terça-feira, 31 de julho de 2012

Leite humano e leite de vaca


Muitas mamães acabam não entendendo como seu bebê pode ter alergia ao leite, alimento este que levará a criança saudavelmente pelo menos até o seu sexto mês. Na verdade mamães, tenham calma, a alergia na verdade não é exatamente ao leite materno, e sim à proteína encontrada principalmente no leite de vaca. Um bebê que é alérgico à proteína do leite de vaca e que está exclusivamente sendo amamentado pelo leite materno pode mesmo assim apresentar sintomas de alergia a proteína do leite de vaca se a mãe alimentar-se de leite de vaca e seus derivados. Este tipo de alergia ocorre em 2 a 5% das crianças, normalmente essa alergia inicia-se após o desmame. Com o tempo normalmente o sistema imunológico desenvolve tolerância â proteína do leite. Até o fim do primeiro ano, 50% das crianças não apresentam mais a alergia, 75% das crianças até os dois anos, 90% das crianças até os três anos. Crianças que ficam por mais de três anos de vida com alergia, tem a tendência de permanecer com a alergia por mais tempo. As principais causas da alergia a proteína do leite são de origem genética, no caso de ter histórico na família há mais uma tendência a ter alergia. É muito perigoso uma falta de acompanhamento médico quanto à introdução de alimentos alergênicos a alimentação do bebê, pois se introduzido muito cedo o sistema digestivo da criança não está preparado para receber esses alimentos. Os bebês têm o sistema imunológico muito dependente aos anticorpos do leite da mãe. A amamentação exclusiva até o seis meses de vida da criança prepara o sistema digestivo para receber outros tipos de alimento, essa introdução acima de tudo tem que ser feita aos poucos, pois é o período em que amadurece o sistema digestivo. Os variados sintomas atrapalham o diagnostico, e por isso a alergia é tão difícil de ser detectada precocemente. No geral, reações no sistema gastrointestinal como cólicas, vômitos e diarréia, além de sintomas na pele como vermelhidão e coceira. No sistema respiratório, espirro, tosse e nariz escorrendo. Irritabilidade, infecções de ouvido, choque anafilático são bastante comuns. Outro fator que atrapalha o diagnostico é que os sintomas tanto podem ocorrer logo após a ingestão, quanto varias horas após a ingestão. No caso, quanto mais rápido for a reação, mais fácil de fechar o diagnostico. O tratamento da alergia é basicamente retirar a alimentação da proteína causadora da alergia da alimentação da criança.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Alergia no rosto o que fazer


Quem nunca sentiu aquela vontade se dar uma boa coçadinha? Coceira (ou prurido) é a sensação que naquele momento de coceira incessante mais gera um alivio instantâneo. É muito comum que as pessoas pensem em algum momento daquela coceira incessante que aquilo pode ser uma alergia. Há diversas explicações quando a pele coça diversas causas quando alguma parte do corpo coça com freqüência, não necessariamente é uma alergia. Há estudos que revelam inclusive que a questão psicológica pode pesar muito quando se tratando de coceira e alergia. A alergia é um tanto comum na pele, tanto podem ser relacionados à predisposição individual, tanto pelo número de produtos que são utilizados todos os dias. Há vários indícios de alergias, a pele pode ficar com facilidade de escamar, caroços avermelhados e coceira. A alergia pode acontecer independentemente do produto a ser utilizado, pode ser causada de forma que não necessariamente o produto seja de má qualidade. Produtos com muito álcool, por exemplo, podem irritar a pele, causando desconforto, ressecamento e inflamação. Alimentos também podem causar alergias, peixe, ovos, grãos, chocolate e principalmente aqueles que possuem quantidades de corantes e produtos químicos. Medicamentos também podem causar alergias, principalmente antiinflamatórios, antibióticos e analgésicos. As reações alérgicas podem ser diferenciadas, desde urticárias, bolhas, descamação, feridas, vermelhões, dermatite atópica, eczema de contato, reação a calor, reação ao frio, reação ao suor (principalmente no rosto). É extremamente importante que se lembre que há inúmeras condições para que se crie uma alergia ou até mesmo prurido. Muitos sintomas que não tratados principalmente em idosos podem ocasionar uma alergia, especialmente no rosto através do ressecamento da pele. Veja doenças que podem provocar prurido, além das que ocasionalmente podem se formar no rosto: - Doenças do fígado: podem acabar provocando certo acumulo de sais biliares e provocar uma coceira incomoda; - Diabetes; - Doenças; - Fatores hormonais: gravidez, menstruação; - Doenças endócrinas - Infecções: viroses como a catapora, escabiose, ambas provocam muita coceira; - Intoxicação por álcool ou cocaína.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Alergia do sol como tratar


Às vezes é bom sabor como tratar a pele depois de um dia de sol. A alergia é a reação da pele que se expõe ao sol. As pessoas brancas ou ruivas têm mais chances de ter alergias ao sol. As alergias aparecem em forma de bolhas pequenas ou até em forme de manchas avermelhadas que na maioria das vezes causam coceira. A alergia pode ser ocasionada pela transpiração. As glândulas sudoríparas precisam respirar, porém os poros estão entupidos por causa da gordura, poluição entre outros, e é por isso que rebentam para dentro da pele e por isso causam aquelas bolhas. A reação alérgica acontece em pessoas que tem pele sensível. Às vezes porque usaram algum produto químico que acaba deixando a pele mais sensível. Pessoas que tomam medicamentos como antibióticos acabam deixando a pele e pele mais sensível. A melhor opção é prevenir fazendo exposição moderada e gradual nos primeiros dias e sempre manter a pele limpa e usar protetor solar, além de se expor ao sol somente nos horários em que o sol está mais fraco. No tratamento da alergia, o auto controle ajudam bastante, o ideal é não coçar e passar bastante água fria. Escaldões ocorrem quando a pele fica exposta muito tempo à luz do sol, ou até exposto a raios ultravioletas. A queimadura do sol só aparece depois de seis a quarenta e oito horas depois da exposição ao sol, bem ao contrario da queimadura normal. Só sentimos a dor da queimadura muito tempo depois porque não é o calor do sol que queima e sim a luz. A queimadura sol desencadeia tonturas, desidratação, bolhas, dor intensa, descamação, febre e algumas noites em claro por causa das dores. Para tratar as queimaduras do sol e as alergias do sol podem ser aplicadas nas regiões lesionadas algodão embebido do liquido que resulta da aveia de molho. Essa pratica essa receita e ainda não necessita de banhos de aveia. A pele precisa de cuidados especiais, pois é o maior órgão do corpo. A pele protege todos os nossos órgãos e por isso é que ela precisa estar livre de alergias e queimaduras. O sol é o principal agressor e provoca diversos tipos de reações cutâneas na pele. São diversas a manifestações que o sol provoca na pele e as mais freqüentes são urticaria e erupção polimorfa. As reações alérgicas aparecem minutos depois da exposição ao sol e podem demorar muito tempo para tratar.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Gripe alérgica como tratar


Problemas respiratórios apresentam sintomas parecidos. Esses sintomas fazem as pessoas pensar que são causados pelo mesmo fator. A gripe, alergia e resfriado apresentam diferenças. Saber a diferença dessas doenças facilita o tratamento e cura. A gripe é causada por vírus e se torna mais comum durante o outono e o inverno. Quando a gripe não é tratada pode se tornar um problema mais grave e evoluir para quadros mais graves e sérios. Os principais sintomas da gripe são coriza, febre, dores no corpo, dores de cabeça, dor de garganta, tosse entre outros sintomas. Através da indicação da medicação correta é possível amenizar os sintomas. Se a doença for diagnosticada logo nas primeiras horas é possível aliviar os sintomas. O resfriado não apresenta os mesmos sintomas da gripe, ao contrario do que muitas pessoas pensam. Não existe um vírus especifico que possa acarretar essa doença. Diversos microorganismos que causam os resfriados. Os sintomas do resfriado são basicamente os mesmos da gripe, porém com menos intensidade e não apresenta febre alta, apenas um estado febril. O tratamento mais indicado é fazer o uso de antitérmicos para aliviar os sintomas e repouso. A alergia é um problema crônico, bem ao contrario do resfriado e da gripe. A alergia causa espirros contínuos, coriza, sinusite, tosse e outros sintomas. Para evitar a alergia é necessário verificar o que provoca a alergia no individuo. O mofo, pelos de animais ou poeira podem causar alergias. O médico deve indicar o antialérgico ideal. Nariz entupido sempre pode ser um sintoma de rinite alérgica, que é o resultado exagerado do sistema imunológico em contato com partículas que causam ameaça para a saúde. Pelos de animais, polens e ácaros são partículas que causam rinite alérgica. A conseqüência disso é a inflamação do revestimento das vias respiratórias. Os sintomas são desconfortáveis como nariz escorrendo, congestão nasal, espirros e muita coceira. Quem tem rinite alérgica respira a maior parte do tempo pela boca. A rinite alérgica é hereditária, os filhos herdam dos pais. Prevenir a rinite é fundamental. Mantenha o ambiente arejado, limpo e livre de mofo. Retire do ambiente tapetes, cortinas e bichos de pelúcias que acumulam poeira. Travesseiros e o colchão podem ser revestidos com capas antialérgicas. A gripe pode desencadear os sintomas de rinite alérgica. A rinite deve ser tratada por um alergologista.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Como tratar o estresse


Os dias atuais revelam que doenças psicológicas são as vilãs dentre os principais problemas que agem muitas vezes silenciosamente. Não no caso do estresse, mas outras doenças como depressão, ansiedade, etc. A rapidez que a tecnologia nos impõe em muitos casos faz com que tudo seja rápido e dinâmico, faz parecer que às 24 horas do dia não são suficientes para conseguirmos resolver tudo que devíamos. As pessoas estão sendo pressionadas a todo instante, seja no trabalho, escola, no transito ou em casa. O Stress virou rotina na vida das pessoas, na rotina profissional principalmente. Estudos realizados apontam que as profissões que mais sofrem com o stress são: policiais, seguranças privados, controladores de vôo, monitores de ônibus urbanos, executivos, trabalhadores da área da saúde, profissionais de atendimento ao publico e jornalistas. Segundo os estudos não necessariamente somente o trabalho é o culpado por cerca de 50% da população sofrer com o stress, problemas emocionais e pessoais acaba acarretando nessa situação e até mesmo contribuindo para doenças bem conhecidas inclusive pela população brasileira. Que tem um numero crescente de casos de doenças psicológicas como surtos psicóticos, síndromes maníacas, transtorno bipolar, depressão, dentre outras. Esse tipo de doença se destaca tanto hoje em dia justamente por estar ligadas as pressões sofridas no dia a dia, são problemas financeiros, problemas familiares, etc. É possível evitar o estresse e este tipo de doença que é ligada a este grande vilão. Muitos especialistas afirmam que se deve tomar cuidado para não tomar pequenos problemas em grandes problemas, além de organizar melhor a vida para que não seja vítima do stress e acabar prejudicando sua saúde. Em muitos casos, quando são vistos os primeiros sintomas, já se está verdadeiramente doente, com algum tipo de problema psicológico. A solução para estes problemas é simples: mudar os hábitos. Deitar mais cedo, dormir mais, fumar e beber menos, ter uma alimentação mais equilibrada, socializar-se mais com as pessoas, fazer coisas que anteriormente não fazia. É tão bom poder tirar umas férias em determinado período do ano, juntar a família e fazer programas diferenciados. Praticar esportes regularmente é muito bom, assim como de vez enquanto uma massagem especializada, uma yoga ou meditação. Muitos especialistas afirmam que deve-se conversar com uma pessoa neutra e preparada tecnicamente para ajudar a reorganizar melhor seus pensamentos e administrar seus problemas.

domingo, 8 de julho de 2012

Dicas para melhorar a memória


Hoje em dia com a correria é comum que você ande esquecendo as coisas, números de telefone, nomes de pessoas, onde coloca os objetos, etc. Muitas pessoas com este problema acabam associando esse problema de memória a idade e questões genéticas, mas nem sempre essa é a verdadeira explicação. Em muitos casos, o tipo de vida que as pessoas levam acaba influenciando no funcionamento do cérebro, seja ele para melhor ou pior. As células de corpo de modo geral necessitam de um fornecimento constante de oxigênio e nutrientes para se manter ativas e sua funcionalidade correta, isso inclui as células cerebrais. Por isso, um coração saudável contribui para um cérebro saudável. Veja uma lista de dicas para você mudar essa realidade e deixar o cérebro nos trinques: - Mantenha a pressão arterial e o seu colesterol em níveis saudáveis. É desta forma que as coisas funcionam, especialmente neste caso. Uma saúde boa, no geral contribui para a memória. Como dito, um coração saudável auxilia para um cérebro saudável; - Durma o suficiente. O indicado para um bom descanso é dormir em torno de oito horas. Estudos revelam que a privação do sono pode acabar interferindo na memória; - Para diversos problemas de saúde, é indicado a pratica de esportes regularmente. Neste caso também auxilia, ter uma atividade física regular diminui o risco de demência e Alzheimer para aproximadamente a metade. O recomendado é no mínimo, trinta minutos por dia; - Acostume-se a desafiar seu cérebro, mantenha sua mente ativa, com treinos de raciocínio rápido, além de coisas que você tenha que usar a cabeça; - Muito importante: não fume. O tabaco aumenta o risco de doenças cardíacas, além de criar a possibilidade de diminuir o fluxo sanguíneo par ao cérebro, o que pode causar danos graves; - Não seja uma pessoa que convive diariamente com o estresse. Ele não lhe faz bem, e você deve evitá-lo ao máximo, para isso, procure formas de desestressar à vida; - Não passe em branco seu café da manha, quando você começa o dia sem comer direito, seu cérebro acaba não conseguindo reagir a isso instantaneamente, pois quando ele está ativo, ele consome calorias. O café da manha na realidade é um tipo de combustível para que você consiga sair usando a caixola logo cedo da manha, principalmente após ficar a noite toda em jejum; - A alimentação é muito relacionada à memória, inclua peixes em sua alimentação, o peixe possui baixíssimo teor de gorduras saturadas e é fonte rica de ácidos graxos e Omega 3. Tome cuidado com a sua alimentação.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Quais são as doenças mais frequentes do inverno


O inverno infelizmente é a época mais propicia para acarretar problemas a nossa saúde, principalmente no sistema respiratório que por estar diretamente ligado ao ar externo é um dos que mais sofrem com as diferenças climáticas dessa estação tão fria. Os meses de junho, julho e agosto formam o período mais critico e complicado para quem sofre com doenças respiratórias crônicas ou não, e para quem é mais propenso a ter essas doenças. Quando as temperaturas começam a baixar, o nariz começa a escorrer todo mundo começa a se perguntar, mas quais são as doenças mais frequentes do inverno? Para sanar essa dúvida tão comum aqui vai a resposta com o nome das doenças que acometem o ser humano mais comumente. As doenças que mais se manifestam no inverno são as mais comuns que estão presentes em pelo menos 80% da população como: Sinusite, Rinite, Bronquite, Pneumonia, asma, Gripe, resfriado. Essas doenças se manifestam com mais força devido às mudanças climáticas muito bruscas que deixam o sistema imunológico mais frágil dificultando assim a ação do corpo contra os vírus e as bactérias que desencadeiam estes surtos de doença. Por isso quando o vento gelado começar a se manifestar, quando um espirro aparecer, previna-se logo para não sofrer tanto com o frio e aproveitar mais essa estação que apesar de tudo é gostosa.

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.