sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Leite de cabra é mais vantajoso que leite de vaca

Leite de cabra

Embora possuam praticamente a mesma quantidade de gorduras e proteínas, o leite de cabra e o leite de vaca se diferenciam em vários aspectos, principalmente, na qualidade de seus nutrientes para a saúde. O leite de cabra pode ser digerido duas vezes mais rápido que o de vaca, e isso acontece porque o leite de cabra possui menos lactose, que pode fazer mal à saúde. Ou seja, o tamanho das partículas do leite de cabra são menores, e isso faz com que a digestão seja facilitada, enquanto o leite de vaca é rico em lactose, o que pode significar transtornos na saúde da digestão, principalmente, de adultos e pessoas com intolerância à lactose.
São diversos os benefícios do leite de cabra para a saúde. Ao contrário dos bebês e das crianças, os adultos não possuem as enzimas digestivas o suficiente para digerir bem o leite de vaca e podem optar pelo leite de cabra, já que a má digestão traz alguns problemas à saúde, como náuseas, vômitos e diarreia. O leite de cabra é melhor para a saúde, também, porque não possui aglutinina – uma substância que está presente no leite de vaca e que tem a função de unir as partículas gordurosas, formando uma espécie de ‘coalho’. Por ter uma absorção mais rápida, o leite de cabra é indicado para a saúde de crianças e idosos que sofrem de desnutrição.


O leite de cabra é uma opção para a saúde, já que estima-se que 2 à 3% da população sofra com o problema de alergia ao leite de vaca, que resulta na intolerância à lactose – transtorno pelo qual o sistema digestivo não consegue diregir o leite provocando uma série de desconfortos à saúde da pessoa. O leite de cabra, no entanto, possui duas vezes mais o ácido caproico, caprílico e cáprico. Esses nutrientes do leite de cabra são indicados para as pessoas que sofrem com a má absorção e disfunções no intestino devido ao leite de vaca. Além disso, o leite de cabra possui 20% a menos de gordura em sua composição quando é comparado com o de vaca.

É verdade que o leite de cabra estimula a produção de insulina?

Sim, é verdade sobre o leite de cabra e a insulina, que trata-se de um hormônio responsável pela entrada dos açucares dentro das células, que, por sua vez, são essenciais para a produção de energia devido à presença de substâncias bio-ativas presentes no leite de cabra. Ou seja, assim como o leite de vaca, o leite de cabra ajuda na produção da insulina, só que a primeira opção é considerada a que oferece maiores benefícios à saúde. Até por possuir menos gordura e ser digerido bem mais rápido, o leite de cabra é uma opção para diabéticos e atletas que procuram pelo soro de leite e alimentos que não prejudicam a saúde.

Composição, aproximada, do leite de cabra (100 ml):

Nutriente Leite de cabra Energia – 65 kcal Proteínas – 3,4 g Carboidratos – 4,4 g Gordura – 3,8 g Colesterol – 11 mg Fósforo – 111 mg Potássio – 204 mg Magnésio – 14 mg Cálcio – 134 mg Ácido Fólico – 1 mcg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.