terça-feira, 29 de abril de 2014

ALIMENTAÇÃO IDEAL PARA COMBATER PROBLEMAS NA TIREOIDE


Os nutrientes que ingerimos podem muito bem influenciar na produção hormonal da tireoide, até porque o iodo é o ingrediente chave na receita química do T3 e do T4. Veja como melhorar sua alimentação diária e prevenir problemas na glândula

Quem diz que os alimentos são matéria-prima do nosso corpo não está nem um pouco enganado. E, se você duvida dessa afirmação, a prova maior está na tireoide: como seus hormônios são compostos poriodo, seu consumo influencia na produção da glândula. “O excesso de iodo pode causa hipotireoidismo e a falta se relaciona ao aparecimento de cânceres”, pondera o endocrinologista Felipe Gaia. Essa ligação é uma velha conhecida, pois no começo do século XX o bócio — doença que se caracteriza pelo aumento fora do comum da tireoide— era considerado uma epidemia, e em 1920 foi tida a ideia de complementar o sal de cozinha com iodo, para conter o surto da doença. O resultado deu tão certo, que até hoje o sal é iodado, inclusive aqui no Brasil isso é regulado pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que exige entre 15 e 45 gramas do mineral a cada quilo de sal.

Diversos estudos científicos investigam e comprovam a relação entre uma dieta saudável e a saúde da glândula equilibrada, e não apenas devido a esse primeiro nutriente. “A alimentação garante um organismo metabolicamente ativo e rico em nutrientes, importante para o metabolismo tireoidiano, como no caso da ingestão adequada de selênio, vitamina A e ferro”, salienta a nutricionista Luciana Harfenist, especialista em nutrição funcional. Além disso, alguns outros nutrientes podem mesmo é atrapalhar a captação das vitaminas e minerais considerados eficientes para o funcionamento da glândula. 
DIETA PERSONALIZADA 
Mas como os males da tireoide são variados, é importante destacar que a dieta correta varia de caso a caso. Como o hipotireoidismoé o problema com maior incidência entre os listados, os alimentos que separamos a seguir são poderosos no controle dele. Para sintomas de hipertireoidismo, por exemplo, indica-se a investigação das causas. “Uma alimentação equilibrada e livre de toxinas, priorizando o consumo de alimentos naturais, pois não tratamos os sintomas e sim as causas, que podem cursar desde a contaminação por metais tóxicos, uso de medicamentos/drogas, consumo excessivo de sal iodado, carências nutricionais e doenças autoimunes”, destaca a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.