio de um esteticista) melhora a aparência.
Manchas
Vacilar na proteção solar é praticamente sinônimo de manchas, principalmente aos que têm tendência, melasma (conhecido como mancha de gravidez), machucados. Entre as alternativas para amenizar estão fórmulas clareadoras (combinando produtos como hidroquinona e ácido retinoico, sempre prescritas por médicos) e sessões de peelings (químicos ou físicos) e laser.
Micose
A dupla umidade e calor favorece o surgimento de micoses. Se notar descamações, unhas descoladas, manchas brancas entre outras alterações, vá a um dermatologista. O tratamento depende do tipo de problema e pode ser composto por medicamentos tópicos e orais.
Cabelos
Cabelos sem vida, queimados e ressecados incomodam, e muito. Os cuidados citados pela esteticista são lavá-los com xampu antirresíduos, fazer hidratação com creme de queratina (pode-se misturar ampolas de queratina ou proteínas e vitaminas ao xampu) uma vez por semana e, depois, enxaguar bem. Se o cabelo for oleoso, prefira um produto neutro. Caso a situação esteja realmente “feia”, não hesite em ir a um bom cabeleireiro.
As madeixas das mulheres que tingem os cabelos podem ficar esverdeadas ou alaranjadas.. Nem sonhe em simplesmente passar tinta por cima, já que há o risco de os fios ficarem manchados. O cabeleireiro pode ajudar a reverter a situação da melhor forma.
Cuidados
Ainda não viajou ou pretende voltar ao marasmo da praia e da vida à beira de uma piscina? Então, não se esqueça que prevenir é sempre mais fácil do que remediar. Use filtro solar e reaplique-o a cada duas horas ou sempre que se refrescar com um mergulho e suar durante a prática de uma atividade física. Invista em chapéus e óculos escuros. Exponha-se ao sol com moderação, antes das 10h e depois das 16h. Aplique produtos com proteção para cabelos. Enxugue-se bem após o banho e não permaneça com roupa molhada. Depois disso, é só curtir o verão sem receios!
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Cuidados gestante praia
As gestantes não podem se preocupar, portanto, é preciso manter a calma e tirar a limpo as dúvidas com relação a isso.
Antes de ir a praia é ideal consultar o médico responsável e pedir autorização.
As grávidas podem sim freqüentar a praia sem problema algum, porém a gravidez não pode ser de risco e nem estar no último mês de gestação. Claro que o médico vai receitar alguns cuidados básicos e essenciais. Antes de sair viajar é necessário faze alguns exames para se certificar de que está tudo bem com a mãe e o bebê.
Na praia é muito importante não avançar mar adentro e áreas bem profundas. Evitar essas áreas profundas para não precisar fazer esforços e nem cair por causa das ondas que carregam. Os médicos recomendam que as gestantes fiquem na beira do mar e com a água batendo na altura dos joelhos. Para não haver um choque da onda na região do abdômen é importante que a gestante fique de costas para as ondas. Geralmente durante o primeiro trimestre algumas gestantes correm risco de abortar o bebê. Gestantes hipertensas e que estão no primeiro trimestre de gestação é ideal e obrigatório consultar o médico responsável pela sua gestação.
As orientações que o médico recomendar devem ser seguidas rigorosamente.
Exercícios na areia estão proibidos porque exigem esforço físico.
Mesmo que a gestante permaneça debaixo do guarda sol é preciso se cuidar, todo cuidado é pouco. É preciso usar um chapéu ou um boné para proteger o rosto, cabeça e couro cabeludo. Durante a gestação a pele da gestante fica mais sensível e suscetível por isso é comum aparecer manchas na pele do rosto, é ideal não ficar muito exposta ao sol. É importante usar um protetor sol fator de fator 50. Usar protetor solar diminui o aparecimento das manchas e de queimaduras solares.
Não esqueça que é perigoso, principalmente para as gestantes ir para a praia na no horário entre as 10 e as 16 horas.
É muito importante se manter hidratada no verão, principalmente na praia.
Cuidar da alimentação é fundamental, ela deve ser leve, rica em frutinhas frescas e regada a muita água, água de coco, sucos naturais e picolés de frutas. Evite tomar água gaseificada e refrigerantes.
O calor aumenta o inchaço. A temperatura alta dilata os vasos sanguíneos causando a dilatação. Para evitar que ocorra o inchaço o ideal é não permanecer muito tempo sentada e nem muito tempo de pé.
Faça caminhadas leves e diminua significativamente a quantidade de sal na comida.
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Cuidado com o cabelo na praia
Os prejuízos mais comuns de acontecer quando você vai à praia:
• O contato com a areia, por mais que você não deite a cabeça sobre o solo, o vento e qualquer movimento fazem as micro partículas de areia chegarem até seu couro cabeludo, junto com elas, bactérias estão a caminho de sua cabeça, quando você frequenta muito a praia pode causar a descamação do couro, porque quando entra em contado com estas partículas ocorre um leve atrito;
• A maresia tem um alto poder de ressecar não só o cabelo, mas a pele também, além de ressecado quem tingi pode prejudicar a coloração;
• Os raios solares oferecem muitos danos à saúde quando se expõe diretamente, excessivamente e de forma incorreta, nos cabelos ele altera a cor e retira todos os nutrientes que o mantém saudável;
• O mar danifica os fios porque contém inúmeras substâncias e micro organismos como o sal que é um dos inimigos do cabelo;
• Quem vai a praia geralmente utiliza o protetor, bloqueador ou o bronzeador solar, estes produtos são encontrados nas versões em gel, creme ou óleo. Ao utilizar você deve espalhar pelo corpo e o perigo é depois passar as mãos “lambuzadas” de óleo bronzeador, por exemplo, nos cabelos, isso acaba deixando-os oleosos e até pode causar a seborreia.
Para evitar tudo isso confira algumas dicas:
• Nunca se esqueça de levar um chapéu ou boné para proteger os cabelos, couro cabeludo e rosto;
• Ao invés de prender os cabelos com elástico utilize uma presilha;
• Utilize cremes para pentear com fator de proteção solar;
• Assim que tomar um banho de mar, tome uma ducha de água doce e passe um creme hidratante nos cabelos;
• Não deixe seu cabelo secado completamente molhado no sol, utilize uma toalha para retirar a umidade;
• Durante a exposição ao sol, beba muita água, sucos naturais, chá gelado e água de coco, para manter o organismo hidratado, obs.: cuidado com as bebidas que incluem limão;
• Evite pentear os cabelos, para não arrebentá-los, apenas penteie depois da lavagem com o xampu;
• Antes de ir embora, tome o último banho de água doce e lave os cabelos com xampu na água fria, em seguida passe o condicionador para fechar as cutículas e um leave-in ou creme para pentear;
• Uma vez por semana faça uma boa hidratação, com produtos a base de queratina, karité, aminoácidos entre outros nutrientes ricos em hidratação.
Agora é só aproveitar o verão para curtir as melhores praias do país.
domingo, 13 de novembro de 2011
O assunto gravidez ainda é um tabu no Brasil
Isso acontece porque ao assunto gravidez ainda é um tabu no Brasil, e a explicação para todo esse “mistério” e falta de informação é uma só, o fato de gravidez envolver sexo, outro assunto ainda mais delicado e muito menos comentado, mas não é possível acreditar que ainda existam pessoas que tratem estes assuntos como “confidencial”, “segredo” ou até mesmo “proibido”. Não adianta os pudicos quererem tentar esconder uma coisa tão natural e simples que faz parte da essência do ser humano.
Se não existissem tantos paradigmas sobre isso com certeza sofreríamos bem menos com as DSTs e com o número alarmante de meninas grávidas espalhadas por todo o país. Precisamos abrir nossas mentes e aceitar as coisas como elas são, o sexo não precisa deixar de ser intimidade, mas a gravidez sim precisa ser levada mais a sério, porque quanto menos se falam, mais surgem gestantes por aí e cada vez mais novas, com menos idade e isso é uma consequência negativa da falta de diálogo dentro da família brasileira que afeta negativamente a jovem mãe, o jovem pai as duas famílias envolvidas e por tabela o país como um todo que deixa de desenvolver para atender a essas pessoas sem informação e sem os cuidados que todos precisamos com assuntos e com atos. Sexo é saúde, prevenção indispensável e gravidez uma dádiva, mas desde que seja planejada.
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Quais os primeiros sintomas da gravidez
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Dores de cabeça na gravidez
É muito comum as gestantes apresentarem dores de cabeça, principalmente dos três primeiros meses. Mulheres que sempre tiveram dores de cabeça, durante a gestação a tendência é aumentar o problema. Os médicos acreditam que o motivo das dores de cabeça durante a gravidez é por causa da mudança de hormônios que alteram a circulação sanguínea e as mudanças do corpo.
A cafeína deve ser evitada, pois ela pode provocar dor de cabeça como efeito colateral. A fome, congestão nasal, cansaço e estresse também podem provocar dores de cabeça durante a gestação. As dores de cabeça podem desaparecer no segundo trimestre da gestação. No segundo trimestre da gestação o fluxo de hormônios se estabilizam e se acostumam com as alterações químicas sofridas.
Quem sofria de enxaqueca antes de engravidar, para algumas mulheres as dores podem se tronarem mais freqüentes ou elas podem até melhorar durante a gestação. Se fizer algum tratamento com medicamentos para combater a enxaqueca, o mais indicado é conversar com o médico para saber se pode continuar com o uso.
Raramente a dor de cabeça indica um problema mais serio no período da gestação. A dor de cabeça às vezes pode queres indicar pressão alta, e se for detectada na urina presença de proteína, a gestante pode estar com pré-eclâmpisia, que é um tipo de hipertensão na gestação. Mas para a grande maioria das mulheres as dores de cabeça são efeitos colaterais da própria gestação.
Tente descobrir o que está causando as dores de cabeça. Às vezes ambientes abafados, discussões, ambientes com réstias de claridade podem desenvolver dores de cabeça.
Atividades físicas ajudam muito a diminuir as dores de cabeça que surgem no período da gestação. Compressas, massagens, banhos frios, alimentação saudável, com alimentos naturais podem eliminar as dores de cabeça.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Cuidados na gestação gemelar
Os gêmeos podem ser aparentemente iguais, porém eles têm personalidades diferentes.
A gestação gemelar possui suas particularidades e implicam em um seguimento mais cuidadoso, em que o médico e a gestante precisam ser mais atenciosos. As gestantes de gêmeos dificilmente atingem as quarenta semanas necessárias para o desenvolvimento dos bebês, isso acontece porque a capacidade de distensão do útero vai só até certo ponto e, é por isso que o parto gemelar precisa ser cesário.
Os gêmeos univitelinos ou gêmeos idênticos se formam com um único óvulo e fecundado por um único espermatozóide que posteriormente ocorre uma divisão.
Os gêmeos idênticos têm a mesma carga genética e o mesmo sexo. O que diferencia as gestações gemelares é o número de placenta. Quando existem duas placentas, uma para cada feto, a gestação é menos perigosa, já quando há apenas uma placenta para os dois bebês a gestação é mais complicada. Gêmeos que não são idênticos têm as placentas separadas.
Se existe um caso de gêmeos na família, a chance de ocorrer novamente é dez vezes maior do que em famílias que não têm casos. O nível de gonadotrofina coriônica é mais alto quando a gestação é gemelar e os enjoos são mais intensos e mais frequentes. O diagnóstico da gestação de gêmeos é mais precisa através do ultrassom. O ideal é fazê-lo logo no início da gestação gemelar para a mãe e o médico iniciarem um bom pré-natal.
A mãe de gêmeos precisa ter muitos cuidados com alimentação, diabetes e pressão arterial, por isso o sal deve ser consumido com muita moderação. A dieta da gestante de gêmeos deve ser muito saudável, equilibrada e balanceada para que ela não ganhe muito peso, pois o excesso de peso pode aumentar a pressão arterial e desenvolver pré-eclâmpsia, que pode colocar em risco a vida não só da mãe quanto dos bebês. Lembrando também que a mamãe deve tomar cuidado com o consumo excessivo do açúcar para prevenir o desenvolvimento de diabetes durante a gestação.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Cuidados na gestação alimentação
A mãe não precisa comer por dois e sim para dois. O que realmente importa é a qualidade dos alimentos e não a quantidade consumida pela mãe. Todos os alimentos que a mãe consome durante a gestação, passam tudo para o bebê através da corrente sanguínea.
O ideal é se alimentar diversas vezes por dia, mas em pequenas quantidades. A mãe deve se alimentar de três em três horas com alimentos leves que saciem a vontade de comer e a principalmente a fome para o bebê não passar fome.
Além de um médico obstetra, a mãe precisa de um nutricionista para indicar os alimentos ideais para a alimentação da mãe. O obstetra deve informar a quantidade de peso ideal que a mãe pode aumentar.
A toxoplasmose não é transmitida apenas pelo contato com gatos. Ela é transmitida através de alimentos mal cozidos e mal lavados. Para evitar que o bebê seja contaminado com essa doença é importante que o médico peça exames para descobrir se existe contaminação e está tudo bem com a mãe e o bebê.
É fundamental cozinhar muito bem os alimentos. Os alimentos que são consumidos crus devem ser bem lavados e em água corrente. É essencial evitar sal e condimentos nos alimentos. Corte o sal da alimentação, pois é um dos maiores causadores de doenças durante a gestação. Para o bebê se desenvolver bem e com saúde, é importante tomar leite para suprir as necessidades de cálcio. A água é muito importante no período da gestação. O ideal é beber mais água do que a mãe estava habituada, cerca de dois litros de água por dia. Evitar açúcar e alimentos gordurosos como carne.
Existem alguns alimentos que são fundamentais na alimentação da gestante.
- O leite, queijo, iogurte e manteiga são importantes para adquirir cálcio.
- A carne, ovos e peixes são importantes para adquirir proteínas.
- Os grãos, ervilhas e feijão oferecem proteínas vegetais para a mãe e o bebê.
- As frutas e as refeições oferecem vitaminas e sais minerais.
É importante evitar alguns alimentos que não fazem bem e nem falta na alimentação.
- O chá, café, bebidas alcoólicas e bebidas gaseificadas devem ser excluídas da alimentação da gestante.
- Carne mal passada deve ser evitada para não correr o risco de contrair toxoplasmose.
- Queijos de leite não pasteurizado podem transmitir brucelose.
- Os mariscos e ovos crus transmitem salmonelas.
A boa alimentação evita diversas doenças que podem se desenvolver ao longo da gestação.
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Consumir soja auxilia as mulheres que estão enfrentando a menopausa, proporcionando alívio nos sintomas típicos desse período. O grão da soja garante a prevenção do câncer de mama, a diminuição dos níveis de colesterol no sangue e a prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares.
A soja é uma leguminosa que é utilizada na fabricação de bebidas como leite e suco de soja.
Em boa parte dos alimentos que consumimos a soja está presente, contribuindo para a boa saúde do nosso corpo. Inúmeros alimentos são misturados soja na sua composição, exemplos disso, é o iogurte de soja, suco de soja, carne, queijo de soja, leite, farinha, biscoitos, chocolates de soja entre outros alimentos enriquecidos com esse ingrediente.
A soja auxilia no combate de doenças do coração, alivia os sintomas da osteoporose e no tratamento de alguns tipos de câncer. Os alimentos que são enriquecidos com soja podem ser consumidos, porque não têm contra indicação e faz muito bem para a saúde das pessoas. Não é porque os alimentos que contém soja possuem um gosto diferente que devemos excluí-los da nossa alimentação.
A soja é rica em fibras e proteínas. O óleo de soja é considerado bom, porque é rico em Ômega-3. É a única leguminosa considerada uma proteína completa, que contém todos os aminoácidos que são essenciais na alimentação das pessoas, segundo uma agência dos Estados Unidos da América.
A isoflavona também está presente na soja e, por isso combate o câncer, porém se consumida em excesso pode desencadear a doença, segundo estudos recentes.
Os legumes que consumimos são incompletos e, por isso existe a necessidade de combinar com outros grãos para que seja fornecido todos os aminoácidos necessários para a saúde. A carne e os seus derivados são proteínas completas e, por isso os vegetarianos necessitam introduzir a soja na sua alimentação. Um exemplo de substituição da carne na alimentação vegetariana é o queijo tofu que é fabricado com soja.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!