quarta-feira, 4 de abril de 2012
A falta de fibras pode causar gengivite
Nem todo mundo sabe, mas a falta de higiene produz placas bacterianas e tártaros que são capazes de derrubar qualquer dente. Quando os dentes são saudáveis, se prendem ao osso que sustenta através das fibras do ligamento periodontal que cobrem toda a raiz. A gengiva é firma, cor de rosa claro, não sangra com facilidade e faz o contorno do dente sem deixar a raiz descoberta. Quando a higiene dental é feita de forma incorreta, a placa bacteriana e o tártaro irritam a gengiva, e fica vermelha, inchada e pode começar a sangrar ao menor toque da escova ou do fio dental. E ai é o começo da gengivite. A gengiva se retrai e expõe a raiz, e começa a dar inicio a perda óssea. A partir daí o dente começa a apresentar mobilidade. Quando o processo não é interrompido a tempo. Dependendo de quanto osso foi perdido, pode ocorrer à perda do dente. O tratamento consiste em uma limpeza profunda que, muitas vezes, requer anestesia, orientação sobre higiene e utilização de escovas apropriadas, fio dental e enxaguatório bucal adequado para cada caso. Alguns fatores que contribuem para a evolução da gengivite para uma periodontite avançada são: dificuldade em manter boa limpeza, alimentação rica em produtos refinados, bactérias, fumo, posição dos dentes na boca, aparelhos ortodônticos usados sem manutenção, pontes fixas que não são limpas por baixo e o menos determinante é a predisposição genética. Para uma higiene bucal completa, é necessário usar além da escova e o fio dental, o uso de uma escova especial chamada interdental que tem um formato diferente para cada necessidade e limpa melhor quando há espaços maiores entre os dentes. Vale lembrar que o único profissional que pode fazer o diagnóstico diferencial entre essas situações é o dentista, não confie em sua própria opinião.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário