Troque as frituras por sanduíche, esfirra, carpaccio, castanhas, e até
pipoca, feita no microondas, mas com milho tradicional e saco de pão.
A Copa do Mundo é o momento de nos reunirmos com os amigos para torcer pela seleção brasileira, mas ninguém precisa abrir mão da qualidade alimentar e colocar em risco a dieta, atrapalhando o controle de peso ou a performance nos treinos.Na primeira fase, a maior dificuldade é que os jogos acontecem durante a semana, dias em que a disciplina alimentar e de treinos costuma ser respeitada. É preciso organização para não perder dias de treino e “negociar” os deslizes alimentares, afinal logo após o término da Copa tem a maratona, meia maratona e Family Run no Rio de Janeiro, tem K21 em Maresias, Normalmente as comemorações são regadas à cerveja, petiscos gordurosos e salgadinhos, o que contribui para o ganho de peso, alterações intestinais e falta de energia durante a prática esportiva. Mas é possível comemorar com os amigos sem perder a performance ou ganhar quilos indesejáveis:
Beba com moderação: a cerveja além de calorias extras, favorece a desidratação e dificulta a recuperação muscular. Alterne com bastante líquidos.
Escolha petiscos e lanchinhos sem frituras. Veja algumas dicas:
* Mix de nuts e frutas secas: as oleaginosas são ricas em vitaminas e minerais, têm ação antioxidante, são fontes de fibras e de carboidratos. Inclua castanhas, amêndoas, nozes e frutas secas.
* Pipoca: excelente fonte de carboidratos. O que torna a pipoca calórica é o uso de óleo e queijo ralado, por isso faça na pipoqueira ou em panela com pouquíssimo óleo, e acrescente pouco sal. Para fazer no microondas, coloque o milho dentro do saco de “pão francês” e deixe estourar normalmente.
* Mini sanduíches: cream cheese light com peito de peru, pasta de atum com maionese light, salmão defumado com cream cheese light, pasta de tofu, frango desfiado com pasta de soja ou requeijão light, presunto magro com queijo prato light, são opções de lanches nutritivos.
* Carpaccio: pode ser de carne, salmão ou Haddock, com torradinhas.
* Bruschettas: fatias de pão italiano, tomate pelado, dentes de alho, azeite, folhas de manjericão e temperos como sal e pimenta do reino moída. Outra opção é colocar cebola roxa com creme de ricota temperado, ou ricota com alho poró e noz moscada. Para variar o cardápio, vale usar shitake e fundo de alcachofra.
* Mini esfihas assadas, pizza branca com alecrim e sal grosso.
Vale flexibilizar os horários de prática esportiva, mas não abandonar os treinos durante todo o mês de Copa. E mantenha uma rotina alimentar cuidadosa nos dias em jogos.
Excelente Copa para todos: divirta-se sem perder a boa forma!
Nenhum comentário:
Postar um comentário