domingo, 25 de setembro de 2011
Alergia alimentar sintomas
Adultos e crianças alérgicas tem mais chances de ter algum tipo de alergia alimentar.
Existem oito tipos de alimentos que são os principais causadores de alergia, entre eles estão o leite, trigo, amendoim, frutas cítricas, soja, frutos do mar, ovos e castanhas.
Os sintomas que a alergia alimentar provoca pode se manifestar em minutos após a ingestão ou duas horas depois.
A manifestação na pele acontece através de urticárias, coceiras, eczemas e inchaços. No intestino a manifestação da alergia apresenta sintomas como, diarréia, vômito, dor abdominal e febre.
No sistema respiratório a alergia alimentar manifesta sintomas típicos como tosse, chiado no peito, pressão baixa, aperto no peito, vômito, arritmia e colapso valvular que também é conhecido como choque anafilático que poder ser fatal.
Para estabelecer um diagnóstico certeiro um alergologista é recomendado. O alergologista vai esclarecer dúvidas e indicar um tratamento e medicamentos para os quadros de alergia alimentar.
O médico alergista só vai poder diagnosticar o quadro da alergia através de exames específicos que identificam as substâncias que causam alergia e indicar o tratamento mais indicado para cada caso.
Para não desenvolver sintomas de alergia alimentar precocemente é preciso estimular o aleitamento materno por seis meses no mínimo, mas é mais recomendado amamentar seu filho até os dois anos de idade. O ideal é introduzir alimentos saudáveis na alimentação da criança, desde que esses alimentos não estejam os oito mais propensos a causar alergias.
Outros sintomas que são muito comuns em casos de alergia:
- Enxaquecas, tonturas, desmaios, sono interrompido, círculos avermelhados na cabeça, sudorese sob os olhos, sonolência, sensação de peso na cabeça, insônia, coriza, muco excessivo, zumbidos auditivos, dor de ouvido, visão turva, nariz entupido, infecção auditiva, alterações na voz, dificuldades para engolir, coceira no céu da boca, garganta seca, aftas, cólicas, diarréia, sensação de produtos químicos na boca, sangramento nas fezes, gases, constipação, palidez, colite, eczema, erupções, cabelos e unhas quebradiças entre outros sintomas.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário