Os homens costumam sofrer mais com insônia ou despertar precoce e, ainda, dores na coluna. Conheça uma dieta ideal para combater o cansaço
Às vezes o corpo deixa de funcionar porque acumulamos tarefas demais e acabamos exaustos. Uma solução de curto prazo é acrescentar à alimentação alguns aliados que são fonte natural de energia.
“Alguns sinais são comuns a qualquer pessoa que esteja cansada demais, independentemente do sexo ou da idade”, diz a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management (ISMA) Brasil. São eles: irritabilidade, impaciência e sensação de falta de energia.
Além disso, os homens costumam sofrer também com insônia ou despertar precoce e, não raro, dores na coluna. “O excesso de trabalho, associado ao sedentarismo, prejudicam o tônus da musculatura. Isso afeta seu funcionamento e surge a dor, uma vez que ela funciona como cinturão para o tronco”, explica o ortopedista Marcelo Wajchenberg, membro da Sociedade Brasileira da Coluna.
O que colocar no prato
CAFÉ: contém cafeína, um estimulante que ajuda a manter o sistema nervoso em alerta. Isso
aumenta a sensação de energia e potencial de concentração.
CARNE VERMELHA: é rica em ferro mineral que transporta o oxigênio para várias partes do corpo.
AÇAÍ: “é rico em gorduras insaturadas, que fornecem energia para o organismo”, explica o
nutrólogo José Alves Lara Neto, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Tem ainda alto teor de carboidratos e de açúcar, que fornecem vigor com rapidez.
LARANJA: “a fruta é ótima fonte de açúcar, que dá energia com rapidez”, diz o nutrólogo Lara Neto. lém disso, a alta quantidade de vitamina C ajuda a combater os radicais livres, cuja quantidade em circulação no organismo aumenta quando estamos muito cansados.
Cardápio
A nutricionista Alline Cristina Schüncke, preparou um cardápio de 2.000 kcal para reduzir a fadiga:
- Café da manhã: 1 xícara de café com leite, 2 fatias de pão integral com requeijão
ou 1 copo de suco de laranja natural, 2 fatias de bolo integral de castanhas
- Lanche: 1 fruta ou 1 barrinha
- Almoço: 5 colheres (sopa) de batata-doce cozida, salada de pepino com abobrinha, 2 bifes grelhados e suco de abacaxi ou 5 colheres (sopa) de arroz integral, 1 concha de feijão, salada de couve e abóbora, 2 coxas de frango grelhada
- Lanche: 1 pote de açaí ou 1 iogurte 0% gordura com aveia em flocos
- Jantar: 2 fatias de pão integral com ricota e ervas, salada de alface-americana e cenoura, suco de laranja ou 1 prato de espaguete, 2 colheres (servir) de carne moída ao molho de tomate, salada de chicória refogada com milho
Nenhum comentário:
Postar um comentário