domingo, 12 de janeiro de 2014

Os erros mais comuns de quem tenta parar de fumar sozinho


1- Não se preparar para deixar o cigarro
2- Fazer mal uso dos adesivos, chicletes de nicotina e cigarro eletrônico
3- Desistir nas primeiras dificuldades
1- Não se preparar para deixar o cigarro
Planejamento é importante para muitas coisas, até para deixar o cigarro. Muitos fumantes acordam e falam: “hoje vou deixar de fumar”. A pessoa se empenha para conseguir ficar sem fumar e faz um enorme esforço para se manter longe do cigarro. Mas aí vem a irritação, a ansiedade, o nervosismo, até que não tem jeito. Então ela precisa fumar para se sentir melhor.
Existem estratégias para largar o cigarro de uma forma mais eficaz. A escolha de um método para parar de fumar, que pode ser abrupto ou gradual, é sem dúvida um passo muito importante nesse processo. Após a escolha da maneira para deixar o cigarro é importante também se planejar com relação à tão temida síndrome de abstinência.
Algumas medicações podem aliviar os sintomas (ansiedade, irritação, insônia, inquietação, dores de cabeça, constipação, entre outros) e é necessário consultar um médico para melhor orientação desses remédios. Porém, além da dependência física, que pode ser tratada com medicamentos, o cigarro também causa outros dois tipos de dependência: a de hábito e a psicológica, que também devem ser tratadas e abordadas no tratamento para deixar de fumar.
2- Fazer mal uso dos adesivos, chicletes de nicotina e cigarro eletrônico
O fumante, quando pensa em parar, fica tão preocupado com os sintomas da abstinência, que procura logo um adesivo ou chiclete de nicotina. Não que isso seja ruim, mas o mal uso desses medicamentos podem causar mal-estar, enjoo e até intoxicação por nicotina. Outro equívoco é pensar que o cigarro eletrônico vai substituir o cigarro comum e que isso ajudará a largar o vício.
Durante o tratamento são passadas as informações necessárias de como utilizar corretamente os adesivos. Cada fumante precisará de uma dosagem específica, que varia de acordo com o número de cigarros fumados por dia. Outra informação importante é sobre o uso do chiclete de nicotina, que não deve ser mastigado, pois o objetivo não é fazer com que a nicotina vá para o estômago, mas sim que ela seja absorvida pela mucosa da boca. Quanto aos cigarros eletrônicos, não há comprovações de que eles auxiliam a parar de fumar. O interessante seria substituir o cigarro por novos hábitos e aprender a lidar com as situações, estressantes ou não, de outras formas.
3- Desistir nas primeiras dificuldades
Muitos fumantes afirmam que desejam parar, mas ao mesmo tempo dizem que não conseguem, pois acabam desistindo depois de um período. Sentir dúvida, medo e insegurança é muito comum, mas é importante entender que qualquer processo de mudança exige persistência, foco e superação.
Parar de fumar não é fácil, mas está longe de ser impossível. Com um tratamento especializado, que engloba medicação e psicoterapia, a pessoa se sente mais confiante e disposta a enfrentar as dificuldades e os medos envolvidos no processo de mudança. É importante lembrar que as dependências de hábito e psicológica podem ser tranquilamente tratadas ao longo do processo. As dicas para as mudanças de hábito são fundamentais para lidar com o dia-a-dia. Por exemplo: reduzir a quantidade de café, beber bastante água, escovar os dentes logo após o almoço, mascar chicletes… Já em relação à parte emocional, são abordadas questões sobre como aprender a lidar com as situações da vida (estresse, ansiedade, festas…) de forma diferente, sem precisar do cigarro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.