sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Higiene dos alimentos
Os alimentos vendidos na rua geralmente não andam junto com a higiene alimentar, eles
tem mais possibilidade de passarem por alterações biológicas, quando diversos organismos atuam sobre eles. Isto acontece pela falta de controle bromatologicos por parte das autoridades sanitárias. Geralmente nenhum procedimento higiênico é feito pelos vendedores, como lavar as mãos, e por ter seu estabelecimento em área aberta estão mais sujeitos a contaminação por microorganismo, roedores e insetos.
Existem várias classes de microorganismos, as mais comuns são as bactérias, conhecidas com infecções tóxicas, mas não só as bactérias podem produzi-las, também as toxinas que elas liberam. São vários os tipos de microorganismos responsáveis pelas infecções alimentares.
Fungos que às vezes aparecem em cima do pão ou do queijo, em alguns casos os fungos são usados de propósito para causar alguma característica de sabor ou aroma apreciado por gastronômicos, como o queijo gamembert, ou gorgonzola.
A diferença do vírus e as bactérias é que os vírus precisa de uma célula viva para crescer e se multiplicar, assim uma pessoa que ingerir um alimento contaminado, estará dando todas as condições necessárias para que o vírus se desenvolva.
A hepatite A, é uma das doenças mais transmitidas, e algumas doenças gastrointestinais produzidas pelo vírus Norwalk conhecido com rota vírus. Estes vírus são encontrados na matéria fecal das pessoas infectadas, e podem contaminar alimentos seja de forma direta ou indireta.
A contaminação de parasitas se da principalmente pela ingestão de animais parasitados, isto é se a pessoa comer a carne crua ou mal passada contaminada, o parasita pode se desenvolver dentro do homem.
A contaminação não é igual para todos os alimentos, alguns oferecem um meio excelente para a proliferação dos microorganismos. São alimentos mais perigosos ao ponto de vista da higiene alimentar, a carne, o leite, e os queijos frescos.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário