A goiaba é uma fruta com muitas qualidades:
- deliciosa: seu sabor é marcante.
- saudável: fonte de fibras, vitaminas e minerais, mais fitoquímicos antioxidantes.
- versátil: ao natural como sobremesa de baixa caloria ou como um lanche a qualquer hora. Ela também acompanha o pão em forma de geleia ou o queijo na goiabada, o famoso Romeu e Julieta, um par perfeito.
Alimento funcional
A goiaba é muito rica em vitamina C com 230 mg por unidade (para efeito de comparação uma laranja contém 55 mg de vitamina C), e tem mais potássio do que a banana (420 mg contra 360 mg). Além disso, ela é fonte importante de licopeno, um carotenoide que ajuda na prevenção de câncer de mama e próstata, e tem ação antioxidante e anti-inflamatória.
Goiaba emagrece?
Na sua polpa e sementes a goiaba carrega uma grande quantidade de fibra solúvel e insolúvel, cinco gramas por unidade, o que confere saciedade e uma ação laxante natural. Ela ajuda a formar fezes consistentes e acelera o transito intestinal, e isto ajuda na perda de peso e na manutenção da saúde. E ainda tem mais, ela contém um baixo índice glicêmico e não faz pico de insulina, o que também contribui para detonar os quilinhos extras.
Goiaba “prende”?
Muitos acham que a goiaba “prende”. Esta confusão é devido ao fato de que o chá das folhas da goiabeira tem ação antidiarreica, sendo indicado no tratamento do intestino solto (diarreia). A fruta goiaba não prende o intestino, e sim melhora a sua função.
Quanto comer?
Porção: uma unidade ou um copo de suco de goiaba, três a quatro vezes por semana.
Procure alternar com outras frutas: abacaxi, ameixa, kiwi, laranja, maçã, mamão, maracujá, mirtilo, morango, nectarina, pera, pêssego, tangerina, uva. Consuma de preferência as frutas da estação frescas, mas a opção congelada (polpa) também vale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário