segunda-feira, 30 de abril de 2012
No inverno devemos nos preocupar mais com a nossa saúde interna
nverno é a estação do ano em que estamos todos propensos a desenvolver algum tipo de doença, seja ela crônica, causada por vírus ou bactéria, por isso é que devemos nos preocupara mais com a nossa saúde – interna principalmente. Infelizmente com o frio nosso sistema imunológico fica fragilizado impedido de nos proteger como em outras épocas nos deixando mais abertos aos problemas de saúde.
Independentemente da idade precisamos estar sempre atentos e nos prevenir de todas as maneiras possíveis para evitar o desencadeamento de uma doença, que quando não cuidada pode acarretar em doenças ainda mais graves. A consulta a um médico é indispensável, principalmente na fase da infância e na terceira idade.
Mas pequenas atitudes podem fazer na hora de cuidar da nossa saúde, como por exemplo, nunca sair desagasalhado em dias de frio, evitar ingerir bebidas muito geladas, evitar poeiras, nunca ficar em lugar fechado sem ventilação com muitas pessoas por muito tempo. Devemos cuidar da nossa saúde como um todo e não apenas de coisas específicas, realizar um diagnóstico ao menos duas vezes por ano pode nos ajudar a detectar algum problema e evitar que ele se torne uma dor de cabeça.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e  para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica  dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o  excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na  época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é  necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas  pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo  para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O  importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa  sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para  comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições  são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam  direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as  comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é  começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças  se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos  saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode  previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às  proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais  devem representar 40% dos   alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também  são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O  iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os  alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser  consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser  ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não  fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções  para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!   


 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário