quinta-feira, 17 de abril de 2014

DIETA PARA COMBATER O CANSAÇO EM HOMENS


Os homens costumam sofrer mais com insônia ou despertar precoce e, ainda, dores na coluna. Conheça uma dieta ideal para combater o cansaço

Às vezes o corpo deixa de funcionar porque acumulamos tarefas demais e acabamos exaustos. Uma solução de curto prazo é acrescentar à alimentação alguns aliados que são fonte natural de energia.
“Alguns sinais são comuns a qualquer pessoa que esteja cansada demais, independentemente do sexo ou da idade”, diz a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management (ISMA) Brasil. São eles: irritabilidade, impaciência e sensação de falta de energia.
Além disso, os homens costumam sofrer também com insônia ou despertar precoce e, não raro, dores na coluna. “O excesso de trabalho, associado ao sedentarismo, prejudicam o tônus da musculatura. Isso afeta seu funcionamento e surge a dor, uma vez que ela funciona como cinturão para o tronco”, explica o ortopedista Marcelo Wajchenberg, membro da Sociedade Brasileira da Coluna.

O que colocar no prato

CAFÉ: contém cafeína, um estimulante que ajuda a manter o sistema nervoso em alerta. Isso
aumenta a sensação de energia e potencial de concentração.
CARNE VERMELHA: é rica em ferro mineral que transporta o oxigênio para várias partes do corpo.
AÇAÍ: “é rico em gorduras insaturadas, que fornecem energia para o organismo”, explica o
nutrólogo José Alves Lara Neto, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Tem ainda alto teor de carboidratos e de açúcar, que fornecem vigor com rapidez.
LARANJA: “a fruta é ótima fonte de açúcar, que dá energia com rapidez”, diz o nutrólogo Lara Neto. lém disso, a alta quantidade de vitamina C ajuda a combater os radicais livres, cuja  quantidade em circulação no organismo aumenta quando estamos muito cansados.

Cardápio

A nutricionista Alline Cristina Schüncke, preparou um cardápio de 2.000 kcal para reduzir a fadiga:
  • Café da manhã: 1 xícara de café com leite, 2 fatias de pão integral com requeijão
    ou 1 copo de suco de laranja natural, 2 fatias de bolo integral de castanhas
  • Lanche: 1 fruta ou 1 barrinha
  • Almoço: 5 colheres (sopa) de batata-doce cozida, salada de pepino com abobrinha, 2 bifes grelhados e suco de abacaxi ou 5 colheres (sopa) de arroz integral, 1 concha de feijão, salada de couve e abóbora, 2 coxas de frango grelhada
  • Lanche: 1 pote de açaí ou 1 iogurte 0% gordura com aveia em flocos
  • Jantar: 2 fatias de pão integral com ricota e ervas, salada de alface-americana e cenoura, suco de laranja ou 1 prato de espaguete, 2 colheres (servir) de carne moída ao molho de tomate, salada de chicória refogada com milho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.