segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Quais os alimentos que contém fibras

As fibras não podem faltar na alimentação. Fibras se associam a benefícios muito importantes para a saúde das pessoas, um exemplo disso é elas previrem as doenças do intestino. A pessoa que acrescenta mais fibras e menos gorduras na sua dieta alimentar consegue reduzir os riscos de câncer, diabetes e doenças do coração. Os alimentos ricos em fibras são úteis para controlar o peso e prevenir o tratamento da obesidade. Alimentos ricos em fibra saciam a fome e permanecem mais tempo no estômago do que alimentos que são refinados, quando isso acontece à tendência é consumir mais calorias.
Fibras são encontradas só em plantas. Alimentos de origem animal como produtos lácteos, carnes e ovos não possuem fibras. Fibras são as partes dos grãos, frutas e vegetais que não conseguem ser digeridas pelo organismo e assim passam intactas pelo sistema digestivo e são eliminadas através das fezes. A digestão fica mais lenta e ocorre obstipação quando o organismo não recebe fibra o suficiente.
As fibras são importantes por que:
- Tem capacidade de absorver os líquidos e estimular os movimentos peristálticos do intestino, melhorando então o transito intestinal.
- Previne doenças cardiovasculares e remove o colesterol do organismo.
- Ajuda a controlar a obesidade e aumenta o volume do bolo alimentar, induzindo a sensação de saciedade.
- Absorve toxinas dos metais pesados e inibem a proliferação de microorganismos.
As fibras são encontradas nos alimentos como grãos integrais (arroz integral, quirera, canjica, trigo integral, trigo para quibe, farelo de trigo, germe de trigo entre outros). Grãos como (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha entre outras leguminosas). Faça a substituição do pão branco para o (pão integral, biscoitos, bolachas, massas integrais). Grãos integrais como (soja, gergelim, trigo, aveia, torrada, semente de girassol, linhaça e nozes).
Algumas frutas e hortaliças precisam ser consumidas com casca, as sementes comestíveis também podem ser consumidas.
Frutas como pêra, maçã, laranja, ameixas, damascos, uvas-passas, banana, pêssego.
Alimentos como batata doce, abóbora, alface, espinafre, espaguete, brócolis, mamão papaia, pêra, cenoura, tomate, farelo de aveia, cereja, uva, kiwi, morango, pepino, alho, cebola, aipo, couve-flor, damasco, melancia, cogumelo, ervilha, chuchu, repolho, espargos, pimentão, agrião, tangerina, fico, coco, caqui, goiaba, manga, abacate, abacaxi, acelga, amêndoas, berinjela entre outros mais.
Alimentos crus mantêm a estrutura da fibra.

sábado, 29 de outubro de 2011

Frutas para bebês de 6 meses

A papinha de frutas pode começar a ser introduzida a partir dos seis meses de idade. A papinha só acrescenta mais fibras e vitaminas a alimentação do bebê.
O bebê deve receber leite materno exclusivamente até os seis meses. Depois dos seis meses os alimentos devem ser introduzidos para complementar a alimentação junto com o leite materno todos os nutrientes que o bebê precisa. A criança pode receber o leite materno junto com outros alimentos até os dois anos de idade ou mais depende da mãe e da criança.
As primeiras frutas que podem ser oferecidas ao bebê é a maçã, banana, mamão papaia, pêra, ameixa, melancia, goiaba e melão.

Antes de preparar qualquer receita para o bebê lave bem as mãos que as frutas. Corte sempre e pequenos pedaços.
Ingredientes: uma banana, uma pêra e uma polpa de laranja
Modo de preparo: bata no liquidificador e acrescente duas ou três colheres de cereais sem glúten. Se o bebê não for consumir na hora, guarde um recipiente de vidro, tampado dentro da geladeira. Essa papinha de frutas fornece 170 calorias, gorduras, fibra e proteínas. Escolha as frutas mais maduras para o preparo. Se preferir pode ferver as frutas por dois minutos para deixá-las mais moles para facilitar a mastigação do bebê.

Além de oferecer frutinhas esmagadinhas para o bebê, as mães podem oferecer os mesmo nutrientes em forma de suco. A vantagem do suco é que pode ser feito com qualquer fruta, além de que todos os benefícios dos legumes também podem ser consumidos dentro do suco. Suco de laranja com beterraba e cenoura fornece energia, vitamina C e bastante ferro para o bebê. Além de que frutas cítricas podem ser suavizadas com algumas frutas mais adocicadas como a cenoura e a maçã. Suco de melancia, manga e melão são docinhos e não precisam de açúcar. As frutas da época são as melhores opções, pois elas contêm mais vitaminas, além de serem mais baratas e saborosas.
Alguns pediatras aconselham não misturar as frutas com os legumes para os bebês aprenderem a identificar o sabor das frutas. Mas se os bebês tomam o suco oferecido sem problemas não há com o que se preocupar, além de que o suco de frutas e legumes trás mais nutrientes e benefícios para a saúde do bebê.
Os sucos e as frutas só devem ser adoçados com mel e açúcar depois que o bebê completar um ano de idade, por isso suco de maracujá e limão não deve ser oferecido ao bebê.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Quais os benefícios das frutas e verduras

Inúmeros são os benefícios que trazemos a nossa saúde quando nos alimentamos bem, além do bem-estar também melhor qualidade de vida para as pessoas.
Além dos diversos nutrientes existentes em cada uma das frutas e verduras, destacam-se a variedade e qualidade em que esses nutrientes chegam até as pessoas, pois as frutas e verduras são determinantes para uma boa alimentação. Veja abaixo as propriedades de algumas frutas e verduras:
Abacate: Alimento rico em vitaminas B, E, potássio e gordura monoinsaturada. Uma das suas principais vantagens funcionais, vamos dizer assim, é a ajuda perante reumatismo, bronquite, cálculos renais, diarréia, eczema, pele seca, parasitas intestinais, colesterol, tosse, rouquidão e artrite. Por incrível que pareça, o abacate sacia a fome e estimula muito a cicatrização. Como todo alimento rico em vitamina E, é saudável a sua ingestão para pessoas com doenças cardiovasculares, a vitamina E reforça o sistema imunitário também.
Alface: Verdura rica em potássio, cálcio, ferro e vitamina A, C e niacina, é capaz de agir como sedativo, calmante, cicatrizante e desintoxicante. É usado com frequência contra insônia e perturbações relacionadas ao sistema nervoso, dores crônicas de cabeça e tosse. Dentre tudo isso ainda tem uma propriedade interessante, é capaz de combater o câncer.
Batatas: ricas em cálcio, potássio, fibras e vitamina C. Auxilia no tratamento do câncer, dores de estômago e enfermidades intestinais. Pode evitar a formação de coágulo sanguíneo e reduzir riscos de doenças cardíacas.
Coco: Muito rico em vitaminas A, do complexo B (B1, B2, B5), vitamina C e sais minerais. São vários os benefícios que o coco pode trazer a vida de uma pessoa, as principais são: auxilia a redução do colesterol, reduz significativamente à pressão arterial, desidratação, diarréia, ajuda no tratamento de úlcera estomacal, faz a depuração do sangue, ajuda e preveni no tratamento da artrite, em função da água do coco, hidrata a pele e o organismo, e um dos maiores benefícios é evitar vômitos e náuseas na gravidez.
Ervilhas: Ricas em vitaminas A, C, fósforo, cálcio, ferro e potássio. Seus principais benefícios são: combate eficientemente dores no estômago, intestino, serve como laxante e coágulo no sangue.
E se você prestar atenção, frutas e verduras custam menos de 20% do que alimentos industrializados, os quais não trazem de forma geral benefícios à saúde. A qualidade de vida depende também de uma boa alimentação.

domingo, 23 de outubro de 2011

Poluição pode provocar doenças nos olhos

Quem vive em cidades com alto índice de poluição tem mais chances se sofrer com irritações oculares do que aqueles que vivem em regiões onde o índice de poluição é menor. Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que nas cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes a média de poluição do ar por metro cúbico é igual a 40 microgramas, o dobro do recomendado.

Nessa época do ano, onde as queimadas tomam conta do país, a tendência é piorar. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, a maior concentração de poluentes no ar predispõe ao olho seco, alergia ocular, inflamação da córnea (ceratite) e da conjuntiva (conjuntivite). “Só para se, ter uma idéia, neste período do ano as crises alérgicas crescem 40%”, diz.

O médico explica que a lágrima tem função de proteger o olho, e o aumento da poluição faz com que ela evapore mais rapidamente, deixando o olho seco e desprotegido. “Manter o corpo hidratado, colocar vasilhas com água nos ambientes e consumir semente de linhaça previnem o ressecamento da lágrima”, ensina. “Quanto aos colírios, eles só devem ser usados com recomendação médica”, completa.

Veja dicas de prevenção:

· Lavar as mãos com frequência
· Evitar tocar os olhos.
· Não compartilhar objetos, maquiagem, colírio e toalhas.
· Evitar aglomerações.
· Beber bastante água para melhorar a hidratação ocular.
· Interromper o uso de lentes de contato em casos de desconforto.
· Evitar o uso de ar condicionado.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Refrigerante diet aumenta risco de engordar


Estudo da Escola de Medicina da Universidade do Texas, concluiu que quanto mais se toma refrigerante diet, mais há risco de engordar. Os refrigerantes são os que mais contêm aspartame, substância que também está em alguns adoçantes.

“Sou totalmente contra o aspartame”, diz o endocrinologista e nutrólogo Mohamad Barakat, citando estudos que associam seu uso a algumas doenças. “O que ocorre com o uso prolongado é uma alteração na papila que manda mensagem para o cérebro. Isso faz com que a pessoa queira consumir cada vez mais coisas doces, gerando obesidade e até síndromes metabólicas”, explica.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Bolo Integral

2 xícaras de farinha de arroz integral
1 xícara de farinha de soja
1 xícara de açúcar mascavo
½ xícara de óleo
½ xícara de uvas passas
2 xícaras de leite de soja
2 xícaras de maça picada
1 colher rasa (sobremesa) de fermento em pó
Misture o açúcar mascavo e óleo, batendo até ficar cremoso, em seguida acrescente o leite de soja. Adicionar aos poucos as farinhas previamente misturadas. Misturar bem e despejar a massa em uma forma untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo. Assar por aproximadamente 35 minutos.
Tempo: 50 minutos
Rendimento: 1 unidade

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Alimentos que aceleram o metabolismo

O consumo de água gelada ou chá verde, alguns tipos de pimenta, ingestão de gengibre e produtos que contenham em suas propriedades Omega 3 ajudam muito na aceleração do metabolismo, e que na sequencia ajudam na perda de peso. Segundo nutricionistas, esse tipo de alimento é chamado de Termogênicos, que quando digeridos, aumentam o metabolismo e também a temperatura interna do corpo. Em conseqüência do aumento de temperatura corporal interna, queimam calorias e ajudam a perder peso. Claro que, para ter efeito positivo, deve-se ser ingeridos com regularidade no dia-a-dia. Para de fato emagrecer com este tipo de cuidado, é importante manter uma alimentação equilibrada, pois não adianta comer gengibre e tomar chá verde o dia inteiro e a noite comer um vasto banquete de churrasco. Além da necessidade de exercícios físicos. O metabolismo é na verdade o conjunto de transformações que os nutrientes e diversas outras substâncias químicas sofrem no interior do corpo, produzindo assim, energia suficiente para manter o corpo funcionando. O metabolismo pode é variável e influenciado por inúmeros fatores, genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e a constante prática de exercícios físicos. Veja alguns alimentos termogenicos:
- Água geada: beba oito copos de água gelada por dia é capaz de queimar cerca de 200 calorias, essa queima é devida a energia gasta pelo organismo para que a água de 5ºC seja elevada a temperatura corporal, 37ºC.
- Gengibre: estudos revelam que o gengibre aumenta o metabolismo em até 20%, tanto cru como refogado, até mesmo em forma de chá.
- Pimenta caiena (vermelha): acelera o metabolismo em até 20%, pois aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de significativa melhora na digestão. Tem como função no organismo de retirar gorduras das artérias.
- Omega 3: aumenta o metabolismo queimando calorias, funciona também como antiinflamatório, além de prevenir e tratar doenças cardiovasculares.
- Chá verde: reduz a absorção de açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (responsável pela digestão de carboidratos). Diminui a compulsão de carboidratos, acelera o transito intestinal e aumenta o metabolismo, auxiliando na queima de gorduras.
- Outras dicas importantes: fracione as refeições, cerca de cinco ou seis vezes ao dia, coma devagar e mastigue bem os alimentos, reduza o consumo de alimentos gordurosos, de preferência a alimentos ricos em fibras pois demoram mais para serem digeridos, e conseqüentemente aceleram o metabolismo.

domingo, 16 de outubro de 2011

Como funciona a digestão dos alimentos

A digestão começa pela boca. Diversos processos químicos vão transformar os alimentos que consumimos em compostos digeridos em partículas pequenas que passam pelos nossos órgãos.
Quando comemos qualquer alimento, os dentes começam a dividir e triturar os alimentos em partículas menores. O atrito entre os dentes junto com o auxilio da língua e da saliva que umedecem os alimentos e transformam as partículas menores em um bolo alimentar. Os alimentos devem ser muito bem triturados para que as enzimas possam conseguir entrar sem contato com as partículas de alimentos para conseguir desmontar totalmente as moléculas de comida. Quanto menor a partícula de comida maior vai ser o trabalho da enzima.
Depois de a comida virar bolo alimentar ela desce pela faringe, passando pelo esôfago e até chegar ao estômago.
A produção de suco gástrico no estômago começa a quebrar as proteínas do bolo alimentar. Em seguida os alimentos são empurrados através de movimentos peristálticos para o intestino delgado onde os alimentos serão molhados pelos sucos digestivos que são produzidos pela parede do intestino, pâncreas e fígado.
É na parede do intestino que os sensores estimulantes vão estimular os hormônios da digestão e fabricar secreções dependendo da necessidade mais ou menos hormônios digestivos.
O intestino delgado é divido em três partes a primeira é o duodeno que possui cerca de doze dedos de comprimento. É no duodeno que a enzima tripsina é produzida pelo pâncreas e é nessa região do intestino delgado que o processo de quebra das proteínas continua.
A segunda parte do intestino delgado é subdividida em jejuno e íleo, pois é nessa região que a enzima peptidases completa a transformação das proteínas em aminoácidos. A maltose que é uma enzima produzida pela parede do intestino é transformada em moléculas de glicose. Os outros tipos de açúcares também são divididos no jejuno e no íleo.
A última parte que é o íleo absorve as moléculas de alimento transformadas quimicamente pelas enzimas que são capazes de ganhar sangue na parede do intestino que irá distribuir as moléculas para todas as células do corpo.
Na região do íleo é absorvida toda a água presente no bolo alimentar.
Quando os restos alimentares chegam no intestino grosso continua o processo de absorção da água. É onde são formadas as fezes que serão eliminadas do corpo através do ânus.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Frutas vermelhas benefícios

As frutas de coloração vermelha beneficiam nosso organismo. As frutas vermelhas combatem os radicais livres, previnem problemas cardiovasculares e aumentam a imunidade do organismo. A cor vermelha das frutas trazem muitos benefícios que são essenciais para o organismo, porém é preciso ter muitos cuidados, pois não apenas as frutas vermelhas, mas no geral é preciso lavar com cuidado, pois elas contêm altos índices de agrotóxicos que prejudicam a saúde. É ideal lavar e deixar de molho as frutas antes consumir. É sempre bom manter as frutas refrigeradas e sempre consumir em até três dias após a compra.
A melancia, cereja, morango, acerola, amora, maçã entre outras são consideradas frutas vermelhas. Essas frutas nos fornecem importantes propriedades para a saúde do corpo e ainda são ricas e, fibras, vitaminas e minerais.
O grupo das frutas vermelhas se destacam por causa dos nutrientes de poder anti-oxidante. Essas frutas nos fornecem baixas calorias, e possuem compostos bioativos que contribuem para a prevenção de diversas doenças que prejudicam a saúde. São os compostos que dão a coloração vermelha da fruta.
As frutas de cor vermelha atuam na diminuição do colesterol, na prevenção de doenças cardiovasculares e ainda fortalece o nosso sistema imunológico.
A maioria das vezes as frutas vermelhas são consumidas como geléias, recheio para tortas, doces, caldas e para decoração de sobremesas. É melhor dar preferência para as frutas vermelhas que são consumidas cruas, (in natura), porque o processo de cozimento e secagem da fruta alteram as propriedades nutricionais
- A maçã possui ácido málico que estimula as funções cerebrais e auxilia na absorção da vitamina C no organismo. A maçã é fonte de fibra (pectina) que ótima para o funcionamento do intestino.
- A cereja é fonte de fibras e vitaminas A e C. A quantidade de flavonóides que a fruta contém protege contra as doenças cardiovasculares.
- O morango reduz os níveis de colesterol ruim do sangue. A fruta é rica em compostos fenólicos, catequinas e vitamina C. o morango é o alimento mais contaminado com pesticida por isso é mais indicado consumir os morangos orgânicos.
- A melancia possui uma grande quantidade de água por isso a fruta considerada diurética. A fruta é rica em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B. ela combate os radicais livres com o licopeno e glutationa.
- O caqui é rico em fibras, como a maçã, além de conter betaroteno, cálcio, fósforo e ser anti-oxidante, combate os radicais livres.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Benefícios da maçã para a saúde

A maçã traz inúmeros benefícios para a saúde. Algumas pessoas chegam a dizer que quem come uma maçã por dia não precisa de médico, pois estudos sobre a maçã comprovaram que quem consome maçã com frequência auxilia na manutenção da saúde.
Essa fruta é versátil, pois possui muita facilidade para ser consumida e transportada, além de ser acessível à grande maioria da população.
É rica em flavonóides, ácido málico, taninos, pectina e além de ter outros tipos de funções como amenizar alguns tipos de problemas do sistema digestivo como constipação intestinal e diarréia, previne o aumento das taxas de colesterol no sangue e ainda mantêm os níveis ideais e normais de triglicérides e glicose no sangue.
Estudos recentes comprovam as propriedades anticancerígenas e antioxidantes da maçã por causa dos flavonóides e polifenóis que existem nela, que ajudam a retardar o envelhecimento, pois eles preservam as células. Os estudos ainda demonstraram que a ação benéfica está na combinação dos fitonutrientes que foram encontrados na casca e na polpa da maçã, que é literalmente uma importante fonte de antioxidantes que ajudam a evitar que os radicais livres que existem no organismo, causem danos as células e aos tecidos. Outros estudos demonstraram que tanto o suco da maçã quanto a fruta contêm fitonutrientes que obstruem a oxidação do LDL (colesterol ruim), que é conhecido como um dos principais causadores das doenças cardiovasculares. Os fitonutrientes presentes na maçã diminuem os riscos de ocorrer doenças do coração e câncer de pulmão. O suco feito a partir da maçã aumenta o efeito de proteção dos seus compostos antioxidantes e fenólicos.
Quem consome duas maçãs por dia, seja a fruta ou o suco, ajuda a combater doenças cardiovasculares, pois a maçã é rica em fibras, antioxidantes e flavonóides que reduzem os níveis de colesterol ruim no sangue e assim diminui o risco do infarto. Auxilia também na prevenção do câncer de cólon e mama. A maçã protege os pulmões dos efeitos da fumaça, aumenta a capacidade respiratória e ainda auxilia na perda de peso.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Conheça a nova dieta do DNA

Uma nova área da ciência estuda a relação entre os nutrientes dos alimentos, os genes e a saúde, conheça a nutrigenômica. A Nutrigenômica estuda como os nutrientes dos alimentos influenciam o funcionamento dos genes. A nutrigenética investiga como os genes podem afetar a forma do organismo aproveitar os nutrientes fornecidos pelos alimentos. A reação diferenciada acontece devido à diferença do DNA de cada um. Por isso, os nutrientes que fazem bem para uma pessoa podem não ser benéficos para outras. Os alimentos agem de forma diferente em cada pessoa por causa da herança genética. Para verificar a possibilidade é necessário desenvolver o que se chama de nutrigenôgrama, que indica o perfil metabólico da pessoa avaliada. Com esses dados em mãos, o pesquisador faz um estudo e tenta descobrir como os constituintes dos alimentos atuam nas células e como uma dieta diversificada pode interagir com a composição genética individual, tanto no sentido de aumentar como de diminuir o risco de doenças, entre elas doenças cardiovasculares, os diabetes tipo 2 a obesidade, e certos tipos de câncer. A nutrigenômica reúne informações que possibilitam entender porque uma dieta funciona adequadamente para algumas pessoas, porem não para todas. Ela explica por que determinadas pessoas são incapazes de consumir certos alimentos, e apresentam alergias ou intolerâncias celulares, enquanto outros podem ter consumo indiscriminado do mesmo alimento. Um sistema alimentar equilibrado individualizado poderia ser proposto, algo determinado ‘’dieta fundamentada do DNA’’ ou ‘’ a dieta dos genes’’. Essa dieta previne doenças ao mesmo tempo em que promove a saúde.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Alimentos orgânicos e inorgânicos

Para nosso organismo respirar, crescer, desenvolver e manter o sangue circulando, o cérebro, os rins e todos os outros órgãos em bom funcionamento nosso organismo precisa de energia que podemos obter através dos alimentos incorporados e processados na nossa estrutura.
Substâncias naturais são classificadas em orgânicas e inorgânicas. Os alimentos que são orgânicos são obtidos através de animais e vegetais como, farinhas, carne, leite e verduras. Os alimentos que são inorgânicos são fornecidos através da natureza a partir de elementos vivos como sais minerais e água.
As substâncias orgânicas se formam através dos arranjos do elemento químico carbono e por esse motivo o carbono é à base de todas as formas de vida que conhecemos.
- As substâncias naturais orgânicas se sintetizam pelos seres vivos. As proteínas, os lipídios, e os açúcares são substâncias orgânicas vivas que encontramos nos tecidos. A lactose, sacarose, frutose e a glicose são substâncias que se empregam na indústria alimentícia para a fabricação de bolos, balas, biscoitos bombons e doces. Os açúcares também são empregados pelas indústrias farmacêuticas. Todos os dias as pessoas consomem produtos que são derivados do leite, que é um alimento essencialmente orgânico. A indústria dos cosméticos utiliza substâncias orgânicas de origem vegetal e animal para fabricar xampus, sabonetes, cremes, óleos e loções.
- As substâncias inorgânicas são consideradas todas aquelas que não são orgânicas como, por exemplo, os minerais. A água é considerada uma substância inorgânica que é essencial e imprescindível para a nossa vida e esta sempre presente nas células do nosso corpo, nos alimentos, animais e vegetais. O cloreto de sódio mais conhecido como sal de cozinha é uma substância inorgânica que esta presente na nossa vida. O sal é extraído da natureza e faz parte da nossa alimentação e contribui para a manutenção da nossa saúde se for consumido com moderação. Os metais que são adquiridos através de minerais como o cobre, alumínio, e ferro são utilizados para a produção de barras, chapas e utensílios domésticos.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Benefícios do café preto

O café preto é uma bebida muito consumida no mundo todo. Mas algumas pessoas têm preconceito com o café. Aquelas pessoas que costumam tomar café em pequenas doses beneficiam a saúde. Existem pessoas que tomam café apenas para satisfazer o prazer de degustar a bebida.
O café é rico em minerais, ácidos clorogênicos, vitamina B, antioxidantes naturais e nutrientes que auxiliam na prevenção da depressão e conseqüências dela como, alcoolismo, consumo de drogas e tabagismo.
Três ou quatro xícaras de café é a quantidade diária que os especialistas recomendam. O ideal é consumir 500mg de cafeína, pois essa quantidade estimula a memória, aprendizado escolar, concentração.

Os americanos consomem aproximadamente quatrocentos milhões de canecas de café por dia.
O café é uma bebida muito estudada e apresenta benefícios para a saúde, apesar de existir muitas controvérsias dos efeitos dele para a saúde.

O café é fortemente pulverizado, portanto uma caneca de café não orgânico contém uma certa dose de pesticida tóxicos.
O ideal é beber café descafeinado, pois pessoas encontram problemas com a cafeína. O café deve ser consumido em pequenas quantidades para usufruir dos benefícios dessa bebida saborosa.

Algumas pessoas acreditam que o café se associa a diversos riscos para a saúde, porém pesquisas sugerem o consumo de café, pois ele trás uma série de benefícios para a saúde se consumo em pequenas quantidades (duas canecas por dia). Estudos apontam revelam que o café proporciona efeitos que protegem contra algumas doenças como asma, cirrose hepática, diabetes do tipo dois, cálculos biliares, doença de Alzheimer, golpes, dores de cabeça, doença de Parkinson e cancro do cólon.
A cafeína vicia, por isso os jovens que trabalham ou estudam não podem tomar mais que duas canecas por dia para o corpo não viciar à estimulação da cafeína.

Apesar de todas as alegações de saúde, a cafeína é estimulante. A dependência da cafeína melhora o desempenho e ainda salienta o corpo de todas as tensões.

Para aquelas pessoas que acham que o café não faz bem para a saúde, uma boa alternativa é recorrer ao chá que possui menos teor de cafeína. O chá também contém antioxidantes assim como o café. Entre todos os chás que beneficiam a saúde, o chá branco é o mais processado e contêm mais antioxidantes. O chá verde e o chá preto também contêm mais antioxidantes.
O café não é o líquido mais saudável para beber, mas se preferir beber café escolha os cafés orgânicos.

sábado, 1 de outubro de 2011

Qual o beneficio da soja?



Os componentes da soja são capazes de alimentar e proporcionar inúmeros benefícios para a nossa saúde. Diversos pratos podem ser preparados com o grão da soja como ingrediente principal e, assim modificando o sabor e proporcionando um paladar mais apurado.
Consumir soja auxilia as mulheres que estão enfrentando a menopausa, proporcionando alívio nos sintomas típicos desse período. O grão da soja garante a prevenção do câncer de mama, a diminuição dos níveis de colesterol no sangue e a prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares.
A soja é uma leguminosa que é utilizada na fabricação de bebidas como leite e suco de soja.
Em boa parte dos alimentos que consumimos a soja está presente, contribuindo para a boa saúde do nosso corpo. Inúmeros alimentos são misturados soja na sua composição, exemplos disso, é o iogurte de soja, suco de soja, carne, queijo de soja, leite, farinha, biscoitos, chocolates de soja entre outros alimentos enriquecidos com esse ingrediente.
A soja auxilia no combate de doenças do coração, alivia os sintomas da osteoporose e no tratamento de alguns tipos de câncer. Os alimentos que são enriquecidos com soja podem ser consumidos, porque não têm contra indicação e faz muito bem para a saúde das pessoas. Não é porque os alimentos que contém soja possuem um gosto diferente que devemos excluí-los da nossa alimentação.
A soja é rica em fibras e proteínas. O óleo de soja é considerado bom, porque é rico em Ômega-3. É a única leguminosa considerada uma proteína completa, que contém todos os aminoácidos que são essenciais na alimentação das pessoas, segundo uma agência dos Estados Unidos da América.
A isoflavona também está presente na soja e, por isso combate o câncer, porém se consumida em excesso pode desencadear a doença, segundo estudos recentes.
Os legumes que consumimos são incompletos e, por isso existe a necessidade de combinar com outros grãos para que seja fornecido todos os aminoácidos necessários para a saúde. A carne e os seus derivados são proteínas completas e, por isso os vegetarianos necessitam introduzir a soja na sua alimentação. Um exemplo de substituição da carne na alimentação vegetariana é o queijo tofu que é fabricado com soja.

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.