sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Frutas vermelhas benefícios
A melancia, cereja, morango, acerola, amora, maçã entre outras são consideradas frutas vermelhas. Essas frutas nos fornecem importantes propriedades para a saúde do corpo e ainda são ricas e, fibras, vitaminas e minerais.
O grupo das frutas vermelhas se destacam por causa dos nutrientes de poder anti-oxidante. Essas frutas nos fornecem baixas calorias, e possuem compostos bioativos que contribuem para a prevenção de diversas doenças que prejudicam a saúde. São os compostos que dão a coloração vermelha da fruta.
As frutas de cor vermelha atuam na diminuição do colesterol, na prevenção de doenças cardiovasculares e ainda fortalece o nosso sistema imunológico.
A maioria das vezes as frutas vermelhas são consumidas como geléias, recheio para tortas, doces, caldas e para decoração de sobremesas. É melhor dar preferência para as frutas vermelhas que são consumidas cruas, (in natura), porque o processo de cozimento e secagem da fruta alteram as propriedades nutricionais
- A maçã possui ácido málico que estimula as funções cerebrais e auxilia na absorção da vitamina C no organismo. A maçã é fonte de fibra (pectina) que ótima para o funcionamento do intestino.
- A cereja é fonte de fibras e vitaminas A e C. A quantidade de flavonóides que a fruta contém protege contra as doenças cardiovasculares.
- O morango reduz os níveis de colesterol ruim do sangue. A fruta é rica em compostos fenólicos, catequinas e vitamina C. o morango é o alimento mais contaminado com pesticida por isso é mais indicado consumir os morangos orgânicos.
- A melancia possui uma grande quantidade de água por isso a fruta considerada diurética. A fruta é rica em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B. ela combate os radicais livres com o licopeno e glutationa.
- O caqui é rico em fibras, como a maçã, além de conter betaroteno, cálcio, fósforo e ser anti-oxidante, combate os radicais livres.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário