Dicas e Recursos da dentista Dra. Jennifer SalzerMuito prazer. Sou a Dra. Jennifer Salzer, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, e com consultório particular em Manhattan. As férias estão chegando e sabemos muito bem o que vem com elas – muito sorriso em toda parte, mas também muita bala, sorvete... enfim, muito doce. A cárie é a doença crônica infantil mais comum e por isso é muito importante ensinar às crianças desde cedo a manter uma boa saúde bucal, principalmente durante as férias e datas associadas ao consumo de doces, como é o caso do dia das Bruxas e da Páscoa. As crianças passam por diferentes fases durante a infância, cada qual com necessidades específicas no que se refere à saúde bucal, e os pais devem incentivar os bons hábitos desde que os filhos são pequenos. Vou dar a seguir orientações e dicas para conservar o bom estado de saúde bucal em todos os estágios do desenvolvimento da criança.Dicas para higiene bucal - 1º Estágio (4 a 24 meses)• Para evitar a formação de placa, que é uma massinha branca cheia de bactérias que se deposita nos dentes e provoca cárie, os pais devem começar a limpar regularmente a gengiva do bebê recém-nascido com um paninho úmido depois de todas as mamadas (no peito ou na mamadeira).• Quando aparece o primeiro dentinho, os pais devem escová-lo durante dois minutos duas vezes ao dia com uma escova de dentes infantil de cerdas bem macias e cabeça emborrachada, e com uma quantidade mínima de pasta de dente sem flúor. o A escova Oral-B 1º Estágio possui cerdas próprias para bebê e cabeça larga, para massagear a gengiva de forma bem suave. • Os pais devem perguntar ao pediatra quando devem levar o filho ao dentista, mas a regra geral é: “Primeira consulta no primeiro aniversário.” Depois, a cada seis meses, para acompanhamento do desenvolvimento dos dentes. Dicas para higiene bucal - 2º Estágio (2 a 4 anos)
Dicas para higiene bucal - 3º Estágio (5 a 7 anos)• A partir dos 5 anos começam a nascer os dentes molares permanentes da criança e é importante o uso da escova e pasta de dente com flúor.o A escova Oral-B 3º Estágio é própria para escovar esses molares permanentes e para as áreas mais sensíveis dos dentes de leite que caíram. Suas cerdas têm formato côncavo que envolve cada dente, com um grupo de cerdas mais compridas na extremidade (“Power Tip”) que alcança facilmente as laterais e a parte de trás dos dentes do fundo. o A partir dos 5 anos começam a nascer os dentes molares permanentes da criança e é importante o uso da escova e pasta de dente com flúor. o A escova Oral-B 3º Estágio é própria para escovar esses molares permanentes e para as áreas mais sensíveis de dentes de leite que caíram. Suas cerdas têm formato côncavo que envolve cada dente, com um grupo de cerdas mais compridas na extremidade (“Power Tip”) que alcança facilmente as laterais e a parte de trás dos dentes do fundo. Dicas para higiene bucal - 4º Estágio (acima de 8 anos)• Crianças a partir dos oito anos de idade usam pasta de dente com flúor e escova projetada para uma mistura complexa de tamanhos de dentes – permanentes e de leite.• A escova Oral-B 4º Estágio alia cerdas cruzadas, para limpeza, cerdas massageadoras para os espaços sem dente e extremidade com cerdas mais alongadas (Power Tip) para alcançar e limpar os dentes de trás. |
sábado, 27 de junho de 2015
Como Manter a Saúde Bucal de Seus Filhos em Cada Estágio: Dicas e Orientações da Dra. Salzer
quarta-feira, 10 de junho de 2015
Pasta de Dente com Flúor: Treinamento de Força para os Dentes
Ela fortalece o esmalte e evita a deterioração do dente, além de reconstituir dentes que sofreram algum tipo de descalcificação mais leve (primeiro estágio da decomposição da superfície do dente). A água encanada em geral também contém flúor, mas muitos estudos científicos que vêm sendo realizados há muitas décadas mostram que o flúor na pasta de dente é mais eficaz, e que escovar os dentes regularmente com pasta fluoretada melhora o padrão de saúde da boca.
Uma coisa que devemos ter em mente: por melhor que seja o sabor da pasta de dente, não a engula. Nenhum tipo de pasta de dente, com flúor ou não, foi feito para ser engolido. Se a criança com dentes em formação (até mais ou menos os 8 anos de idade) engolir toda hora pasta com flúor, poderá desenvolver um distúrbio chamado fluorose, fruto do excesso de flúor, que acaba provocando o aparecimento de manchas brancas nos dentes, que com o tempo vão ficando escuras. É por isso que muitos dentistas recomendam que crianças com menos de 6 anos não usem pasta com flúor, ou que, se usarem, sejam supervisionadas por um adulto para não engolirem a pasta. Por esse motivo, todos os produtos que contêm flúor – pasta de dente e antissépticos – devem ser guardados fora do alcance das crianças. Crianças mais velhas, adolescentes e adultos cujos dentes já estão plenamente formados não correm risco de ter fluorose.
Procure sempre comprar pasta com flúor que tenha sido aprovada pela Associação Americana de Odontologia ou de marca consagrada, como é o caso da Crest. Fora isso, existe um amplo leque de sabores e tipos de pasta de dente (em creme ou gel), sendo que algumas oferecem outros benefícios, como o clareamento dos dentes e o controle do tártaro. E para quem quer também um hálito mais refrescante, existem os dentifrícios em gel com flúor.
A importância dos alimentos saudáveis
A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!