quinta-feira, 12 de junho de 2014

Petiscos saudáveis para a torcida do Brasil na Copa do Mundo 2014

Troque as frituras por sanduíche, esfirra, carpaccio, castanhas, e até
pipoca, feita no microondas, mas com milho tradicional e saco de pão.

A Copa do Mundo é o momento de nos reunirmos com os amigos para torcer pela seleção brasileira, mas ninguém precisa abrir mão da qualidade alimentar e colocar em risco a dieta, atrapalhando o controle de peso ou a performance nos treinos.

Na primeira fase, a maior dificuldade é que os jogos acontecem durante a semana, dias em que a disciplina alimentar e de treinos costuma ser respeitada. É preciso organização para não perder dias de treino e “negociar” os deslizes alimentares, afinal logo após o término da Copa tem a maratona, meia maratona e Family Run no Rio de Janeiro, tem K21 em Maresias,   Normalmente as comemorações são regadas à cerveja, petiscos gordurosos e salgadinhos, o que contribui para o ganho de peso, alterações intestinais e falta de energia durante a prática esportiva. Mas é possível comemorar com os amigos sem perder a performance ou ganhar quilos indesejáveis:

  Beba com moderação: a cerveja além de calorias extras, favorece a desidratação e dificulta a recuperação muscular. Alterne com bastante líquidos.

Escolha petiscos e lanchinhos sem frituras. Veja algumas dicas:

* Mix de nuts e frutas secas: as oleaginosas são ricas em vitaminas e minerais, têm ação antioxidante, são fontes de fibras e de carboidratos. Inclua castanhas, amêndoas, nozes e frutas secas.

* Pipoca: excelente fonte de carboidratos. O que torna a pipoca calórica é o uso de óleo e queijo ralado, por isso faça na pipoqueira ou em panela com pouquíssimo óleo, e acrescente pouco sal. Para fazer no microondas, coloque o milho dentro do saco de “pão francês” e deixe estourar normalmente.

* Mini sanduíches: cream cheese light com peito de peru, pasta de atum com maionese light, salmão defumado com cream cheese light, pasta de tofu, frango desfiado com pasta de soja ou requeijão light, presunto magro com queijo prato light, são opções de lanches nutritivos.
* Carpaccio: pode ser de carne, salmão ou Haddock, com torradinhas.

* Bruschettas: fatias de pão italiano, tomate pelado, dentes de alho, azeite, folhas de manjericão e temperos como sal e pimenta do reino moída. Outra opção é colocar cebola roxa com creme de ricota temperado, ou ricota com alho poró e noz moscada. Para variar o cardápio, vale usar shitake e fundo de alcachofra.

* Mini esfihas assadas, pizza branca com alecrim e sal grosso.

Vale flexibilizar os horários de prática esportiva, mas não abandonar os treinos durante todo o mês de Copa. E mantenha uma rotina alimentar cuidadosa nos dias em jogos.
Excelente Copa para todos: divirta-se sem perder a boa forma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.