segunda-feira, 9 de junho de 2014

Pé plano adquirido: saiba identificar se tendão tibial está perdendo curvatura


Tendões conectam os músculos aos ossos em toda sua extensão, o que permite dobrar as articulações. Um dos mais importantes tendões da perna é o tendão tibial posterior (TTP). Este tendão começa na barriga da perna, estende-se para baixo por trás do interior do tornozelo e se insere aos ossos no meio do pé.
O tendão tibial posterior ajuda a manter o seu arco (curva plantar) e fornece suporte do pé ao caminhar. Se este tendão tornar-se inflamado, sobrecarregado ou com microfissuras, você pode sentir dor no tornozelo, região interna e gradualmente perder o arco interno na parte inferior do pé, levando ao pé chato.
Quais são os sinais de pé chato progressivo?
- A dor e inchaço no interior do tornozelo
- Perda do arco e o desenvolvimento de um pé

 plano
- Desenvolvimento gradual de dor no lado externo do tornozelo ou do pé
- Fraqueza e incapacidade de ficar sobre os dedos dos pés
- Dor no meio do pé, especialmente quando está sob estresse durante a atividade esportiva (sobrecarga)
O que causa o pé chato progressivo por insuficiência do TTP?
O pé plano progressivo muitas vezes ocorre em mulheres com mais de 50 anos de idade e pode ser devido a uma anormalidade inerente ao tendão. Mas há vários outros fatores de risco, incluindo:
- Obesidade
- Diabetes
- Hipertensão
- Cirurgia ou trauma anterior, tal como uma fratura do tornozelo na parte interior do pé
- Injeções de esteroides locais
- Doenças inflamatórias, tais como a síndrome de Reiter, artrite reumatoide, psoríase e artropatia spondylosing.
Os atletas que estão envolvidos em esportes como basquete, tênis, futebol, ou seja, esportes de impacto, podem estirar o tendão tibial posterior. O tendão também pode inflamar se forçado excessivamente, como ocorre em provas longas de corrida.
Como é pé plano progressivo é diagnosticado?
O diagnóstico baseia-se tanto na história como no exame físico. O médico pode pedir-lhe para ficar em seus pés descalços de costas para ele para ver como funciona seu pé. À medida que a doença progride, a parte dianteira do pé afetado começará a deslizar para o lado de fora. De trás, ele vai olhar como se você tivesse "muitos dedos a mostra" (sinal do Too many toes).
Você também pode ser convidado a ficar no seu pé ou fazer uma única elevação do calcanhar. Você vai ficar com as mãos na parede, levantar o pé afetado do chã, e levantar-se sobre os dedos do outro pé. Normalmente, o calcanhar irá girar para dentro; a ausência deste sinal indica disfunção tendão tibial posterior. O médico pode solicitar raios-X, um ultrassom ou uma ressonância magnética do pé.
 Sem tratamento, a disfunção do tendão tibial posterior pode causar artrite no tornozelo (Foto: Editoria de Arte)


Sem tratamento, o pé chato  se desenvolve a partir da  disfunção do tendão tibial posterior, podendo tornar-se  eventualmente rígido e com artrite no tornozelo. A dor aumenta e se espalha para o lado externo do tornozelo. O jeito que você anda pode ser afetado e uso de sapatos pode ser difícil.
O tratamento recomendado pelo médico dependerá de quão longe a condição progrediu. Nos estágios iniciais, a disfunção do tendão tibial posterior pode ser tratada com repouso, medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides e imobilização do pé de seis a oito semanas com um arco/palmilha rígida para dar suporte. Pode ser necessária a colocação de cunha no calcanhar. Se a condição for avançada, o médico pode recomendar que você use uma órtese tornozelo-pé feito por encomenda para apoio.
Se os tratamentos conservadores não funcionam, o médico pode recomendar a cirurgia. Vários processos podem ser utilizados para tratar pé chato progressivo, muitas vezes mais do que um procedimento é realizado ao mesmo tempo. O médico irá recomendar um tratamento específico com base no seu caso individual.
As opções cirúrgicas incluem:
- Tenosinovectomia: Neste procedimento, o cirurgião irá limpar (debridar) e remover (retirar)  qualquer tecido inflamado em torno do tendão.
- Osteotomia: Este procedimento altera o alinhamento do osso do calcanhar (calcâneo). O cirurgião pode por vezes achar necessário remover uma parte do osso.
- Transferência do tendão: Este procedimento utiliza algumas fibras de outro tendão (por exemplo: o flexor longo dos dedos, o que ajuda a curvar os dedos dos pés) para reparar/ substituir o tendão tibial posterior danificado.
- Alongamento da coluna lateral: Neste procedimento, o cirurgião remove uma pequena peça em forma de cunha de osso a partir do seu quadril ou de um cadáver e coloca-o na parte externa do calcâneo. Isso ajuda a realinhar os ossos e recriar o arco.
- Artrodese: Este procedimento funde um ou mais ossos, eliminando o movimento na articulação. Isto estabiliza a parte posterior e impede a condição de evoluir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.