segunda-feira, 23 de abril de 2012
Como tratar a gengivite
Gengivite é uma doença causada por uma intensa inflamação e posteriormente periodontal (estruturas do suporte do dente). Ela é diagnosticada clinicamente nos pacientes que apresentam sangramento gengival espontâneo ou até mesmo provocada por algum dano leve. Esta doença é bastante conhecida e se instala por falta de higiene bucal, seja ela por escovação deficiente ou falta de fio dental. A placa bacteriana que se forma nos dentes, quando eles não são bem limpos é a principal responsável pela irritação do tecido gengival que causa a gengivite. As bactérias que causam a gengivite são transmissíveis, assim como as bactérias que causam a cárie e outras doenças, estas bactérias, entretanto, fazem parte da microbiota oral, as quais estão normalmente presentes na nossa boca. Elas se tornam nocivas a nossa saúde quando há um aumento demasiado, que no caso se dá através da falta de higiene bucal. Não é muito correto dizer que pegamos gengivite de alguém, pois ela só irá se instalar na nossa boca caso não estivermos mantendo uma boa higiene bucal. Um dentista deve ser sempre consultado, independentemente da situação, toda pessoa deve ir constantemente a um dentista, ele pode alertar quanto a este risco, além do que, algumas condições muitas vezes impedem que consigamos limpar corretamente os dentes, por isso, ele deve ser consultado. Um período satisfatório para ir a um dentista é no mínimo de três em três meses. Os primeiros sinais e sintomas são: sangramento, vermelhidão da gengiva e dor. Esta doença deve ser levada a serio, pois com a sua evolução, pode-se haver a periodontite, que pode levar a perda do dente. Mesmo que você ache que mantém sua boca saudável e se vê nesta situação, terá que rever seus conceitos e para tratar esta gengivite e ainda inibir uma outra possível. O ideal é escovar os dentes três ou quatro vezes ao dia, auxiliado pelo fio dental e fora quando você come algo, que também deve ser novamente escovada para uma boca 100% limpa. Quando não é possível escovar os dentes, quando no trabalho come um pequeno petisquinho, por exemplo, o correto é no mínimo fazer um bocejo com água para que as partes que estão mais soltas nos dentes saiam, ficando somente as que estão mais presas. O tratamento é bem simples de se fazer em casa e eliminar este problema, a higienização mais correta o possível com uma ajuda de uma xícara de água e cravos da índia, o modo de preparo é ainda mais simples, basta ferver a água e depois acrescentar o cravo da índia, deixe curtir um pouco e coloque-o dentro da geladeira, use-o para fazer bochechos durante o dia e com certeza as suas dores e inchaço vão diminuir até sumirem.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário