terça-feira, 8 de maio de 2012

Os alimentos que mais engordam

É engraçado como tantas coisas nos levam a comer, pois veja bem, são festas e mais festas, se formos pensar bem, há no ano inteiro praticamente uma data festiva por mês, algumas delas como sinônimo de comilança em família, outras nem tanto, mas a grande verdade é que todas elas resultam em um domingo de churrasco e fartura na mesa. Bom, para evitar os quilinhos a mais que vem junto com uma farta comilança mensal, além daqueles fins de semana frios que tendem a quitutes bem gostosos e calóricos, você deve primeiramente priorizar a boa alimentação. Veja uma pequena lista de pratos que normalmente fazem o pessoal largar da dieta e atacar sem dó: - Petiscos e churrasco: biscoitinhos, bolinhos fritos, costelinha de porco, miúdos de frango assado além de outros pequenos petisquinhos calóricos podem fazer você largar a dieta. O mais importante caso você realmente ama esses alimentos, é equilibrar e manerar. Coma um pratinho de salada antes de servir os acompanhamentos; - Embutidos: Salsichas, salsichões, mortadela e outros embutidos são altamente calóricos, exclua esses alimentos da sua dieta diária. Esses alimentos são uma bomba, principalmente quando servidos com acompanhamentos gordos, como molhos exagerados, batatas, aipim, etc. O ideal é que você faça sua alimentação em pequenas porções, limitar a quantidade de bebida e caso queira tomar aquela cervejinha de vez em quando, alterne entre bebidas alcoólicas e sem álcool; - Sopas: Tome cuidado com o aspecto light daquela velha sopinha, na verdade o que faz a sopa se tornar altamente calórica são os ingredientes, portanto, não exagere! Procure não fazer aqueles cremes, como sopa de creme de batata, este tipo de acompanhamento costuma ser muito calórico pela grande quantidade de farinha. No geral, prefira sopas feitas à base de vegetais, nada de cremes; Bebidas: tome cuidado com milk-shake, coquetel de frutas, chocolate quente. Estes são uma forma fácil e rápida de ingerir um horror de calorias. Um copo pequeno de milk-shake, por exemplo, pode lhe render 190 calorias, isso sem o chantilly extra; Frutas cristalizadas: fuja. A recomendação é simples. Um exemplo bastante interessante é a maça caramelizada, possui 500 calorias prontas para ser ingeridas no seu rico corpo. Macarrão de forno com queijo: é com certeza um prato delicioso, porém, nada delicioso são as calorias que ele possui, uma pequena quantia pode lhe render mais de 400 calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.