Alguns dizem que engorda, outros afirmam que é muito caro e outros se queixam dos distúrbios gastrointestinais. Mas em nossa opinião qualquer um que não seja intolerante à lactose pode ter bons ganhos complementando a dieta com leite.

Calorias

O leite é uma excelente fonte de calorias, seja para momentos de volume ou definição. Dois copos de leite desnatado fornecem 180 calorias livres de gordura. Misture isso com um par de colheres de sopa de soro de leite e agora você tem um leite livre de gordura (ou quase) de 380 calorias. Um litro de leite são 440 calorias, 48 gramas de carboidratos e 32 gramas de proteína.

Cálcio

O cálcio faz mais do que garantir alguns bons ossos fortes. Sem entrar muito no científico, o cálcio desempenha um papel importante na contração muscular e relaxamento. Se você não tem uma quantidade suficiente de cálcio não terá contrações na academia.
O cálcio tem ainda mais. Aumentar a ingestão de cálcio pode ajudar realmente a reduzir a gordura corporal.
O cálcio ajuda a decomposição do corpo e a construção de gordura. Apenas certifique-se de beber leite, que te fornecerá uma boa quantidade de cálcio.

Vitaminas

O leite também é rico em vitaminas, as vitaminas A e D. A vitamina A ajuda com a visão.
A vitamina A também funciona como um antioxidante, que mantém o corpo saudável. A vitamina D é, na verdade, um esteróide. A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio, o que beneficiará a força e o crescimento dos ossos.

Carboidratos

Por alguma razão, quando as pessoas vêem a palavra “carboidratos” se assustam e não consomem a comida porque “os carboidratos engordam.” Te daremos uma lição importante que você precisa aprender: muito de qualquer coisa te engordará, (isso se aplica para qualquer macro nutriente) os carboidratos são bons.
Sem carboidratos, não haveria energia para fazer qualquer coisa. É por isso que as pessoas nas dietas cetogênicas estão quase sempre de mau humor.
A única coisa a evitar são os carboidratos simples, ou seja, aqueles que têm um IG alto.
O índice glicêmico do leite é baixo, por isso é considerado uma boa fonte de carboidratos.

Beber leite antes de dormir

Outra estratégia do leite é bebê-lo antes de dormir, assim você terá uma fonte de proteína (caseína) durante a noite.
É muito importante para o fisiculturista, ter uma importante fonte de proteína antes de dormir, já que o seu corpo vai utilizá-la durante toda a noite, você vai estar oito horas sem nenhuma fonte de alimento ou bebida para ajudar a reparar o seu treinamento.