terça-feira, 4 de outubro de 2011

Benefícios do café preto

O café preto é uma bebida muito consumida no mundo todo. Mas algumas pessoas têm preconceito com o café. Aquelas pessoas que costumam tomar café em pequenas doses beneficiam a saúde. Existem pessoas que tomam café apenas para satisfazer o prazer de degustar a bebida.
O café é rico em minerais, ácidos clorogênicos, vitamina B, antioxidantes naturais e nutrientes que auxiliam na prevenção da depressão e conseqüências dela como, alcoolismo, consumo de drogas e tabagismo.
Três ou quatro xícaras de café é a quantidade diária que os especialistas recomendam. O ideal é consumir 500mg de cafeína, pois essa quantidade estimula a memória, aprendizado escolar, concentração.

Os americanos consomem aproximadamente quatrocentos milhões de canecas de café por dia.
O café é uma bebida muito estudada e apresenta benefícios para a saúde, apesar de existir muitas controvérsias dos efeitos dele para a saúde.

O café é fortemente pulverizado, portanto uma caneca de café não orgânico contém uma certa dose de pesticida tóxicos.
O ideal é beber café descafeinado, pois pessoas encontram problemas com a cafeína. O café deve ser consumido em pequenas quantidades para usufruir dos benefícios dessa bebida saborosa.

Algumas pessoas acreditam que o café se associa a diversos riscos para a saúde, porém pesquisas sugerem o consumo de café, pois ele trás uma série de benefícios para a saúde se consumo em pequenas quantidades (duas canecas por dia). Estudos apontam revelam que o café proporciona efeitos que protegem contra algumas doenças como asma, cirrose hepática, diabetes do tipo dois, cálculos biliares, doença de Alzheimer, golpes, dores de cabeça, doença de Parkinson e cancro do cólon.
A cafeína vicia, por isso os jovens que trabalham ou estudam não podem tomar mais que duas canecas por dia para o corpo não viciar à estimulação da cafeína.

Apesar de todas as alegações de saúde, a cafeína é estimulante. A dependência da cafeína melhora o desempenho e ainda salienta o corpo de todas as tensões.

Para aquelas pessoas que acham que o café não faz bem para a saúde, uma boa alternativa é recorrer ao chá que possui menos teor de cafeína. O chá também contém antioxidantes assim como o café. Entre todos os chás que beneficiam a saúde, o chá branco é o mais processado e contêm mais antioxidantes. O chá verde e o chá preto também contêm mais antioxidantes.
O café não é o líquido mais saudável para beber, mas se preferir beber café escolha os cafés orgânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.