terça-feira, 29 de abril de 2014

ALIMENTAÇÃO IDEAL PARA COMBATER PROBLEMAS NA TIREOIDE


Os nutrientes que ingerimos podem muito bem influenciar na produção hormonal da tireoide, até porque o iodo é o ingrediente chave na receita química do T3 e do T4. Veja como melhorar sua alimentação diária e prevenir problemas na glândula

Quem diz que os alimentos são matéria-prima do nosso corpo não está nem um pouco enganado. E, se você duvida dessa afirmação, a prova maior está na tireoide: como seus hormônios são compostos poriodo, seu consumo influencia na produção da glândula. “O excesso de iodo pode causa hipotireoidismo e a falta se relaciona ao aparecimento de cânceres”, pondera o endocrinologista Felipe Gaia. Essa ligação é uma velha conhecida, pois no começo do século XX o bócio — doença que se caracteriza pelo aumento fora do comum da tireoide— era considerado uma epidemia, e em 1920 foi tida a ideia de complementar o sal de cozinha com iodo, para conter o surto da doença. O resultado deu tão certo, que até hoje o sal é iodado, inclusive aqui no Brasil isso é regulado pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que exige entre 15 e 45 gramas do mineral a cada quilo de sal.

Diversos estudos científicos investigam e comprovam a relação entre uma dieta saudável e a saúde da glândula equilibrada, e não apenas devido a esse primeiro nutriente. “A alimentação garante um organismo metabolicamente ativo e rico em nutrientes, importante para o metabolismo tireoidiano, como no caso da ingestão adequada de selênio, vitamina A e ferro”, salienta a nutricionista Luciana Harfenist, especialista em nutrição funcional. Além disso, alguns outros nutrientes podem mesmo é atrapalhar a captação das vitaminas e minerais considerados eficientes para o funcionamento da glândula. 
DIETA PERSONALIZADA 
Mas como os males da tireoide são variados, é importante destacar que a dieta correta varia de caso a caso. Como o hipotireoidismoé o problema com maior incidência entre os listados, os alimentos que separamos a seguir são poderosos no controle dele. Para sintomas de hipertireoidismo, por exemplo, indica-se a investigação das causas. “Uma alimentação equilibrada e livre de toxinas, priorizando o consumo de alimentos naturais, pois não tratamos os sintomas e sim as causas, que podem cursar desde a contaminação por metais tóxicos, uso de medicamentos/drogas, consumo excessivo de sal iodado, carências nutricionais e doenças autoimunes”, destaca a nutricionista.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

DIETA PARA COMBATER O CANSAÇO EM HOMENS


Os homens costumam sofrer mais com insônia ou despertar precoce e, ainda, dores na coluna. Conheça uma dieta ideal para combater o cansaço

Às vezes o corpo deixa de funcionar porque acumulamos tarefas demais e acabamos exaustos. Uma solução de curto prazo é acrescentar à alimentação alguns aliados que são fonte natural de energia.
“Alguns sinais são comuns a qualquer pessoa que esteja cansada demais, independentemente do sexo ou da idade”, diz a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management (ISMA) Brasil. São eles: irritabilidade, impaciência e sensação de falta de energia.
Além disso, os homens costumam sofrer também com insônia ou despertar precoce e, não raro, dores na coluna. “O excesso de trabalho, associado ao sedentarismo, prejudicam o tônus da musculatura. Isso afeta seu funcionamento e surge a dor, uma vez que ela funciona como cinturão para o tronco”, explica o ortopedista Marcelo Wajchenberg, membro da Sociedade Brasileira da Coluna.

O que colocar no prato

CAFÉ: contém cafeína, um estimulante que ajuda a manter o sistema nervoso em alerta. Isso
aumenta a sensação de energia e potencial de concentração.
CARNE VERMELHA: é rica em ferro mineral que transporta o oxigênio para várias partes do corpo.
AÇAÍ: “é rico em gorduras insaturadas, que fornecem energia para o organismo”, explica o
nutrólogo José Alves Lara Neto, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Tem ainda alto teor de carboidratos e de açúcar, que fornecem vigor com rapidez.
LARANJA: “a fruta é ótima fonte de açúcar, que dá energia com rapidez”, diz o nutrólogo Lara Neto. lém disso, a alta quantidade de vitamina C ajuda a combater os radicais livres, cuja  quantidade em circulação no organismo aumenta quando estamos muito cansados.

Cardápio

A nutricionista Alline Cristina Schüncke, preparou um cardápio de 2.000 kcal para reduzir a fadiga:
  • Café da manhã: 1 xícara de café com leite, 2 fatias de pão integral com requeijão
    ou 1 copo de suco de laranja natural, 2 fatias de bolo integral de castanhas
  • Lanche: 1 fruta ou 1 barrinha
  • Almoço: 5 colheres (sopa) de batata-doce cozida, salada de pepino com abobrinha, 2 bifes grelhados e suco de abacaxi ou 5 colheres (sopa) de arroz integral, 1 concha de feijão, salada de couve e abóbora, 2 coxas de frango grelhada
  • Lanche: 1 pote de açaí ou 1 iogurte 0% gordura com aveia em flocos
  • Jantar: 2 fatias de pão integral com ricota e ervas, salada de alface-americana e cenoura, suco de laranja ou 1 prato de espaguete, 2 colheres (servir) de carne moída ao molho de tomate, salada de chicória refogada com milho

sexta-feira, 11 de abril de 2014

HORTELÃ PARA PREVENIR DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA


Há evidências de que a hortelã, além de rica em nutrientes e minerais, é aliada no combate de problemas de fígado, cólicas, enxaquecas e gripes. Saiba mais

Conhecida cientificamente como Menthapiperita, a hortelã é uma planta aromática, utilizada tanto na medicina caseira como em forma de tempero na gastronomia. Ela é rica em vitaminas A, B e C, sais minerais como ferro, cálcio e potássio e tem o gosto mais adocicado. A planta é composta por óleos essenciais – como o mentol e a mentona -, responsáveis por causar efeito analgésico, antiespasmódico, calmante, antiviral e anti-inflamatório.
Além disso, a erva também possui flavonoides (antioxidantes capazes de proteger os vasos sanguíneos) e triterpeno, substância com efeito analgésico, antioxidante e anti-inflamatório.
NA DOSE CERTA
A especialista Gabriela Zugliani, nutricionista (RJ), diz que a recomendação de consumo para o adulto é de duas xícaras por dia entre as refeições, o equivalente a 5g de folhas secas para um copo de água fervente. “Todos podem fazer uso do chá, exceto crianças menores de seis anos, gestantes e idosos. Para portadores de doenças intestinais e cardíacas também não é indicado”, alerta Gabriela.
Para melhorar a eficácia da hortelã, alguns alimentos, quando misturados a ela, podem otimizar seu efeito. É o caso do gengibre para as náuseas, o mel para casos de vermes, o louro para gases, a romã para problemas como a parasitose intestinal, e a alcachofra, para os casos de intolerância a gorduras.
INDICAÇÕES
  • Problemas do fígado
  • Cólicas
  • Síndrome do cólon irritável e gases
  • Tosse com muco
  • Gripe
  • BronquiteEnxaqueca e dores de cabeça

domingo, 6 de abril de 2014

Como limpar os dentes após comer algo na rua


Alimentos com alto teor de açúcar aceleram a atividade bacteriana e aumentam o potencial cariogênico

A higiene bucal é um hábito imprescindível para a saúde bucal. Para as pessoas que passam o dia todo fora de casa, é importante ter uma escova e pasta a mão. Pode-se deixar uma no carro, bolsa, armário do trabalho, etc. Não fazer a higiene bucal deve ser encarado como uma situação de exceção e não como regra. Para estes momentos de correria ou esquecimento daremos algumas dicas.

Evite o consumo de alimentos com alto teor de açúcar ou muito ácidos. Eles aceleram a atividade bacteriana e aumentam o potencial cariogênico do biofilme (restos de alimentos e bactérias) formado sobre os dentes. Como exemplo, podemos citar: doces em geral, café com açúcar, massas, sucos artificiais, refrigerantes, bolachas, produtos à base de carboidratos refinados.
Alguns alimentos podem ser popularmente chamados de “alimentos detergentes”. Eles possuem baixo teor de açúcar, presença de água e de fibras. São eles, as frutas como maçã, pera, melancia e kiwi; vegetais como cenoura, pepino, acelga e aipo; além das nozes e castanhas.
Mascar chiclete estimula a produção de saliva. Aumentar a quantidade de saliva na boca tem efeito protetor, pois ela neutraliza os ácidos, provenientes das bactérias, que é potencialmente cariogênico. O aumento do fluxo salivar em associação com a interação mecânica da goma de mascar (sem açúcar) com os dentes, também remove parcialmente os resíduos alimentares.
Apesar destas informações, o chiclete deve ser consumido com moderação, pois ao mastigarmos estimulamos o nosso sistema digestório a ficar preparado para receber alimento. Isto significa que o estomago irá produzir enzimas digestivas ácidas mesmo sem engolirmos nada, o que pode causar ou agravar uma gastrite ou úlcera gástrica.
O mais importante é lembrar que nada substitui a escova e o fio dental na higiene bucal. Essas dicas são válidas como uma forma paliativa em algumas situações atípicas. Além de colaborar com a saúde bucal, ingerir alimentos mais saudáveis, ajuda a manter saúde geral do indivíduo.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Qual a relação da saliva com a saúde bucal?


Mastigar bem os alimentos é muito importante

A nossa boca faz parte do sistema digestório e é nela que é produzido um dos fluidos mais importantes do corpo: a saliva.
O que é a saliva? A saliva é um fluido aquoso, transparente, que é secretado pelas glândulas salivares diretamente na cavidade bucal. É constituída por 99,5% de água e 0,5% de solutos. Os solutos são principalmente formados por enzimas, sais minerais e aminoácidos.
Como é produzida? A saliva é produzida pelas glândulas salivares, que são classificadas em glândulas salivares maiores e menores. As glândulas menores estão dispersas em toda a camada de epitélio que reveste o palato, os lábios, as bochechas, as tonsilas e a língua. Secretam apenas muco com a função de conservar a umidade da mucosa oral. As glândulas salivares maiores são constituídas por três pares denominadas parótidas, submandibulares e sublinguais. As parótidas são as maiores e situam-se junto à orelha. São essas glândulas que são atacadas pelos vírus que causam a caxumba. Sublinguais estão localizadas sob a língua, na região anterior. As submandibulares ficam sob o assoalho da boca, na base da inserção muscular da língua. São as principais responsáveis pela secreção da saliva.
Qual a acidez? O pH da saliva é de 6.8 a 7.2. Entretanto, este pH sofre variações no decorrer do dia em função do tipo de dieta alimentar, hábitos de higiene bucal, fluxo salivar, etc. A saliva neutraliza a acidez bucal, o que diminui o potencial cariogênico da placa bacteriana. Muitos grupos sociais primitivos e indígenas, por não terem hábitos perniciosos, como o fumo, consumo excessivos de álcool e açúcar têm uma saliva de melhor qualidade e menor acidez, por isso menos apresentam menos cáries e problemas gastrointestinais.

Por que é importante? 
A saliva possui uma importante função de atuar na dissolução dos alimentos, possibilitando que estes possam ser degustados e na formação do bolo alimentar. Ela inicia o processo de digestão dos alimentos devido a presença de enzimas. A principal é a amilase salivar, que é responsável por começar o processo de digestão dos carboidratos na boca. Outra enzima, também muito importante, presente na saliva é a lisozima. Esta enzima atua no combate às bactérias presentes na boca, protegendo-a contra infecções.
Quando o pH oscila, a saliva atua como um sistema tampão que promove o retorno do pH aos padrões ideais auxiliando na manutenção da homeostase. Esta capacidade tampão da saliva protege a boca de duas maneiras:
Preserva o equilíbrio da microbiota bucal evitando a colonização de bactérias potencialmente nocivas.
- Neutraliza os ácidos produzidos pelos microrganismos que se fixam na placa bacteriana.
A saliva ainda apresenta uma função importante como umidificar os lábios e a língua.
Alterações na saliva podem causar algum problema? O dente e a saliva estão sempre trocando sais minerais. Entretanto, quando a saliva se torna ácida, o esmalte dentário passa a doar mais sais minerais ao meio bucal. Assim, o dente torna-se mais suscetível à cárie.
O excesso de sais minerais presentes numa saliva com pH básico interfere na troca equilibrada deles entre o esmalte dentário e a saliva. Esta situação propicia maior deposição de sais minerais na superfície do dente, favorecendo a formação do cálculo dental (tártaro).
A xerostomia é uma alteração na quantidade de saliva na boca. Pode ser causada pela ingestão de alguns medicamentos, idade avançada (com o envelhecimento, as glândulas salivares vão se atrofiando), câncer na região da cabeça e pescoço, diabetes, entre outros. Com baixa quantidade de saliva, os riscos de se ter doenças periodontais, saburra na língua e mau hálito são maiores. Isso também impede a mastigação adequada dos alimentos, fazendo com que a pessoa mude a consistência dos alimentos que ingere, podendo causar problemas digestivos.
Por que o DNA pode ser retirado da saliva? A saliva pode ser utilizada como fonte eficiente de DNA para técnicas de identificação de paternidade, tendo a mesma eficiência de um teste com amostras de sangue, as quais são aceitas como prova legal de paternidade. Esse material pode ser coletado de maneira indolor e não invasiva e utilizado mesmo quando armazenado por um determinado período. Entretanto, o quanto antes o material coletado for submetido ao teste mais preciso será o resultado do exame.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Como amenizar o mau hálito matinal


O mau hálito matinal é muito comum

O mau hálito matinal é muito comum, devido à redução do fluxo salivar noturno. Durante a noite, principalmente quando estamos dormindo, o pH da boca tende a ficar mais ácido, favorecendo a ação das bactérias e, consequentemente, aumentando o mau hálito. Isto ocorre porque a saliva possui um pH próximo ao neutro e com a redução na sua quantidade aumenta a acidez bucal.


Existem várias maneiras para amenizar o mau hálito matinal, como por exemplo:
1. Beber bastante líquido, principalmente água.
2. Evitar comer alimentos gordurosos, proteína animal ou comida muito temperada no jantar.
3. Não fumar.
4. Não ingerir bebidas alcoólicas.
5. Não ficar muitas horas sem se alimentar, além de ingerir alimentos mais leves e de fácil digestão no jantar.
6. Escovar os dentes, língua e utilizar o fio dental.
7. Cuidar de qualquer problema respiratório, pois a respiração bucal resseca a boca - o que pode afetar o hálito além de aumentar o risco de cárie.
8. Cuidar da saúde em geral. Doenças como Diabetes, ou problemas no sistema digestivo podem influenciar no hálito.
9. Cuidar da saúde bucal. Problemas como cárie, periodontite, gengivite, infecções de canal, agravam o mau hálito.
10. Consultar o seu dentista no mínimo de 6 em 6 meses.
Por volta de 90% dos casos de mau hálito têm origem bucal, o restante esta relacionado a problemas digestivos e respiratórios. Qualquer desconfiança nesse sentido procure seu dentista imediatamente.

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.