segunda-feira, 30 de abril de 2012
No inverno devemos nos preocupar mais com a nossa saúde interna
nverno é a estação do ano em que estamos todos propensos a desenvolver algum tipo de doença, seja ela crônica, causada por vírus ou bactéria, por isso é que devemos nos preocupara mais com a nossa saúde – interna principalmente. Infelizmente com o frio nosso sistema imunológico fica fragilizado impedido de nos proteger como em outras épocas nos deixando mais abertos aos problemas de saúde.
Independentemente da idade precisamos estar sempre atentos e nos prevenir de todas as maneiras possíveis para evitar o desencadeamento de uma doença, que quando não cuidada pode acarretar em doenças ainda mais graves. A consulta a um médico é indispensável, principalmente na fase da infância e na terceira idade.
Mas pequenas atitudes podem fazer na hora de cuidar da nossa saúde, como por exemplo, nunca sair desagasalhado em dias de frio, evitar ingerir bebidas muito geladas, evitar poeiras, nunca ficar em lugar fechado sem ventilação com muitas pessoas por muito tempo. Devemos cuidar da nossa saúde como um todo e não apenas de coisas específicas, realizar um diagnóstico ao menos duas vezes por ano pode nos ajudar a detectar algum problema e evitar que ele se torne uma dor de cabeça.
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Aparelhos para saúde bucal
Sentir-se bem e atraente não requer apenas um corpo físico invejável, apesar de muitas pessoas possuírem essas qualidades, não se sentem completamente felizes por não terem um sorriso bonito. Por isso foram criados os aparelhos ortodônticos, para correção da estética dentária dos pacientes. Existem diversos tipos, entre eles os mais usados são os aparelhos removíveis e o fixo.
O aparelho fixo são aqueles quadradinhos colados com uma resina específica traçados com um fio de metal. Usado por pacientes com casos mais “graves”, que necessitam de uma movimentação maior, podendo assim manejar o dentes e alinhar de forma tridimensional.
Os aparelhos removíveis são para aqueles pacientes que requer pequenos movimentos dentários, indicados mais para crianças.
Com a manutenção mensal do aparelho fixo você poderá sentir dores nos dentes após deslocarem-se para o local correto, deixando também a boca mais sensível a cortes. Requer também uma boa higiene bucal, pois com esses tipos de aparelhos a boca fica mais vulnerável ao acúmulo de bactérias. O tempo de uso do aparelho móvel ou fixo varia do problema de cada paciente, no final de dois anos de tratamento, feito com o parelho fixo, você poderá passar por mais dois anos de tratamento com o aparelho móvel indispensável para que os dentes não voltem a ser como era antes.
O final do tratamento faz valer todas as dificuldades vivenciadas durante o tempo do tratamento, com a auto estima renovada vai sorrirá até para as paredes!
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Como tratar a gengivite
Gengivite é uma doença causada por uma intensa inflamação e posteriormente periodontal (estruturas do suporte do dente). Ela é diagnosticada clinicamente nos pacientes que apresentam sangramento gengival espontâneo ou até mesmo provocada por algum dano leve. Esta doença é bastante conhecida e se instala por falta de higiene bucal, seja ela por escovação deficiente ou falta de fio dental. A placa bacteriana que se forma nos dentes, quando eles não são bem limpos é a principal responsável pela irritação do tecido gengival que causa a gengivite. As bactérias que causam a gengivite são transmissíveis, assim como as bactérias que causam a cárie e outras doenças, estas bactérias, entretanto, fazem parte da microbiota oral, as quais estão normalmente presentes na nossa boca. Elas se tornam nocivas a nossa saúde quando há um aumento demasiado, que no caso se dá através da falta de higiene bucal. Não é muito correto dizer que pegamos gengivite de alguém, pois ela só irá se instalar na nossa boca caso não estivermos mantendo uma boa higiene bucal. Um dentista deve ser sempre consultado, independentemente da situação, toda pessoa deve ir constantemente a um dentista, ele pode alertar quanto a este risco, além do que, algumas condições muitas vezes impedem que consigamos limpar corretamente os dentes, por isso, ele deve ser consultado. Um período satisfatório para ir a um dentista é no mínimo de três em três meses. Os primeiros sinais e sintomas são: sangramento, vermelhidão da gengiva e dor. Esta doença deve ser levada a serio, pois com a sua evolução, pode-se haver a periodontite, que pode levar a perda do dente. Mesmo que você ache que mantém sua boca saudável e se vê nesta situação, terá que rever seus conceitos e para tratar esta gengivite e ainda inibir uma outra possível. O ideal é escovar os dentes três ou quatro vezes ao dia, auxiliado pelo fio dental e fora quando você come algo, que também deve ser novamente escovada para uma boca 100% limpa. Quando não é possível escovar os dentes, quando no trabalho come um pequeno petisquinho, por exemplo, o correto é no mínimo fazer um bocejo com água para que as partes que estão mais soltas nos dentes saiam, ficando somente as que estão mais presas. O tratamento é bem simples de se fazer em casa e eliminar este problema, a higienização mais correta o possível com uma ajuda de uma xícara de água e cravos da índia, o modo de preparo é ainda mais simples, basta ferver a água e depois acrescentar o cravo da índia, deixe curtir um pouco e coloque-o dentro da geladeira, use-o para fazer bochechos durante o dia e com certeza as suas dores e inchaço vão diminuir até sumirem.
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Alimentos ricos em zinco
O zinco é um dos minerais mais importantes do nosso organismo. Esse mineral é encontrado no fígado e no pâncreas. Ele é indispensável na síntese de algumas enzimas. O zinco é em grande parte eliminado pelo intestino.
O zinco é fundamental para a nutrição do corpo humano, pois o açúcar e a proteína dos alimentos não absorvidos dependendo da presença eles exercem uma ação que beneficia a hipófise.
O zinco possui propriedades antioxidantes que são fundamentais para o funcionamento dos órgãos reprodutores, além de beneficiar as atividades cerebrais.
Conheça os alimentos que são ricos em zinco:
Frutas como banana, abacate, ameixa, figo, abacaxi, framboesa, laranja, maçã, uva, pêssego, melão, morango, pêra e manga.
Legumes como acelga, agrião, alface, abóbora, beterraba, brócolis, batata doce, batata, cebola, cogumelo, couve flor, cenoura, espargo, feijão, ervilha, espinafre, feijão branco, feijão verde, fava, nabo, pepino, repolho, tomate, pimentão, rabanete.
Cereais e leguminosas como arroz integral, arroz, centeio, aveia, grão de bico, lentilhas, seja, farinha de flocos de milho, farinha integral, pão de centeio, pão integral, farinha de trigo.
Frutos secos como castanha de caju, ameixa seca, amêndoas, amendoim, tâmaras, uva passa, banana passa, maçã passa, nozes, castanha do Pará.
Peixes como camarão, lulas, camarão, caranguejo, ostras, mexilhões.
Outros alimentos como chá verde, carne, fígado, chocolate, leite e os seus derivados (de preferência aos alimentos a base de soja).
Quando o organismo começa sentir falta de zinco podem ocorrem sintomas como: falta de memória, depressão, cansaço, fadiga, atraso no crescimento, queda de cabelo, perda de peso, falta de apetite e até aparecimento de acne.
É importante se alimentar regularmente com alimentos ricos em zinco. Se o consumo do zinco for exagerado pode causar debilidade no sistema imunológico e diminuir os níveis do colesterol bom no sangue.
A carência do zinco pode causar dificuldade de cicatrização, impotência sexual, unhas quebradiças e problemas de pele.
domingo, 15 de abril de 2012
Aparelho ortodôntico para correção dentária
Cada dia que passa se torna mais comum ver pessoas usando aparelhos ortodônticos, aqueles aparelhos que vão aos dentes para corrigir falhas dentárias, seja por motivo de saúde ou apenas por estética as pessoas estão procurando mais os dentistas em busca desses serviços. Os aparelhos são variados e cada um tem uma função, hoje em dia existem dois tipos de aparelhos utilizados para a correção dos dentes, os fixos e os removíveis, os removíveis servem para “preparar” a boca antes de colocar o fixo, ou seja, abre espaço na boca para que os dentes possam ser corrigidos e corrige a arcada dentária, os fixos por sua vez são aqueles que corrigem os dentes colocando os no lugar certo são os chamados “tijolinhos”, após o fim do tratamento o paciente tem que usar o aparelho móvel para que os dentes não voltem ao normal, os pacientes não pagam pelo aparelho, pagam apenas pela manutenção, é como se o paciente alugasse o aparelho pelo tempo necessário, até que o resultado esperado seja obtido. Com o avanço da tecnologia não é mais necessário ficar anos e anos usando aparelho, as correções são bem mais rápidas e o preço sai bem mais em conta. Os aparelhos ortodônticos são colocados pelo ortodontista, ultimamente a procura tem sido maior por pacientes que esteja em busca de correções estéticas, mas é necessário saber que antes de procurar um dentista o paciente tem que estar em dia com a sua saúde bucal, e enquanto estiver fazendo tratamento tem que agir corretamente de acordo com o ortodontista para que o resultado seja o esperado
sábado, 7 de abril de 2012
Maneira econômica para cuidar da saúde bucal
Dentes brancos e saudáveis como os de atores de cinema é o sonho de qualquer pessoa, mas saiba que para isso é preciso certos cuidados bucais, pois como ao nosso organismo os dentes devem ser tratados com cautela em relação à alimentação, além de causar uma boa aparência, os dentes quando bem cuidados facilitam mastigar e ingerir alimentos.
A maneira mais simples e econômica para cuidar da saúde bucal é escovar diariamente e corretamente os dentes. Pode parecer fácil e simples, só que muitas pessoas esquecem e acabam sofrendo com uma série de problemas como cáries, gengivite e outras doenças por não cuidarem da boca. Uma escovação deve ter duração mínima de três minutos, porém muitas pessoas não chegam nem na metade desse tempo e acha que está bom. Basta colocar uma gota de creme dental e deslizar sobre os dentes com movimentos suaves e curtos não se esquecendo das gengivas, dentes do fundo e áreas ao redor de restaurações sem pressa para ter mais qualidade na higiene bucal. Dente por dente, atenção nos mínimos detalhes e lembrando-se de escovar bem a língua que armazena grandes quantidades de bactérias.
A escovação é uma maneira prática, barata, não doe como tratamentos feitos pelos dentistas e com grande eficiência na prevenção de doenças. Consultar um dentista é muito importante, mas se toda vez que ingerir algum tipo de alimento escovar bem os dentes, dando muita atenção nas áreas mais escondidas você poderá prevenir diversos tipos de doenças e não terá que gastar uma fortuna por não ter gastado de 3 á 5 minutinhos escovando os dentes.
quarta-feira, 4 de abril de 2012
A falta de fibras pode causar gengivite
Nem todo mundo sabe, mas a falta de higiene produz placas bacterianas e tártaros que são capazes de derrubar qualquer dente. Quando os dentes são saudáveis, se prendem ao osso que sustenta através das fibras do ligamento periodontal que cobrem toda a raiz. A gengiva é firma, cor de rosa claro, não sangra com facilidade e faz o contorno do dente sem deixar a raiz descoberta. Quando a higiene dental é feita de forma incorreta, a placa bacteriana e o tártaro irritam a gengiva, e fica vermelha, inchada e pode começar a sangrar ao menor toque da escova ou do fio dental. E ai é o começo da gengivite. A gengiva se retrai e expõe a raiz, e começa a dar inicio a perda óssea. A partir daí o dente começa a apresentar mobilidade. Quando o processo não é interrompido a tempo. Dependendo de quanto osso foi perdido, pode ocorrer à perda do dente. O tratamento consiste em uma limpeza profunda que, muitas vezes, requer anestesia, orientação sobre higiene e utilização de escovas apropriadas, fio dental e enxaguatório bucal adequado para cada caso. Alguns fatores que contribuem para a evolução da gengivite para uma periodontite avançada são: dificuldade em manter boa limpeza, alimentação rica em produtos refinados, bactérias, fumo, posição dos dentes na boca, aparelhos ortodônticos usados sem manutenção, pontes fixas que não são limpas por baixo e o menos determinante é a predisposição genética. Para uma higiene bucal completa, é necessário usar além da escova e o fio dental, o uso de uma escova especial chamada interdental que tem um formato diferente para cada necessidade e limpa melhor quando há espaços maiores entre os dentes. Vale lembrar que o único profissional que pode fazer o diagnóstico diferencial entre essas situações é o dentista, não confie em sua própria opinião.
domingo, 1 de abril de 2012
Como se alimentar de forma saudável
A grande preocupação pela estética está ligada também a uma alimentação saudável. Na maioria das vezes, pessoas que são cuidadosas com sua estética, também costumam ser com os alimentos que ingerem. Veja como são as coisas, nos dias atuais, a mulher mãe que ainda trabalha fora, cuida dos filhos, faz compras, organiza a casa e se preocupa com todos da família, ainda deveria cuidar de si, isso muitas vezes não acontece, e os cuidados relacionados à saúde acabam ficando em segundo plano. Com dedicação e emprenho, qualquer pessoa pode seguir algumas dicas de alimentação balanceada e equilibrada, práticas de exercícios físicos regularmente e que e podem ajudar a manter uma ótima aparência. Não existe uma formula única, não é uma ciência exata, para simplificar você deve cuidar mais de você. Para começar tenha atenção com a saúde dos cabelos: uma alimentação rica em vitaminas A, B e zinco é essencial para manter os cabelos sedosos e bonitos, evitando de forma gradual o enfraquecimento dos fios, além de proteger contra a queda. Procure consumir alimentos naturais como frutas, legumes e verduras, além de grãos integrais. Procure ingerir também alimentos ricos em cálcio diariamente.
Para manter a pele sempre hidratada e macia é importantíssimo que você consuma diariamente alimentos ricos em fibras, que também auxiliam no bom funcionamento dos intestinos, além de ajudar na eliminação de toxinas. Procure não ingerir alimentos gordurosos, prefira alimentos assados a fritos. Evite refrigerantes e tome o máximo de água por dia, o ideal é 2 litros. Procure ingerir alimentos ricos em vitaminas A, B, C e Zinco. A vitamina A é encontrada principalmente em frutas e vegetais de cor alaranjada e vegetais de folha verde escura tais como: mamão, caqui, cenoura, batata doce, agrião, brócolis, rúcula, espinafre, dentre outros. A vitamina A auxilia na manutenção e integridade das células da nossa pele. Já as vitaminas do complexo B, auxiliam na regulagem das glândulas sebáceas, o que irá deixar sua pele menos oleosa, tornando-a mais sedosa. São encontradas principalmente em grãos integrais, leite e derivados, carnes magras, entre outros.
A vitamina C é encontrada principalmente em frutas cítricas como: acerola, morango, laranja, tangeria, abacaxi, goiaba, dentre outras. A vitamina C tem como principal beneficio ajudar na cicatrização da pele. É também antioxidante (auxilia para a prevenção do envelhecimento da pele). O Zinco é facilmente encontrado em: aves, peixes, frutos do mar, leite, dentre outros. Seu principal beneficio é ajudar a combater os radicas livres, devida a ação aumentada de enzimas, ajudando na renovação das células.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!