quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Benefícios da maçã para a saúde
Essa fruta é versátil, pois possui muita facilidade para ser consumida e transportada, além de ser acessível à grande maioria da população.
É rica em flavonóides, ácido málico, taninos, pectina e além de ter outros tipos de funções como amenizar alguns tipos de problemas do sistema digestivo como constipação intestinal e diarréia, previne o aumento das taxas de colesterol no sangue e ainda mantêm os níveis ideais e normais de triglicérides e glicose no sangue.
Estudos recentes comprovam as propriedades anticancerígenas e antioxidantes da maçã por causa dos flavonóides e polifenóis que existem nela, que ajudam a retardar o envelhecimento, pois eles preservam as células. Os estudos ainda demonstraram que a ação benéfica está na combinação dos fitonutrientes que foram encontrados na casca e na polpa da maçã, que é literalmente uma importante fonte de antioxidantes que ajudam a evitar que os radicais livres que existem no organismo, causem danos as células e aos tecidos. Outros estudos demonstraram que tanto o suco da maçã quanto a fruta contêm fitonutrientes que obstruem a oxidação do LDL (colesterol ruim), que é conhecido como um dos principais causadores das doenças cardiovasculares. Os fitonutrientes presentes na maçã diminuem os riscos de ocorrer doenças do coração e câncer de pulmão. O suco feito a partir da maçã aumenta o efeito de proteção dos seus compostos antioxidantes e fenólicos.
Quem consome duas maçãs por dia, seja a fruta ou o suco, ajuda a combater doenças cardiovasculares, pois a maçã é rica em fibras, antioxidantes e flavonóides que reduzem os níveis de colesterol ruim no sangue e assim diminui o risco do infarto. Auxilia também na prevenção do câncer de cólon e mama. A maçã protege os pulmões dos efeitos da fumaça, aumenta a capacidade respiratória e ainda auxilia na perda de peso.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário